Queda na economia impedirá cumprimento da meta do superavit primário deste asno no Brasil

Diante da desaceleração da economia neste ano, o Brasil não vai conseguir cumprir a meta de superavit primário (a economia dos gastos públicos para o pagamento dos juros da dívida), diz um relatório publicado nesta quarta-feira pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o relatório "Monitor Fiscal", o superavit primário em 2014 será de 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto), abaixo da meta de 1,9% estabelecida pelo governo. O FMI diz que o resultado se deve "ao ritmo de atividade econômica no ano menor do que o esperado".

. Na terça-feira, em outro relatório, o FMI rebaixou sua projeção de crescimento para a economia brasileira neste ano de 1,3% para 0,3%.

. Apesar de o governo manter a meta de superavit primário em 1,9% neste ano, os analistas de mercado brasileiro já vem apostando em resultado menor. Segundo o mais recente Boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo Banco Central, a previsão é de que o indicador feche em 1%.

. Para 2015, o FMI prevê que a economia brasileira deverá ter desempenho um pouco melhor, com avanço de 1,4%, e o superávit primário será de 2%. Em 2016, a projeção é de superavit primário de 2,5%.

. O FMI projeta que a o deficit nominal brasileiro fique em 3,9% do PIB neste ano e recue para 3,1% em 2015.


. Para a dívida pública a projeção é de 65,8% do PIB neste ano, abaixo da previsão anterior, de abril, que era de 66,7%. No ano que vem, deve ficar em 65,6%.

- O relatório, divulgado durante a reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington, reúne projeções sobre as contas públicas de diversos países.

2 comentários:

Cesar Antonio disse...

Políbio, o erro gráfico na verdade foi um acerto em cima do Ministro da Fazenda Guido Mantega, pois ele é um verdadeiro ASNO.

Mordaz disse...

Mantega virou o PIB em pó!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/