O PT perdeu tudo em São Leopoldo, RS: prefeito, deputado estadual e deputado federal.

Depois de alguns anos de domínio do cenário político de São Leopoldo, o PT segue uma crescente perda de espaços. Perdeu a prefeitura em 2012 e agora fica sem representação na Assembleia e na Câmara Federal. 

A razão da queda vertiginosa do espaço PT pode ser um bom prato para análise. 

A QUEDA, PASSO-A-PASSO
ELEIÇÕES 2012
O PT perdeu a continuidade do governo municipal de São Leopoldo. Após dois mandatos, Ary Vanazzi não fez o então deputado Ronaldo Zulke como sucessor. Venceu Aníbal Moacir, do PSDB.
O destaque de 2012 foi a operação Cosa Nostra, da Polícia Federal e Ministério Público, investigando a administração Vanazzi por uma série de denúncias de irregularidades e desvios. O processo gerou muito desgaste e está na Justiça.
ELEIÇÕES 2014
Ana Affonso, ex-vice-prefeita do governo Ary Vanazzi, sua cunhada, buscou reeleição para deputada estadual, mas obteve só 16.686 votos, ficando na 12ª suplência do partido.
Foi uma queda de 57% dos votos em relação à primeira eleição de 2010, quando fez 38.525 votos.
Nestor Schwertner, vereador e um dos líderes do partido, também buscou uma vaga na Assembleia mas só obteve só 13.813 votos, ficando na 15ª suplência no partido.
Ronaldo Zulke não conseguiu se reeleger deputado federal, ficando na primeira suplência com 93.926 votos. Em2010 fez 100.082 votos, representando agora uma queda de 6%.
Alexandre Roso, do PSC (da base petista, ex-vice-prefeito do governo Vanazzi) igualmente perdeu sua cadeira. Fez 19.206 votos, ficando na terceira suplência, com 32% a menos de votos que em 2010, quando recebeu 28.236 votos.

Nesta segunda-feira, 100 rótulos diferentes um do outro, globais, do que há de melhor em chopes e cervejas artesanais.
5 anos 1o lugar em Veja, no gênero.
Cartas, cardápios, serviços:
www.biermasrkt.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

o povo que nao precisa de caraminguá publico simplesmente detesta o PeTê...



Anônimo disse...

Caro Políbio, a próxima cidade que vai varrer o PT será Novo Hamburgo. A cidade esta um caos. Até agora nada doa licitação para os ônibus e para a coleta de lixo nada. O entorno do Metrô uma vergonha. Sinaleira quebradas, calçadas esburacadas, sujeira por tudo. Claro o maior culpado é o eleitor que botou um prefeito que não é daqui e este colocou seus asseclas nas secretarias. Como disse o Magri: eles "não são administradores mas estão na prefeitura".
Joel Robinson
Novo Hamburgo

Anônimo disse...

O caos e o horror que eles deixaram na Prefeitura de São Leopoldo para o Moacir (PSDB) é um aperitivo pras cobras e lagartos que Aécio e cia. vão achar no Governo Federal!!

Anônimo disse...

O PT liquidou c/ São Leopoldo.A cidade foi parar na boca do Lixo e, ainda, devastada pela bandidagem que corria solta.Agora, sem os petistas as coisas estão se enquadrando dentro de uma normalidade.

Anônimo disse...

E perdemos alguma coisa com estes derrotados nas urnas??!
Ganhamos todos - e muito !!
Pobres dos municípios com o PT na Prefeitura.
Vão ter que encostar toda essa turma!!!

Anônimo disse...

O Vanazzi deixou só escândalo em São Leopoldo.
E como prêmio principal virou o coordenador da campanha do Tarso!!

Anônimo disse...

agora os mineiros escolheram o mesmo caminho...

o da lapidação do estado...

a mineirada pensa que vai sair ilesa de quatro longos anos de um governo petista...

mal sabem o que lhes aguarda...

Anônimo disse...

Mesmo assim, os hamburguenses lobotomizados pelo jornaleco NH ( que só serve pra fazer fogo de churrasco ), elegeram pra deputado o tarcísio zimmerman.

Depois de 8 anos no poder, o PT mostra em NH o que é capaz de fazer em qualquer lugar: transformar uma cidade rica e próspera em um grotão emporcalhado e sem segurança pública, com ruas esburacadas e tráfico de drogas.

Aos hamburguenses: boicotem o lixo do jornal NH, pois são como a ZH, não querem o bem da cidade e tampouco do RS, querem mesmo é gasto com propaganda estatal.

Alberto/NH disse...

Mas em Novo Hamburgo, com tantos rolos, mesmo assim votam no PT.

H. Romeu Pinto disse...

Políbio! Fazendo uma análise rápida do mapa do RS, pós primeiro turno, verifica-se que ocorreu fato semelhante em âmbito nacional, onde nos estados mais pobres e menos desenvolvidos a candidata do continuísmo venceu. Aqui no RS o candidato do continuísmo venceu em quase todas as cidades da fronteira oeste, justamente cidades menos desenvolvidas e mais pobres. Conclusão: O Bolsa família pesa muito na hora do voto.

Anônimo disse...


É COMO DISSE NA TRIBUNA, ALGUNS ANOS ATRÁS, UM CERTO VEREADOR DO PP, AQUI EM POA:

POR ONDE ELES PASSAM - O PT -, O PRÓXIMO Q ASSUMIR O SEU LUGAR, TERÁ Q SER UM RESTAURADOR COM PÓS GRADUAÇÃO, PQ SÓ RESTA RUÍNAS, É COMO ERVA DANINHA, SE NÃO TERMINAR COM ELA NO INICIO, A LAVOURA TÁ PERDIDA.


Anônimo disse...

Não é só bolsa família. É também o sonho de virar funcionário público. Nenhum partido tira tanto proveito desse Brazilian dream quanto o PT. Na Serra, onde as pessoas são mais empreendedoras, a vida dos políticos esquerdistas não é tão fácil.

Anônimo disse...


PARABENS AO POVO DE SÃO LÉO. ESTOU FELIZ POR TOMAREM ESTA DESCISÃO. SOU PORTO ALEGRENSE, MAS TENHO PARENTES AÍ, E PARTICIPO DOS FESTEJOS DAÍ, QDO OS PARENTES ME COMUNICAM.
MIL VEZES PARABENS À ESTE POVO ORDEIRO E VERDADEIROS TRABALHADOR, QUE FIZERAM CRESCER ESTE MUNICÍPIO. POIS CONHEÇO PERTO DE 50 ANOS, COMPRAVA CALÇADOS P/REVENDER DE PORTA-EM-PORTA.
F E L I C I D A D E S E U M G R A N D E A B R A Ç O A T O D O S.

Anônimo disse...



GRANDE DESEMPREGO À VISTA.

A CECESADA (CCs) DOS PETRALHAS, VÃO TER Q ACHAR BOQUINHAS NOS MUNICIPIOS ONDE OS PETRALHAS CONSEGUIRAM ENGANAR O POVO.
VAI SER UMA AVALANCHE DE CRIAÇÃO DE CCs NESTES MUNICIPIOS DOS PETRALHAS, COMO ELES FIZERAM QDO ASSUMIRAM SÃO LÉO OU N.HAMBURGO.
(172 CCs, UM DELES ERA VEREADOR DE POA, Q NÃO HAVIA SIDO ELEITO.
TÔ MAIS POR DENTRO Q PAVIO DE VELA?

Anônimo disse...

Sr. Alberto, em NH fala muito alto o SINDICALISMO.

Em NH levará um pouco mais de tempo para quebrarem a prefeitura. NH tem mais dinheiro e os hamburguenses exigem mais da prefeitura, cobram mais.

ANDERSON LUÍS SCHMIDT disse...

O PT NÃO É UM PARTIDO, MAS SIM UMA QUADRILHA MUITO BEM ORGANIZADA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/