Safra de trigo gaúcho apresenta quebra forte. Produção será menor do que a do Paraná.

Após um início de safra prejudicado pelo excesso de chuva, com atraso na semeadura e difícil estabelecimento da cultura, na reta final de desenvolvimento o trigo gaúcho volta a ser prejudicado pelo clima. Em pleno florescimento, no mês de setembro, as precipitações afetaram a maioria das lavouras do Rio Grande do Sul. Os dias quentes e úmidos favoreceram o surgimento de manchas foliares, oídio e doenças de espiga, como giberela e brusone, sendo esta mais comum em regiões quentes do Paraná.

. De acordo com a coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, muitos produtores se queixam da alta do custo de produção causado pelo aumento no número de aplicações de fungicidas. “Este acréscimo de investimento não está sendo viável, já que o cereal está desvalorizado”, acrescenta a pesquisadora. Segundo ela, nem mesmo o preço mínimo estipulado pelo governo (R$ 28,67, a saca de 60 kg) está sendo praticado no mercado.

Ao contrário de 2013, quando a safra de trigo gaúcha superou a paranaense, neste ano, as estimativas apontam que a produção do Paraná deve ser maior que a do Rio Grande do Sul. No sudoeste, os produtores estão em plena colheita, privilegiados pelo tempo seco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto mais para esquerda,mais perto do abismo.Vejam o caso da Venezuela,Hugo Chaves expropriou mais de 4 milhões de equitares de quem produzia e deu para quem não produz,tudo em nome do bolivarianismo.Hoje a Venezuela importa mais de 70% de alimentos,pior está sem dinheiro para pagá-los.Vejam diariamente notícias dos Jornais da Venezuela.Só entrar no Google e solicitar "Jornais da Venezuela".Verdade dói mas tem que ser dita.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/