Opinião - Só a preguiça pública explica a degradação irrecuperável da zona central de Porto Alegre

O editor costuma ter enorme dificuldade para concordar com as opiniões da editora de Política do jornal Zero Hora, mas deta vez a jornalista Rosane Oliveira está coberta de razão ao fustigar de modo devastador a situação de degradação da zona mais central de Porto Alegre. Não é possível imaginar como é que o prefeito José Fortunati convive com lixo acumulado até na quadra da esquina democrática, calçadas esburadas e desalinhadas, piso irregular e imundo da rua da Praia, sujeira por todos os poros, lixeiras desbotadas e imundas, falta de iluminação, pontos de ônibus desleixados, praças mal cuidadas e região despoliciada. Afinal de contas, o prefeito mora na Praça da Matriz. O caso não pode ser apenas de preguiça, mas parece mais de incompetência atávica. Leia a nota de Rosane:

Com lixo pelas ruas, obras inacabadas, calçadas deterioradas, paredes e muros repletos de pichações e mendigos dormindo nas praças. É assim, sem maquiagem, que os turistas que vierem assistir aos jogos da Copa encontrarão Porto Alegre. Não há tempo nem dinheiro para deixar a cidade com a cara de quem está pronta para receber visitas. E não se consegue mudar do dia para a noite os hábitos de uma população acostumada a jogar lixo no chão ou nos arroios, apesar de estar em vigor a lei que pune os infratores com multa.

O vice-prefeito Sebastião Melo foi muito sincero, ontem, numa entrevista ao Gaúcha Atualidade. Disse o que a prefeitura está fazendo, mas não tentou tapar o sol com a peneira ao falar dos problemas. Reconheceu que Porto Alegre tem mais de mil adultos vivendo nas ruas e que não há como obrigar essas pessoas a irem para os abrigos.

– Não vamos esconder os mendigos durante a Copa – garantiu Melo.

Uma das áreas mais movimentadas da Capital, a Rua da Praia, será vista pelos visitantes do jeito que está, com o calçadão cheio de remendos. A Associação de Bancos doou para a prefeitura um projeto de revitalização, como compensação pelos estragos provocados pelo peso dos carros-fortes que circulam pelo Centro, mas o governo não tem os R$ 5 milhões necessários para executar a obra. 

Não é apenas o reparo do calçadão que precisa ser feito, mas também a substituição de cabos e redes subterrâneas.

Apesar dos problemas estruturais e dos circunstanciais, Melo acredita que os turistas não irão se decepcionar. O vice-prefeito diz que a cidade está preparada para receber os visitantes e destaca a hospitalidade dos porto-alegrenses como um dos pontos positivos da Capital.

CLIQUE AQUI para ler outra queixa de Rosane, intitulada "Senti vergonha da minha cidade", no mesmo tom.

CLIQUE na imagem a seguir para ver e ouvir o comentário do editor, intitulado Há 30 anos fala-se em revitalizar o centro de Porto Alegre.

13 comentários:

Anônimo disse...

O problema não é o prefeito ser omisso ou a prefeitura não ter dinheiro pra fazer retoques cosméticos.

O problema é a falta de educação desse povo medíocre e sujo que infesta o RS, além da mediocridade dos políticos em não propor ISENÇÃO DE IMPOSTOS para os particulares que queiram embelezar seus passeios e fachadas.

Esperar o que de um povinho que só pensa em futebol e cujo maior jornal diário só mancheteia fofocas e inutilidades ...

Jose Manoel Vega Garcia disse...

O Fortunati creio eu deve estar morando no sitio no rincão em Novo Hamburgo a cidade esta deplorável a Assis Brasil no trecho entre o terminal triangulo e a Plínio Brasil Milano esta cheia de calombos e buracos parece a E(ESCADARIA)RS 118 a saída de Porto Alegre pela Edu Chaves esta igual a Protásio Alves idem de tanta vergonha arrumaram a Castelo Branco principal entrada de POA da lhe ALMOFADINHA.

Anônimo disse...


O nosso Centro Histórico fede a urina. A situação é caótica.

Bem na frente da Prefeitura, na marquise da Agência Central do BB, o fedor de murrinha e urina é insuportável, sem falar nas fezes de caninos na Duque, Riachuelo e F. Machado.

Alguma atitude tem que ser tomada.

Anônimo disse...

Me parece que a Rosane está exagerando e não anda muito pelo centro, porque, eu não sou de Porto Alegre mas quando estive lá pelo centro duas vezes há uma e duas semanas, não notei essa sujeira toda, e olha que eu necessitei matar o tempo e andei por muitas ruas do centro, rua da praia, praça da Alfândega, mercado público, Borges de Medeiros, Otávio Rocha, Santa Casa, etc. Só queria fazer esse registro.

Anônimo disse...

É simples de explicar - a figura é socialista por natureza e ex-petista de coração.

Essa gente não trabalha, não sabe fazer nada. Elles só pensam no "resgate da dívida social, no novo mundo possível", e em encher os próprios bolsos.

Sds

Anônimo disse...

concordo com o anonimo das 17:19


e função da rosane é a mesma do bloco dos pelados.

derrrubar o Fortunati, deve ser ordens do Tarso pra manter o cargo de cc do marido dela.

Marcelo disse...

ou pior anônimo das 17:14

onde a principal editora politica só mancheteia desastres pra nossa cidade.

Anônimo disse...

O material de obras e entulhos na Jose Montaury é vergonhoso, está a meses depositado naquela via e a PM nada faz.

Anonimato disse...

Um dos piores prefeitos de Porto Alegre nos últimos tempos... Chega a ser pior no cuidado da cidade que os do PT...
Uma vergonha...

Anônimo disse...

O Centro de Porto Alegre es´ta um lixo por falta d einiciativa e incompetência da Prefeitura e parceiros que insistem em obrinhas e reforminhas pontuais, acham q está "melhorando" e não fazem uma estratégia pra valer pra mudar a região.O viaduto da Borges é a cara disso, é um lixo!!!!!E o Mercado Público meio incendiado?? PIor que isso só as faixas de pano BEIRA RIO STADIUM!
PQP é de dar vergonha mesmo!! E a iniciativa privada..acha isso bonito?? Não faz nada????

Anônimo disse...

Sou portoalegrense e moro ja a bastante longe...Cada vez que volto a POA fico triste pelo abando da cidade. Mas nao culpa somente da Prefeitura, tem um povo mal educado e que nao ajuda a cuidar da cidade.

Anônimo disse...

O povo está cada vez mais "chinelizado": não tem educação - aquela que vem de casa-, na Escola, cada vez mais deficiente. Não podemos esperar por coisa melhor, mesmo!

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANONIMO DAS 17:19, MAS NO TEMPO DO POETA A CIDADE ERA MAIS LIMPA, HOJE O DMLU ESTÁ TRANSFORMADO EM CCs DIRETORES DE MAÇANETA, A UNICA LIMPEZA QUE CONHECEM É DE SUA SALA, OUTRO DIA TIVE QUE IR NA DLC E POR MUITA SORTE FALEI COM DIRETOR SOBRE DESLEIXO QUE SE ENCONTRAVA MEU BAIRRO, TEL PARA LÁ E NÃO SABIAM NEM QUE HAVIA CAPINA MUITO MENOS QUANDO SERIA FEITO.
O DIRETOR MUITO EDUCADO FICOU DE DAR RETORNO ATÉ HOJE AGUARDO SENTADO.
A PRIMEIRA COISA QUE ESTES CARAS DEVERIAM SABER ANTES DE ASSUMIR UM CARGO, É QUE O CONTRIBUINTE ESTÁ PAGANDO SEUS VENCIMENTOS E PORTANTO MERECE O MAIOR RESPEITO.


EDUARDO MENEZES

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/