CNJ dá prazo para que TJE explique-se sobre saques descontrolados de Tarso sobre os depósitos judiciais no Estado

O ex-presidente do Tribunal de Contas e da Assembléia, João Luiz Vargas, falou com o editor nesta segunda-feira ao meio dia, comemorando a decisão do conselheiro Fabiano Silveira, do Conselho Nacional de Justiça, que intimou o Tribunal de Justiça do RS para apresentar esclarecimentos  sobre a transferência de recursos dos depósitos judiciais para o caixa único do Estado.

. O governador Tarso Genro sacou R$ 4,2 bilhões de uma só vez, este ano, tudo para cobrir despesas correntes decorrentes da desordem financeira que implantou no Estado. Em 2013, Tarso já garfeou R$ 4,5 bilhões dos depósitos judiciais.

. A OAB do RS teme que o governo aplique um calote na hora de devolver o dinheiro às partes que litigam em juízo e não haja recursos sequer para pagar os advogados.

. O TJE tem 15 dias para se explicar.

. Autor da ação, João Luiz Vargas também protocolou pedido de impeachment do governador, mas isto não prosperou pela oposição do presidente da Assembléia, Pedro Westphalen.

. Sobre os saques a descoberto no caixa único, a partir de dinheiro transferido dos depósitos judiciais, três ações diferentes contra Tarso Genro estão em andamento, mas uma delas já resultou em liminar que proíbe o governador de continuar sacando. Todas, inclusive esta, querem que Tarso devolva o dinheiro que pegou. Veja o que há:

-  Ação Popular na 3ª. Vara da Fazenda Pública, já com liminar concedida, proibindo a continuação de saques.
- Ação Popular ajuizada pelo ex-deputado João Luiz Vargas, que em termos faz o mesmo pedido.

- Ação direta de Inconstitucionalidade que será ajuizada pelo Conselho Federal da OAB, atendendo pedido da OAB do RS, tornando sem efeito a lei estadual de 2004 que permitiu os saques.

6 comentários:

Anônimo disse...

DEPOSITÁRIO INFIEL DÁ CADEIA!!!

SEM FIANÇA!!!

É A LEI!!!

Anônimo disse...

DAI OS JUÍZES VÃO JOGAR PROPOSITALMENTE AS SENTENÇAS PARA FRENTE PORQUE A JUSTIÇA NÃO TEM O DINHEIRO PARA PAGAR QUEM DE DIREITO.

POIS METERAM A MÃO GRANDE NOS DEPÓSITOS JUDICIAIS DO POVO!!!

Anônimo disse...

Esse governador sem vergonha deveria levar um impeachment no lombo para não ser esperto demais.

Anônimo disse...

Oposição covarde. Imagina se fosse para o lado deles,PT...o que não fariam.

Anônimo disse...

Tarso, se não for "dominado"em breve fará também CONFISCO" como fez nos depósitos judiciais. Cuidado com o peremptorio.

Anônimo disse...

O peremptório Tarso esta chegando como encontro com o destino dos facistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/