A partir de janeiro de 2016, veículos novos terão placas no padrão Mercosul. Saiba como é isto.

Os veículos novos terão modelo brasileiro de placas veiculares no padrão Mercosul a partir de janeiro de 2016. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, apresentou nesta quinta-feira o novo modelo aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução 510 (Link da Resolução: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5102014.pdf) , publicada no Diário Oficial da União. “Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos. A grande vantagem das mudanças é para o cidadão”, disse Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança. 

A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.

No Brasil foi adotado o modelo que terá uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.  No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o Brasão do Município de registro do veiculo.

Atualmente, as placas de identificação veicular são produzidas livremente e sem qualquer controle na sua forma semiacabada. Depois, são vendidas para pequenas e médias empresas credenciadas pelos Detran’s que estampam e pintam a numeração alfanumérica. As placas semiacabadas do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas pelo Denatran. Estas empresas, integradas ao Denatran, serão responsáveis por controlar sistemicamente o uso de cada chapa. 

12 comentários:

Anônimo disse...

De novo!!! Trocar as placas dos milhões de veículos que circulam importa em que percentual a arrecadação de impostos no Brasil dos ladrões?

Isso já virou um "mercadinho" de consumo.

Isso é uma forma de arrecadação. Só falta estabelecer o imposto diário pelo AR que respiramos!

Anônimo disse...

Ufa! Até que enfim inventaram uma placa super moderna que com alta tecnologia agregada irá evitar o roubo de veículos aqui na América Latrina, e valerá a pena pagar o custo que certamente será bem maior! Eu sugiro que coloquem escrito na placa em baixo: "CUIDADO, ESSA PLACA POSSUI UMA TIRA HOLOGRÁFICA".

Anônimo disse...

Mais ou menos o que aconteceu com a Europa,é a globalização chegando aos poucos.

Anônimo disse...

Políbio,

Devem ser escolhidas as mesmas empresas que produzem as provas(vazadas) do ENEM.

JulioK

Emmanuel disse...

Com a devida vênia, eu gostaria de saber quem é que vai ganhar com esse negócio de placas novas; porque longe vai o tempo em que se acreditava que "tudo era para melhorar isso e aquilo". Sempre que há uma mudança generalizada, ou coisa assim, alguém ligado ao governo está ganhando. Remember ... os malsinados estojos de primeiros socorros, que caíram em desuso.

Anônimo disse...

Que grande negociata essa mudança de placas. Qual a necessidade em mudar as placas e integrar ao Mercosul que nem está funcionando.Com essa mudança não vai haver mais clonagem de placa, que disse isso, ou acham que os artistas não conseguem fazer uma arte muito melhor do que a original!!!!Grande negociata....é só multiplicar a quantidade de veículos, incluindo agora as máquinas agrícolas, e multiplicar pelo valor do par de placar...é uma fortuna...quem é que está ganhando com isso....alguma empresa do ramo e mais alguns "vivos"....pobre povo.

Luiz Vargas disse...

"As placas semiacabadas do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas pelo Denatran. Estas empresas, integradas ao Denatran, serão responsáveis por controlar sistemicamente o uso de cada chapa".
"A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela)".
1º - Nota-se que no "grupo" só tem país bolivariano;
2º - Parece que um certo bando já garimpou uma nova maneira de continuar enchendo os cofres bandoleiros.O PercenTual continuará nos três Por cenTo?
3º - Dá para sentir um leve cheiro de novo PeTrolão, só que no caso possivelmente no nome será Placão.

Anônimo disse...

Pois é anonimo das 00:06, emplacou o "Placão"!

Anônimo disse...

é um milagre que a placa não leve a cor vermelha sangue dos comunistas bolivarianos...

ja que nao da para imitar a Europa na qualidade de vida de suas cidades, imitamos as placas de carro mesmo...

já é um começo, né?

falta agora só 99,9% para ficarmos igual à zoropa...

Anônimo disse...

Isto provavelmente "exigirá" um cadastro Mercosuliano (para começar) e, depois, de toda a América Latrina. O cidadão está cadastrado inúmeras e repetidas vezes. Para que? Para ser cada vez mais controlado e cerceado em sua liberdade. Nestepaís só se criam novas leis e regras para contornar problemas que vão surgindo. Por que não são atacadas as causas ???

Anônimo disse...

Como diz acima o colega Luiz Vargas:

1º - Nota-se que no "grupo" só tem país bolivariano;

Traduzindo: só país chinelão.....

Anônimo disse...

Como diz acima o colega Luiz Vargas:

1º - Nota-se que no "grupo" só tem país bolivariano;

Traduzindo: só país chinelão.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/