Nova greve paralisa parcialmente serviços de ônibus em Porto Alegre

A paralisação começou de manhã cedo nas garagens da VTC, bloqueada ilegalmente por meia dúzia de ativistas, a maioria dos quais nem eram de trabalhadores, conforme se vê na foto ao lado. A VTC pediu intervenção da Brigada, já que está de posse de interdito proibitório. A Brigada negou-se a garantir os direitos da empresa. Os incidentes agravaram-se durante o primeiro momento da manhã e mais de 220 ônibus e pelo menos 42 linhas deixam de circular na manhã desta sexta-feira na Capital - cerca de 30 da Trevo e 12 da VTC. A exceção de Belém Velho e Lami, a maioria das linhas que operam na zona sul de Porto Alegre está fora de circulação devido a interdição das garagens das empresas Trevo e VTC.

. Esta nova paralisação tem conteúdo claramente político e se segue a greve prolongada de 15 dias que prejudicou seriamente a população e atingiu gravemente as atividades econômicas de Porto Alegre. 

. 80 mil pessoas utilizam as linhas afetadas, mas com o remanejo de ônibus da Carris, o impacto no número de prejudicados impacta cerca de 25 mil pessoas nos picos de movimento pela manhã, cerca de 30% do total.

. Para garantir a segurança no local, a Brigada Militar circula pelas empresas onde ocorre a concentração dos grevistas. Os manifestantes realizam reuniões em frente às empresas, para definir rumos da paralisação.


13 comentários:

Anônimo disse...

Bando de covardes. Nojo dessa gente desocupada.

Anônimo disse...

Porque o “apagão” da seca é alardeado e o “secarrão” de São Paulo é compreendido?

Fernando Brito

Não, o Tijolaço não virou site de meteorologia, nem se associou ao famoso Cacique Cobra Coral.

Mas mostra o que jornal nenhum mostra, enquanto publicam as mais desastrosas previsões sobre a crise nos reservatórios de produção de eletricidade: que está chovendo a cântaros, desde ontem, nas principais represas do país.

E os jornais trazem manchetes só na base do agouro sobre o “apagão”

Qualquer um que more no Sudeste do Brasil sabe que tivemos um janeiro-fevereiro de seca como dificilmente alguém terá visto em sua vida.

E, é claro, nenhum governo – petista, peemedebista ou tucano – tem ingerência sobre o clima.

Exceto, claro, o fantástico Aécio Neves, que promete até chuva se for eleito.

Mas é inacreditável como se exime o Governo Alckmin dos problemas de abastecimento de água em São Paulo – e a irresponsabilidade como tem sido conduzido o manejo das águas – enquanto se tenta crucificar o Governo Federal pela baixa – muito menor – dos reservatórios de água para a geração ode eletricidade.

Como o castigo costuma vir a cavalo – pena que em cima da população também – um potencial colapso na geração de energia está muito, muito mais distante do que a concreta perspectiva de falta de água generalizada em São Paulo.

Coisa pela qual a gente torce contra acontecer e tem de ser justo, não é apenas culpa de Alckmin. Embora, sim, possa ser colocado na conta dos tucanos o problema dos reservatórios, porque embora isso seja obra demorada, 20 anos de PSDB poderiam ter feito mais na questão do abastecimento. E o próprio Alckmin poderia ter antecipado as mudanças no manejo da água e em medidas de racionalização do consumo.

Vamos lá, para que a gente entenda como é que se pode, sem ser adivinho, dizer isso.

(...)

Anônimo disse...

E dá-lhe dedo do peremptório aí...

Anônimo disse...

OS VAGABUNDOS QUEREM RECEBER SEM TRABALHAR, AGORA É A HORA DAS EMPRESAS LIMPAREM SEUS QUADROS, INICIANDO POR ESTES GREVISTAS FORA DE ÉPOCA.
OS ANIMAIS NÃO PERCEBEM QUE AS EMPRESAS NÃO ARRECADARAM OU OS EMPRESÁRIOS VÃO FAZER EMPRÉSTIMOS PARA PAGAREM OS DIAS PARADOS.



EDUARDO MENEZES

Cap Caverna disse...

Em casa que não tem comando, vira a casa da mãe joana. O RS, era um Estado respeitado e respeitavel, mas depois que essa gentalha fascista, iludiu com falsas promessas os ignorantes eleitores, isso mesmo pq quem vota na PaTifaria só pode ser ignorante, estamos em uma decadência vertiginosa, principalmente decadência moral. Eu imagino como estão os comandantes da gloriosa BM sendo impedidos de baixar o cacete nestes comunistas debilóides que estão trancando as garagensa dos onibus! è bem provável que algum Cel tenha um enfarto agudo do miocardio, por ter de engolir ordens dessa lunático Atraso Genro.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:25 VC deve ser mais um vendedor de linhas,ele está tentando fazer mau agouro o que não irá acontecer.Em São Paulo único reservatório que está com problemas é o da Cantareira com 16%,Gurarapiranga está com 80% da capacidade e atende toda Zona Sul.O reservatório do Alto Tietê está dom 60% de capacidade e atende a Zona Lestea mais populosa de São Paulo.O reservatório de Alto Cotia está com 70% e atende toda Zona Oeste,Só para tirar o seu mau agouro,na Região da Cantareiran neste momento está chovendo aos cântaros e provavelmente irá subir a capacidade instalada.A Sabesp está construindo outro reservatório do Iguape na Região de São Lourenço da Serra que também será para prevenção.VC tem que se preocupar com os nordestinos que estão sofrendo com as secas e que as obras da Transposição do Rio São Francisco que deveriam estar protas em 2010 não tem prazo para terminar.

Anônimo disse...

Algumas coisas:
1 - Para o das 17:43, os reservatórios de São Paulo são do governo estadual Alckmin/PSBD. A décadas o sistema não é ampliado e a população cresceu muito, então vai faltar agua, a Globo já começa a dar explicações para proteger o PSDB.

2 - Estes 11 anos de PMDB/PDT destruíram Porto Alegre. A Cumplicidade da Prefeitura + ATP + Sindicatos é criminosa, quem paga a conta é a população.

3 - Os transportadores não tem moral nenhuma para demitir nenhum metroviário, são cúmplices, os patrões fecham os olhos paras as greves dos motoristas. Se os aumentos dos salários aumentam 4% no custo das passagens, a Prefeitura/EPTC concede aumento de 7%. Todo mundo fica feliz. Isto não seria uma organização criminosa?

Anônimo disse...

Cambada de vagabundos, querem receber sem trabalhar! Não assumem os riscos de uma greve, idiotas! São macaquinhos amestrados dos PilanTras do sindicato, agora que peçam para esses vigaristas pagarem os dias parados!

Anônimo disse...

E se faltar água em SP?

Como se temia entre os tucanos paulistas e se previa entre os técnicos, São Paulo vive o momento mais próximo de um racionamento de água; sistema Cantareira, que também abastece Campinas, desce ao menor nível histórico; chuvas esperadas para o Carnaval não chegaram; governador Geraldo Alckmin investe nos descontos nas contas de poupadores e em campanhas contra o desperdício; mas a questão para ele é: será o suficiente para evitar o fechamento das torneiras e o consequente desgaste político?; adversários Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Kassab (PSD) e Alexandre Padilha (PT) não têm motivos políticos para rezar a São Pedro por chuvas

Assim como a oposição à presidente Dilma Rousseff aposta na hipótese de racionamento de energia para tirar pontos dela nas pesquisas de intenção de votos, os adversários do governador Geraldo Alckmin em São Paulo não têm motivos políticos para desejar que a atual estiagem passe e afaste o risco de racionamento de água no maior Estado da Federação.

Há um consenso em torno da ideia de que a interrupção do abastecimento normal de água em São Paulo atingirá o prestígio de Alckmin, até aqui o favorito para vencer as eleições de outubro ao Palácio dos Bandeirantes. Candidato à reeleição, ele seria acusado de falta de planejamento.

Sem terem criado grandes fatos políticos até aqui, os pré-candidatos Paulo Skaf, do PMDB, Gilberto Kassab, do PSD, e Alexandre Padilha, do PT, também ainda não encaixaram um discurso oposicionista que faça efeito na queda de intenções de voto do governador. A seca nas torneiras viria a calhar.

O próprio Alckmin parece reconhecer esse risco, tanto que vai sustentando uma posição tecnicamente cada vez mais difícil. Contrário ao racionamento como forma de compensar o rebaixamento a níveis históricos nos reservatórios do sistema Cantareira, Alckmin acredita que as medidas de incentivo à economia de água entre a população vêm dando resultado.

- O incentivo nas contas de água tem dados os resultados esperados, disse o governador em entrevista na sexta-feira 7. Ele vai continuar apostando no bônus econômicos e nas campanhas educativas contra o desperdício para evitar tomar a medida considerada mais dura.

A previsão de técnicos de que São Paulo chegaria ao final do Carnaval no limite de sua capacidade de abastecimeto de água se confirmou. Sem a chegada de chuvas previstas para o período, o sistema Cantareira desceu na quinta-feira 6 ao seu nível histórico mais baixo, de 16%

- Racionar água é uma decisão que vai ter que ser tomada agora em março, não dá para adiar mais, diz o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos. "Já há pequenos cortes de abastecimento em cidades como Itú e Sorocaba, e a tendência é que isso se amplie".

Ninguém parece ter melhores motivos políticos do que Alckmin para pedir a São Pedro.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 20:52, VC É MAL INFORMADO OU MAL INTENCIONADO, SE QUER MENTIR PELO MENOS ESPERE O TEMPO PASSAR ASSIM A MEMORIA DO POVO TAMBÉM PASSA, ANTES DESTE INCOMPETENTES QUE ESTÁ AI A GOVERNAR POA OS OUTROS DO PT CAUSARAM UM ESTRAGO SEM TAMANHO NA CIDADE, UMA INTERVENÇÃO NAS EMPRESAS DE ONIBUS QUE FICAMOS PAGANDO POR MAIS DE 10 ANOS, METERAM A MÃO EM TUDO QUE PODIAM, DOU NOME E ME PROCESSEM TEVE UM DIRETOR DA DIVISÃO LIMPEZA E COLETA QUE ENTROU COM UMA CALÇA E UMA CAMISA VEIO DE SANTA MARIA, MAIS POBRE QUE RATO DE IGREJA, HOJE É UM GRANDE EMPRESÁRIO NA ÁREA DE LIMPEZA, TEVE OUTRO QUE AUXILIOU A CONFECÇÃO DE UMA PROVA DE ENGENHARIA, FEZ O CONCURSO NÃO PRECISA NEM DIZER, QUANDO SAÍRAM DA PREFEITURA NÃO HAVIA LÃMPADAS PARA TROCA, NÃO HAVIA ASFALTO PARA REMENDAR AS RUAS, NOS ÚLTIMOS 30 ANOS A CAPITAL FOI AMALDIÇOADA COM A DITA DEMOCRACIA, DO COLARES ATÉ HOJE SÓ MERDA.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

"Estes 11 anos" de PT/PMDB destruíram BRASIL.

Agora vem as 20:53 fazer campanha para culpar os outros do desgoverno PTRALHA.

Roubaram tanto, que deixaram o Estado de São Paulo na mão, para ele mesmo fazer os investimentos.

Ainda bem que PTISTAS/PTRALHAS na cadeia, pegos logo no inicio. E aqueles ainda hoje roubando, não pegos, mandando dinheiro pra Cuba, Panamá e Ilhas Caymann?

Os textos profissionais acima mostram o quanto continuam nos tirando!


Anônimo disse...

"Estes 11 anos" de PT/PMDB destruíram BRASIL.

Agora vem as 20:53 fazer campanha para culpar os outros do desgoverno PTRALHA.

Roubaram tanto, que deixaram o Estado de São Paulo na mão, para ele mesmo fazer os investimentos.

Ainda bem que PTISTAS/PTRALHAS na cadeia, pegos logo no inicio. E aqueles ainda hoje roubando, não pegos, mandando dinheiro pra Cuba, Panamá e Ilhas Caymann?

Os textos profissionais acima mostram o quanto continuam nos tirando!


Anônimo disse...

Em meados de 1963 havia inúmeras greves,nem bem acabava uma já faziam outra.Parece que a história está se repetindo.O Rio virou um lixo no carnaval,porta de entrada de turista no Brasil foi uma vergonha.Isso que fizeram não é atitude de brasileiros,estão destruindo a indústria do turismo do Brasil que gera milhões de emprego.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/