Opinião do editor - A única solução para acabar com a corrupção na Petrobrás é desprivatizá-la

A "Folhas" deste domingo diz que os funcionários da estatal escondem o crachá ao sair por temer hostilidade nas ruas. O jornal transcreve um diálogo que comprova isto. Leia:
Funcionário (dirigindo-se ao motorista de táxi): Toca para a Petrobrás.
Motorista do táxi - Você estás roubando lá também ?".
CLIQUE AQUI para saber mais.


Ao contrário do que defende Marcus Coester no artigo a seguir sobre a Petrobrás, os problemas da estatal não estão centrados na escolha das pessoas, mas na sua condição de estatal apropriada inteiramente pelos interesses privados dos seus empregados.

. Os empregados da Petrobrás impuseram todos os diretores, garrotearam os Conselhos de Administração e Fiscal, dominaram o controlador (os contribuintes, via governo federal) e locupletaram-se de tal forma que seus melhores e mais altos quadros diretivos acabaram flagrados em plena corrupção e enfiados na cadeia.

. O fato dos empregados da estatal manifestarem silêncio obsequioso diante do Petrolão é apenas demonstração de que são coniventes com o que acontece.

. Em menor ou maior proporção, algo semelhante acontece até mesmo em estatais menores, como CEEE e Ceasa, RS, ou Eletrobrás.

. A única solução para a Petrobrás é a sua imediata desprivatização.

15 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo, Políbio!

Estatais só são "do povo" nos discursos demagógicos e na hora de pagar os prejuízos.

No mais, elas são propriedade das corporações de funcionários e dos políticos que as controlam.

Anônimo disse...

A jogada é "desentocar a bugrada",
não tem porque a empresa ser do "governo" só para roubar, a
indiada está MURCHA, cúmplice de
tudo, levando o dela, e o resto que se "exploda". Privatizada dará um absurdo de impostos como
a Vale do Rio Doce, hoje na PETROBRASé só rombo e rombo para o gáudio dos ladrões, mamadores e outros tantos desclassificados.
Neste governo, como dizia aquela musiquinha:dinheiro na mão é vendaval...

Anônimo disse...

A palavra povo no Brasil mudou de significado, perdeu o sentido.Se é de todo mundo , no Brasil termina sendo dos governantes com direito a saque.O melhor seria vendê-la e os novos donos proibir a entrada de brasileiros principalmente do governo!....

Anônimo disse...

A palavra povo no Brasil mudou de significado, perdeu o sentido.Se é de todo mundo , no Brasil termina sendo dos governantes com direito a saque.O melhor seria vendê-la e os novos donos proibir a entrada de brasileiros principalmente do governo!....

Anônimo disse...

Concordo plenamente, assim teremos petróleo mais barato, menos cabidões de empregos para vagabundos ideologizados e abrirá a concorrência como já ocorreu com os telefoens. Antes só ricos compravam telefones, agora qualquer pessoa ganhando até salário mínimo pode ter o seu! Esta é a maior prova que o estado só deve agir em saúde, segurança pública, educação e fiscalizar obras de infraestrutura, nunca fazê-las diretamente senão os espertalhões de plantão e de partidos políticos jogarão seus imundos tentáculos!

Anônimo disse...

sem duvida...

o sindicato que representa a turma da petrolada está que é um tumulo...

e eram tao ativos e "aparecidos" na era-FHC...

o que houve, o gato comeu a língua da turma?

Anônimo disse...

TEM QUE ENTREGAR A PETROBRAS PARA A INICIATIVA PRIVADA.
O BRASIL NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRÁ-LA.

Anônimo disse...

Desculpe, mas não concordo e alem do mais tem que investigar os Sindicatos dos Petroleiros, todos filiados a CUT, braço do PT. Eles se calam?Por que? Tão metidos na sacanagem também?
Não creio em bruxas, mas que tem, tem...
Tem é que fazer uma limpa e mudar o estatuto e publicar os licitações, nada mais.

Eng. Joel Robinson

Surfista Prateado. disse...

É o discurso TROUXA daqueles que querem que ela continue pública para poderem roubar quando for a sua vez de mandar nela. PRIVATIZAR JÁ A PETROBRÁS. O problema dela é que é PÚBLICA. PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ! PRIVATIZE JÁ!

Anônimo disse...

Que "saudades" do Banco Meridional, da Caixa Estadual, da Aços Finos Piratini, da CORLAC, e da AGASA.

Chego a chorar de felicidade !!

Anônimo disse...

A solução é privatizar. Chega de getulismo. O Brasil é atrasado e continuará assim. Passei dos quarenta. Não tenho tempo para ilusões.

Anônimo disse...

Mais uma vez se comprova: o "governo" não sabe administrar. Adivinhem quem acaba pagando a conta?

Anônimo disse...

Os políticos como o PDT, PT, essa esquerda incompetente, diz que as empresas estatais são PATRIMÔNIO DO POVO. Alguém consegue imaginar essas estatais pertencendo ao povo...??? isso foi invenção do Brizola e o povo desinformado acreditou. AS ESTATAIS SÃO PATTRIMÔNIO DOS POLÍTICOS E DOS FUNCIONÁRIOS.

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 15:50 NÃO CONCORDO COM VC. SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA É O QUE O ESTADO MENOS ENTENDE, NEM ISSO DEVERIA FICAR NA MÃO DELES, TEMOS QUE PAGAR ESCOLAS PARTICULARES, PLANOS DE SAÚDE E CONTRATAR GUARDA DA ESQUINA.

Anônimo disse...

O ANONIMO DAS 21:36 DEVE TER mamado muito nas referidas estatais!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/