Fraude no Sindicato dos Bancários do RS pode ter lesado R$ 20 milhões de associados

A Polícia Civil cumpriu 11 mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (23) em Porto Alegre e em Alegrete, no Rio Grande do Sul, e em Linhares, no Espírito Santo, após descoberta e investigação de um esquema de fraude envolvendo ações coletivas do Sindicato dos Bancários (SindBancários), situado na capital gaúcha. Três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma, uma em Porto Alegre e duas em Alegrete. O delegado Daniel Medelski informou que foram feitos pedidos de prisão, mas o Judiciário entendeu que não seria necessário.Os fraudadores eram um ex-conselheiro e um ex-tesoureiro do sindicato, conforme aponta a investigação.Os policiais apreenderam 11 veículos, três armas - apreendidas nas casas onde foram cumpridos mandados de busca -, joias, e diversos documentos. Ainda segundo o delegado, foi realizado o bloqueio de bens de sete integrantes do esquema, incluindo os três presos, identificados pela polícia.

. Nenhum nome foi divulgado.

. A Polícia Civil entrou em cena por iniciativa do próprio SindBancários,quando este constatou que gente de dentro praticava a fraude, sob o comando do seu próprio tesoureiro. 

. Há pelo menos 30 anos o Sindicato dos Bancários é controlado por Partidos de esquerda, com ênfase para o PT.

. A Polícia não divulgou nomes. A fraude pode chegar a R$ 20 milhões. A Polícia não informou se fará investigações iguais em outros sindicatos. 

. "O SindBancários, como quase todos os sindicatos, entra com ações coletivas para cobranças. Nesse caso, documentos de pessoas ligadas ao sindicato que não ia buscar seus valores após ganhar alguma causa eram assinados por integrantes do esquema de fraude, que tomavam posse das quantias", contou Medelski.
O dinheiro era oriundo de alvarás judiciais concedidos em ações coletivas. 

. As investigações continuam. Por isso, a polícia acredita que os valores envolvidos na fraude podem até dobrar. O delegado pede que pessoas ligadas ao sindicato que lembrem de alguma quantia a retirar, de alguma ação antiga, procurem o SindBancários e a polícia.

. Os envolvidos no esquema podem ser enquadrados em apropriação indébita, falsidade ideológica, falsidade documental e lavagem de dinheiro.

12 comentários:

Anônimo disse...

Depois os idiotas querem fazer greve!

Anônimo disse...

Seguem os caminhos desbravados pelo sindicato dos bancarios de SP, que através do Bancoop detonou com a esperança de milhares de filiados por uma casa própria. Polícia neles (será que resolve?).

Anônimo disse...

Políbio,

Os "ratos" estão roubando o queijo uns dos outros???

PT explorando o trabalhador bancário??? rsrsrsrsrsrsrs

Chama o Raul Pont para explicar!!!

JulioK

Anônimo disse...

Sindicatos, sindicalistas, só sendo trouxa para acreditar nessa gente !

Anônimo disse...

Grande culpado e o Judiciário gaúcho que tem métodos de barrar estes saques e se mantem omisso ou conivente.

Anônimo disse...

Engraçado que, quando estão envolvidos os petralhas, os nomes dos envolvidos ficam ocultos...

Anônimo disse...

Modus operandi lembra o senergisul.

Anônimo disse...

Canalhices, corrupção, bandalheiras, roubo, falcatruas por todos os lados no Brasil. Onde vamos parar? Nosso país não merece isso. Viva o Brasil! Abaixo essa máfia toda de ladrões! Basta de canalhices, corrupção, bandalheiras, falcatruas!

Anônimo disse...

Não se preocupem, o partido quadrilha vai lhes dar abrigo e a maioria no STF permitirá os embargos infringentes. Tá tudo dominado.

Anônimo disse...

E o que é pior uma grande maioria migrou dos sindicatos para o Governo do PT.Será que é mera coincidência da quantidade de casos de corrupção no país?

Garivaldino Ferraz disse...

A não divulgação de nomes dos acusados teria alguma relação com filiação partidária? Essa é mais uma demonstração de que as polícias subordinadas ao Peremptório sempre agem de "forma republicana"?

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro "sindicalismo de resultados".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/