Senador diz que Conselho Federal é contra vinda de médicos cubanos. 99% dos médicos cubanos rodam nos exames de revalidação no Brasil.

Um protesto coordenado atraves do Facebook, pretende reunir mil estudantes de medicina e médicos defronte o Bourbon Country, terça-feira a noite, quando Dilma comparecer ao seminario do PT.

"O Conselho Federal de Medicina não aceita essa providência como solução. Destaca que 'medidas nesse sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência, com maiores riscos para a população, e, por isso, além de temporárias, são temerárias, por se caracterizarem como programas político-eleitorais'", destacou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ao criticar a anunciada contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalharem no Brasil

Da Agência Senado - Em discurso nesta segunda-feira (13), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) registrou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) posicionou-se contrariamente ao anúncio do governo federal de contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalharem no Brasil.

- O médico Dalton Paranaguá repetia incansavelmente: 'A saúde do povo é a suprema lei.' Foi médico e secretário da Saúde do Estado do Paraná, e, nas paredes da secretaria, até hoje, está esta frase verdadeira – lembrou Álvaro, citando frase do também ex-prefeito de Londrina.

. A contratação dos médicos cubanos foi anunciada recentemente pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e de Cuba, Bruno Rodrigues.

- O Conselho Federal de Medicina não aceita essa providência como solução. Destaca que "medidas nesse sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência, com maiores riscos para a população, e, por isso, além de temporárias, são temerárias, por se caracterizarem como programas político-eleitorais" – informou Alvaro Dias.

. Para o senador, a preocupação do CFM é procedente, pois os diplomas dos médicos cubanos não foram revalidados no Brasil, não sendo possível avaliar a qualidade da formação desses profissionais.
O parlamentar ressaltou que o conselho defende a criação de uma "carreira de Estado" para os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), com infraestrutura, remuneração e condições de trabalho adequadas.
Nos últimos três anos, afirmou o senador, os médicos estrangeiros que realizaram o teste de validação de diploma apresentaram um índice de reprovação de 99%, segundo dados do Ministério da Educação. Dos 182 profissionais cubanos inscritos no teste, apenas 20 foram aprovados.

11 comentários:

Luciano disse...

Talvez a resposta para esse "problema" da medicina esteja na matemática. Pode um país pequeno, miserável, detonado, zuado, pobre e e fodido como Cuba formar 6.000 "doutores" em um ano e exportá-los para o Brasil, um país com 193 milhões de habitantes e muitos centros de excelência em pesquisa científica? Se pode fazer esse milagre com a medicina, por que não o faz com a engenharia e a economia? Porquê não detonam os imperialistas americanos e levam a revolução comunista para Nova Iorque, Chicago, Miami e Los Angeles?

Anônimo disse...

A presença do chefe dos mensaleiros e sua laranja, hoje a noite no Bourbon Country, merece muito bem uma FLASH MOB com todo mundo indo com narizes de palhaço ou outros adereços que lembrem o papel a que está relegado o povo brasileiro.

Anônimo disse...

O que poderia fazer um mal maior para a população, os médicos Cubanos ou o corporativismo dos médicos Brasileiros?
FAO

Luiz Vargas disse...

É a arregimentação de militância externa para a campanha eleitoral do poste camuflada de "médicos". Na real são cubanos comissários do povo, que doutrinarão as camadas mais desassistidas da população.
Tudo o que os PeTralha$ poem em andamento tem método e estratégia. Quem olhar em direção ao horizonte, ao invés de para o próprio umbigo, enxergará isto perfeitamente.

Anônimo disse...

O anônimo das 21,48 disse tudo. Só quem não sabe onde fica Cuba, seu tamanho e capacidade para acreditar que os 6.000 são médicos. E outra, não sabem o que é um regime comunista e como os vermelhos agem para dominar um país. Que Deus nos ajude!

Anônimo disse...

sugiro uma junta de médicos cubanos somente para atender ao lula e à dilma... e mais algums petistas.

Anônimo disse...

Apoiado, anônimo das 07:07 ! Vamos mostrar a estes políticos de mer.a o que pensamos deles.

Anônimo disse...

Sugiro então que se importe políticos de outros países para resolver o nosso problema de má gestão, corrupção, burocracia...... Que venham do Japão, da Dinamarca, Inglaterra.....
Além disso a Dilma e o Lula precisam se comprometer a consultar apenas com medicos cubanos nas UPAs.

Ataque Aberto. disse...

Bem vindos, cubanos ! Adeus, Médicos !

Milton Simon Pires











Meus caros colegas, essa pretende ser a nossa “Carta Nacional de Despedida”. 6000 “colegas cubanos” estão chegando para salvar o Brasil e provar o nosso fracasso. Sim; fracassamos! Fomos derrotados na missão que assumimos quando juramos, cada um de nós, ter um mínimo de respeito pela própria Medicina. É a primeira vez na história do Brasil que um governo declara, através da “importação” de um determinado tipo de profissional, a falência de uma classe inteira. Apesar disso é necessário ser muito hipócrita para afirmar que ele, governo, fez isso sozinho.
Essas linhas vão além do tradicional lamento que agora se espalha na mídia por parte dos médicos. Elas querem mais: pretendem ser um mea-culpa, um esclarecimento à população no sentido de dizer que fomos nós mesmos, os médicos, alguns dos idealizadores da vinda dos cubanos. Vocês não os conhecem mas eu sei quem são esses “colegas”.
O recado a seguir vai para esta verdadeira corja que habitava as faculdades de medicina nos anos 70 e 80 ! É para vocês que escrevo agora, “cumpanheros”. Lembro de vocês nos primeiros anos da faculdade sempre fumando maconha e “colando” em todas as provas...Lembro das viagens para o ENEM (Encontro Nacional dos Estudantes de Medicina) feitas com o dinheirinho que as turmas juntavam para as formaturas. Não esqueço dos trabalhos acadêmicos ridículos, sempre ligados a “medicina comunitária” apresentados em congressos no estrangeiro provando que “criança pobre” tem “mais diarréia”..Seu bando de picaretas ! Vocês “matavam aula na faculdade” de medicina para acompanhar caminhadas com o Lula no centro de Porto Alegre em 1989 ! Eu sei disso porque estava lá, junto com vocês ! Vocês defendem o SUS com unhas e dentes e tem seus filhos atendidos pela UNIMED e pelo Bradesco Saúde. Vocês são a favor de pronto-atendimentos e trabalham no Hospital Sírio Libanês! Vocês participam de reuniões do PT no Hotel Sheraton e no Transamérica, seus hipócritas ! Vocês colam adesivos do Lula nos seus Civics e nas BMW ! Deus me livre de me considerar “colega” de gente como vocês..Vocês falam bem da Dilma caminhando na Quinta Avenida ou visitando a Torre Eiffel...Seus filhos estudam nas melhores escolas de São Paulo, né? Infelizes de vocês que buscam a verdade num livro de Paulo Coelho e pensam que Sócrates foi só um “grande jogador do Corinthians”
A quem vocês querem enganar, Doutores Petralhas? Ou será que vocês pensam que vão conseguir convencer a população inteira que a Dilma teve esta idéia sozinha? Pensam que eu não lembro de vocês visitando Cuba? Foram e voltaram viajando de primeira classe e tomando uísque estrangeiro, né? Devo dar meus parabéns a todos vocês. Sem dúvida venceram naquilo que se propuseram – fazer um país, uma imprensa e uma universidade inteiros acreditarem que “fazer saúde” é “fazer revolução social”.
Vocês, seu bando de vigaristas, são os responsáveis únicos pela chegada dos médicos cubanos! Vocês não perderam somente a vergonha necessária para ser médicos, perderam também aquela necessária para ser brasileiro! Humilharam uma classe inteira, traíram tudo aquilo que juraram, e esqueceram tudo que aprenderam. Vocês pertencem aquele mundo nebuloso, rico em sombras e no qual vagam as almas dos que não são suficientemente bons para viverem na luz, nem tão maus ao ponto de afundarem na escuridão – vocês vivem no mundo do interesse próprio e do Partido- Religião que vocês fundaram em 1980. Aconteceu na vida de vocês aquilo que pode haver de mais “podre” na vida de um médico brasileiro – vocês entraram para política! Não são dignos do Dr que levam na frente do nome !
Pobre do país que confiou em gente como vocês, cumpanheros...
Bem vindos cubanos ! Adeus, médicos...

Porto Alegre, 14 de maio de 2013.

Lu disse...

Sim,pode!E se Deus quiser vai!!!!Bando de médico Barrista que só pensam em ganhar dinheiro e pouco importam com a população do interior.Além disso tudo sem conhecimentos gerais ao desconhecer a exelência da medicina em Cuba...Referência em exercer medicina de qualidade com baixo custo...estamos falando de atenção básica meu querido!

Lu disse...

Sim,pode!E se Deus quiser vai!!!!Bando de médico Barrista que só pensam em ganhar dinheiro e pouco importam com a população do interior.Além disso tudo sem conhecimentos gerais ao desconhecer a exelência da medicina em Cuba...Referência em exercer medicina de qualidade com baixo custo...estamos falando de atenção básica meu querido!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/