Entenda melhor as oportunidades que a China aproveita ao redor do mundo. Nada sobra para o Brasil. A china prefere a África e o sudeste da Ásia.

O editor conversou esta tarde por e-mail com o empresário gaúcho Winston Ling, que trabalha e mora na China há muitos anos, mas que visita o RS com muita frequência.

. A ideia era saber o que acontece com a economia chinesa e quais as oportunidades que se abrem para o Brasil e o RS.

. Eis o resumo da ópera, segundo Winston:

1)  Em 2014 pela primeira vez os investimentos dos chineses para fora da China são maiores do que os investimentos de estrangeiros para dentro da China;

2) Os investimentos chineses nos USA e Europa são predominantemente privados, de pessoas físicas e jurídicas. As pessoas físicas estão comprando bastante imóveis. As pessoas jurídicas estão comprando joias: MARCAS famosas e empresas que possam ajudar a alavancar a internacionalização de seus negócios.

3) As estatais chinesas também estão comprando muitos negócios europeus.

4) A Europa está’ quebrada e vendendo ativos. A China e’ a grande compradora, e grande parte dos investimentos chineses são privados. Muitos empreendedores chineses estão se mudando para a Europa, para estar mais perto das oportunidades de negócios.

5) Na África e na América Latina, os investimentos são predominantemente estatais, com o governo chinês se posicionando estrategicamente para aumentar sua esfera de influência, com objetivo primordial de garantir e diversificar sua fonte de fornecimento de commodities alimentícios e de minerais.

6) A indústria leve, que deu início à guinada da China em direção ao capitalismo, no início da década de 80, hoje migrou para o sudeste asiático e está’ INVADINDO a África. Na África está’ ocorrendo um verdadeiro início de revolução industrial, com a chegada da indústria leve chinesa (tudo investimento privado). Obs.: o Brasil perdeu uma grande oportunidade em atrair este tipo de indústria dos chineses, devido a legislação trabalhista.

7) Para os chineses da iniciativa privada, o Brasil oferece ZERO de oportunidades de negócios, devido ao ambiente hostil aos negócios, ambiente legal instável, legislação trabalhista inflexível e alto grau de taxação.

8) Esta’ errado ideologizar o investimento externo chinês. Por exemplo: os investimentos chineses na indústria leve na África, estão levando o capitalismo para a África. Está ocorrendo uma verdadeira revolução capitalista na África neste momento, e a maioria do MUNDO não está’ vendo isso por que a África, para o mundo, é irrelevante. Mas daqui a alguns anos, todos ouvirão falar da revolução que (já’) “ACONTECEU”. E quem dera se isso tivesse acontecido no Brasil.

OFERTA ESPECIAL PARA SUA EMPRESA:
SERVIDOR DE REDE HP PROLIANT ML310E-G8
INTEL XEON 4 CORE E3-1220 | 8 GB ECC | 02 X HD 1 TB | RAID | TORRE
DE R$ 3.755,00 POR R$ 3.379,00
CLIQUE AQUI PARA VER DETALHES E MAIS OFERTAS
GETMAX HARDWARE E SOFTWARE CORPORATIVO

22 comentários:

Anônimo disse...

É a fila anda e nos (Brasil) sempre perdendo oportunidades por termos governantes sem visao e planejamento de futuro, o preco vai ser muito caro, oremos !

Anônimo disse...

ninguém quer saber do bananão dos petistas...

Anônimo disse...

e sobre nosso estado ele não disse nada? com pessoas tipo ele, que só querem ganhar e se preocupam com quanto os outros estão ganhando as custas dele, que nosso estadinho ficou para trás...

Anônimo disse...

E nós querendo ser comunas cubanos!

Anônimo disse...

China, a futura dona do mundo !

Anônimo disse...

Ora, no Brasil não se consegue
planejar e manter funcionando nem uma lojinha 1,99 vai querer se meter de pato a ganso com os chineses? Isso que a lojinha foi aberta por uma economista mais renomada do Brasil.

Anônimo disse...

Não sou tão otimista com relação a China que só é exuberante em suas grandes cidades e paupérrima no interior! Além disso, Europa quebrada digamos que está longe de ser uma realidade! Pura bobagem!

Anônimo disse...

Não vou ser politicamente correto - é melhor para os brasileiros que os chineses fiquem longe daqui.

O Brasil tem que se modernizar, se abrir para o mundo e se aproximar de quem tem dinheiro e tecnologia, isto é, norte-americanos e europeus.

Chega de terceiro mundo!! E é isto que a nova China é => um terceiro mundo repaginado por europeus e norte-americanos.

A China é uma ficção criada pelos ocidentais. No dia em que ela fizer fora do penico, quem domina o mundo vai enquadrá-la rapidinho.

Sds

Anônimo disse...

Polibio. Todos os meus comentarios sobre o processo de sabotagem que vem ocorrendo no Brasil visam exatamente alavancar a expansao chinesa na Economia Mundial em detrimento do progresso da Nacao mais rica e ao mesmo tempo mais idiota do mundo que e' o Brasil. O PCC Chines, que deu dinheiro pro Lula fundar o PT, atraves do Kadafi. 50 milhoes.(Esta na Internet), vem financiando a corrupcao e os governos corruptos da America Latina e da Africa para adquirirem a precos baixos vastas extencoes de terra e empresas falidas. Este e' o NOVO CAPITALISMO CHINES. So nao ve quem nao quer.

Anônimo disse...

Tive contato com chineses não área de automação industrial, no que trabalho, e eles não se conformam com a carga tributária e com o custo operacional de uma empresa. Um afirmou que se fosse na China haveria uma revolução. Pagar 28% de imposto numa telefonada? Um monte de impostos ridiculos e assim por diante. Como disse uma vez Charles Cooper: o melhor lugar para se colocar uma empresa é um navio...
Eng. Joel Robinson

Anônimo disse...

Esse governo que o Brasil tem não sabe fazer negócios,essa palavra não existe no dicionários da esquerda caviar.O que eles fazem são sacos de bondades para outros países depois negociarem com China,EUA,Europa entre outros,ou seja,o Brasil investe,planta, e os outros colhem.Um exemplo clássico será os investimentos na Venezuela e em Cuba onde China e EUA estão nesses países respectivamente chegando para usufruirem.

Anônimo disse...

Aqui com esta CLT, é os inúmeros direitos obtidos à partir de constituição de 1988, muito em breve teremos uma norma ou uma lei promulgada afirmando que trabalhar no Brasil faz mal a saúde.
Aqui se analisado no detalhe nem o Diabo iria montar uma indústria e ou investir.

Flávio Dutra disse...

O Winston é um verdadeiro embaixador do RS/Brasil na China, especialmente em Xangai. Grande figura e grande profissional.

Anônimo disse...

Quero ver até onde vai esse fôlego chines. Controlar um país com mão de ferro é uma coisa e viver em uma democracia é outra completamente diferente. A China caminha para um colapso se não fizer reformas urgentíssimas no setor financeiro. E o custo de mão de obra e impostos na China estão subindo vertiginosamente. fora o passivo social enorme de quase 1 bilhão de pessoas alijadas do processo de crescimento dos últimos 30 anos.

Anônimo disse...

muito cuidado ao se elogiar o "desenvolvimento" da China...

não ha muito o que se invejar, nem mesmo copiar...

a brasileirada não aguentaria uma semana de trabalho em muitas das condições a que são submetidos muitos trabalhadores chineses...

o negocio vai à galope por la porque não ha democracia...

tudo é resolvido de cima para baixo, o que faz com que tudo seja planejado milimetricamente e executado rapidamente...

a FIFA já viu "vantagens" em fazer eventos em países assim...

tanto que elogiou a Russia porque la tudo era "tratado com apenas uma pessoa" e por isso era tudo resolvido mais rapidamente...

aparentemente a FIFA não é muito chegada à democracia e a discussão de ideias e tomadas de decisões em conjunto...

o negocio deles era falar logo com o "chefe"...

alias, nos já experimentamos essa coisa de ter um "Chefe" resolvendo tudo através da sua unanimidade politica e populista...

o resultado esta ai nos mensalões e petrolões da vida...

Anônimo disse...

E o pt ainda chupa o pau dos chineses.

Não só dos chineses, dos venezuelanos, dos bolivianos, dos cubanos, dos iranianos, dos africanos....

São homoafetivos ou pu...

Anônimo disse...

No Brasil sempre houve o custo Brasil, e que agora com o governo petralha ficou acrescido com o custo corrupção: Custo Brasil + Custo petralha = Falta de investimentos internacinais
E enquanto isso, e a fábrica chinesa de caminhões do petralha Tarso? Sai ou não sai? Ou foi só mais uma jogada eleitoreira para enganar idiotas?

Biriva do Cerro do Tigre disse...

A China sofre com a falta de mão-de-obra, e hoje se socorre de vietnamitas e malaios e tem gente manifestando a sua ignorância. Hoje o salário mínimo chinês chegou aos 900 reais e todo chines economiza 10% do salário, para sua aposentadoria. Lá não tem aposentado pelo estado tipo INSS, quem quiser que faça a sua previdencia ao longo do tempo.
Em tempo os 5 maiores bancos, 3 são chineses, sendo o primeiro maior que o PIB do Brasil, Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) , o 2º China Construction Bank,3ºbanco JP Morgan, 4º Bank of America e 5ºBank of China. Com um poupança de 4 trilhões há dinheiro para investir em todo mundo.

Anônimo disse...

Somos governados por "barnabés".. uma raça de gente preguiçosa, egoís-ta e invejosa.... altos salários e pouco trabalho... Na China o objeti-vo das pessoas é serem empresários no Brasil é serem barnabés....ou seja o Brasil não tem futuro ..

Anônimo disse...

ORA! Nossos ideais de País sempre foi em cima do direito, a advogacia a grande industria brasileira.

NÃO há como atender empreendimentos em detrimento a atividade dos advogados.

O BRASIL sempre foi dos advogados, caso fosse dos engenheiros já muito tempo o panorama seria outro.Houve a tentativa com D.PEDRO II mas a partir dos militares e de civis como Getulio, empreendedor passou a ser escravo do sistema.

Para amenizar a consciência pesada das lideranças politicas e militares, estes criam estatais.





ricardo k s disse...

E a Índia também pega carona com uma nova iniciativa: http://www.makeinindia.com/ : ioga, turismo, automóveis, TI, têxteis, ... + de 3 milhões de likes no face em poucas semanas de início: https://www.facebook.com/makeinindiaofficial,

Anônimo disse...

País "chinelo" é isso aí! Mais um exemplo de que não temos capacidade administrativa para o aporte de capitais com investimento de longo prazo. Infelizmente isso não vai mudar!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/