Entrevista, Luiz Pierry, PGQP - Qualidade depende de paciência, persistência, disciplina e humildade

Luiz Pierry, secretário Executivo do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade

Existe um ranking de qualidade por Países? Existe isto?
Sim, sim. Depende muito da área que se for comparar.

Que País é uma referência mundial?
Sem dúvida é o Japão. O Japão, nas décadas de 50 e 60, período pós-guerra, utilizou-se dos americanos que estavam lá dentro e começaram a qualificar do mesmo modo como fazemos aqui com o PGQP. Eles fizeram isto para reerguer sua economia.

E o Brasil, que lugar ocupa?
55° e perdendo posições.

Até que ponto a cultura de um País, de um Estado, facilita ou dificulta a implementação de uma visão de qualidade - de eficiência?
No caso do Japão, a gente fica se perguntando: como é que um povo com olhos tão pequeninos, conseguem enxergar tanto? Nós, como olhos tão grandes, não conseguimos enxergar tão pouco.

O que eles perseguem?
A perfeição e para isto usam muita disciplina para fazer as coisas. As palavras-chaves são paciência, persistência, disciplina e humildade. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio, na próxima entrevista com o Sr. Pierry, pergunta a ele onde está a qualidade quando o PGQP convenia com órgãos públicos e as consultorias são contratadas e/ou fornecidas sem licitação ? O Dr. Gerdau sabe que isto ocorre ? Que as consultorias são sempre as mesmas ? Que é utilizado o artifício do notório saber ? Vários órgãos usaram desta artimanha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/