Atividade industrial gaúcha recuou 6,7% em agosto (sobre agosto de 2013).

Medida pelo Índice de Desempenho Industrial, a atividade fabril do RS registrou alta de 2,1% em agosto, quando comparada com o mês anterior, mas deixou clara uma retração de 6,7% sobre igual mês do ano passado.

. O índice de comparação correto é mês atual contra mês do ano anterior.

. Ainda assim, o número de agosto sobre o mês anterior é alentador, porque ele se segue a outro bom desempenho, o de julho (0,7%).

. Os dois índices não conseguiram superar o péssimo número de junho, que foi de menos 4,5%.

. Mais uma vez o presidente da Fiergs soube identificar as razões do mau desempenho industrial gaúcho, que acompanha igual cenário nacional, mas Heitor Muller de novo foi incapaz de deixar claro que a retração deve-se ao esgotamento do atual modelo econômico, cuja reforma também não foi exigida e nem desenhada.

. A Fiergs enumerou alguns dos problemas: estoques excessivos, baixo nível de investimentos e crise na Argentina, mas não deixou claro que todos estes entraves decorrem da falta de demanda, decorrente da retração do mercado interno e das baixas exportações, tudo isto consequência de uma política econômica que já deu o que tinha que dar.


. No acumulado dos oito meses do ano, a atividade industrial gaúcha recuou 4,2% na comparação com o mesmo período de 2013.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/