O Pibinho demonstra que o modelo econômico atual acabou

A informação a seguir sobre o péssimo desempenho da indústria brasileira em julho, o 11º consecutivo de mais números, está de acordo com os dados que o IBGE vem divulgando sobre o PIB deste ano.

. Um Pibinho, dizem os economistas.

. Um Pibinho, como se sabe, significa menos geração de riqueza, de renda e de empregos.

. O governo e seus aliados sinceros e inocentes úteis, já avança sobre discussões em relação a 2013, mas mal estamos no início do segundo semestre de 2012.

. No segundo trimestre, o PIB cresceu apenas 0,4%. Um resultado já precificado, como costumam repetir economistas e representantes do governo, tentando minimizar os números, porque afinal nem se trata, ainda, dos dados sobre o terceiro trimestre, porque a reação já estaria visível a olho nu.

. Acontece que a reação não aparece a olho nu. É só perceber os dados sobre os investimentos, que no segundo trimestre ficou em 17,9%, quando o ideal seria de 24% pelo menos.

. O próprio Banco Central já estima que o PIB deste ano será de 1,65%, mas poderá ser ainda menor.

. O modelo atual de desenvolvimento econômico esgotou – acabou. E o governo não sabe o que enfiar no lugar dele. Está agindo por impulsos, aventureiramente.

- Sobre o PIB, vale a pena ler este trecho de declaração do ex-ministro Delfim Neto, ex-czar da economia da ditadura militar e atual conselheiro dos governos petistas: “Se quiseremos ter em 2030 algo parecido com o nível de renda per capita em paridade de poder de compra de Portughal de hoje, temos de crescer 5% ao ano, na média, nos próximos 18 anos. Isto só se faz com rigorosa política fiscal. 

CLIQUE na charge acima. O autor é Sponholz. O material está alojado no Google.

15 comentários:

Anônimo disse...

e eles insistem em tentar manter o pais funcionando vendendo apenas automóveis!

eu nunca vi disso em toda a minha vida, nem em épocas de maiores dificuldades, como a da hiperinflação...

só sabem vender carros e mais carros...

Anônimo disse...

o modelo acabou!

terão que trazer os tucanos de volta para bolar um novo plano, já que a petezada eh a mais incompetente que existe...

por enquanto surfavam no modelo corajosamente implementado por FHC...

agora danou-se, nao sabem o que fazer...

Anônimo disse...

Sem reformas profundas ( previdenciária / tributária / etc ), podem esquecer crescimento para o Brasil.
Carga tributária de 40% com serviços de quinto mundo impedem toda e qualquer tentativa de crescimento sustentável.
Essa é a grande crítica que deve ser feita ao Lulla, elle apenas surfou na onda da grana fácil, deu aumentos generosos aos funcionários, criou milhares de novos empregos.
Garantiu a eleição, mas ferrou o futuro nos próximos anos.
E chamam a figura de estadista, pode ?

Carlo Germani disse...

Políbio-desde a fraude da redemocratização no Brasil (1985-2012)que o país é programado para
NUNCA atingir uma economia sólida com crescimento e desenvolvimento constantes.Aos fatos:1-O Brasil NUNCA teve soberania.2-Os acontecimentos políticos-econômicos-financeiros e sociais,são determinados pela Oligarquia Financeira Mundial ("Os senhores donos do mundo").3-Todos os presidentes,Sarney,Collor,Itamar(*),FHC,Lula e agora Dilma,não passam de fantoches-farsantes a serviço do poder financeiro mundial.4-Desde à época da ditadura militar que o movimento revolucionário esquerdista-comunista,fundamentado na cartilha do psicopata-comunista Antonio Gramsci,vem tomando o poder por dentro do Estado e da sociedade,onde na Era Lula/Dilma se consolidou.PS-(*)Itamar,tiveram de engolir.5-Como PT e PSDB,
são "irmãos siameses",lutam entre si pelo poder,e ambos não tem e nunca terão um verdadeiro projeto de nação.Estão de plena concordância com a revolução Gramsciana e o Foro de S.Paulo,para implantarem um governo ditatorial e totalitário no Brasil e em toda a América Latina.Executam desde sempre a "estratégia das tesouras" de Lenin.6-Dilma,a comunista portadora de neurônio solitário e dublê de presidente da lojinha de R$1.99,perdão,da República,
aguarda com ansiedade o colapso total do sistema financeiro mundial,a partir da Europa (zona do Euro) e dos EUA (com o socialismno do fantoche Obama),
para com o caos generalizado mundial,e o Brasil como não tem fundamentos sólidos em área alguma,a desconstrução,via tsunami da megacrise avassaladora,
do "progresso irreversível",tão propalado na Era Lula,de fraudes,farsas e engodos,para dar um golpe de Estado em "nome do restabelecimento da ordem".6-Como
a população,em sua maioria,caiu na arapuca do crédito fácil e irresponsável,em plena luta pela sobrevivência,ainda aplaudirá o legado de horrores cometidos? 7-O Brasil,para o governo oculto mundial,só tem valor nas suas reservas naturais.E nada mais.PS-Com esses índices necessários de crescimento que você registrou no artigo,nunca serão realidade,como disse acima,a importância do Brasil é o seu solo,água e petróleo.A população brasileira já foi descartada há séculos.

Anônimo disse...

Se olho grande pegasse!!!!!!!

Essa gente torce até que a economia brasileira vá mal, nem que para isso tenham que afundar junto!!!!

Esta direitalha raivosa.

Anônimo disse...

Em Caxias do Sul, a 2a. maior empresa, Randon, está com faturamento 50% menor que ano passado. Nesta semana informou a todos os fornecedores, desde os menores aos maiores, que pagará suas compras somente daqui a 60 dias.

Anônimo disse...

E agora Sr. Mário Rangel? Onde estão os milagres do teu partido? Já sei, é herança maldita do FHC... Otário!

Anônimo disse...


Cadê vocé Mario Rangel? cadê os teus
comentários?

Surfista Prateado disse...

Opa, com tal carga tributária, o país pode não crescer, os serviços podem ser de quinto mundo, mas os salários dos príncipes "funcionários" públicos são de primeiríssimo mundo! E você, contribuinte, não está satisfeito? Que gente exigente! Quer tudo de primeiro mundo de uma vez só!!

Anônimo disse...

Com todo esse alvoroço da Direita, o Brasil ainda crescre mais que os Europeus.

Dos grandes paises, a China, que mais cresce no mundo, quem governa são os comunistas; a India uma mistura, mas longe de ser capitalista, a Russia uma mistura de socialista com Presidencialismo e os EUA, um negro, democrata. E Africa do Sul, governada também por um negro, do partido do ex-presidente Mandela.

Resta a direita comparar o Brasil, com o Chile, uma caixa de fosforos.

Anônimo disse...

E' só uma marolinha ...

Anônimo disse...

Lá vai a iniciativa privada! Será novamente jogada na fogueira e responsabilizada pela geração de riqueza e empobrecida pelo governo quando aposentar-se. Isso me irrita profundamente: o governo beneficia os aposentados públicos e só lembra da iniciativa privada quando precisa de dinheiro. Bolas, será que um mínimo de responsabilidade e seriedade não é possível no governo federal? Laila

Mario Rangel disse...

Pois é, ja que fui citado, respondo.

O capitalismo globalizado passa por uma profunda crise, a Europa na barca-rota, EUA com desempregos record, queriam o quê? Que fossemos um ilha de prosperidade num mar de recessão?

Realmente é baixo o PIB (lembram dos anos do FHC, 98 e 99, 0,04% e 0,25%?), mas para a conjuntura internacional, com a crise internacional, a queda das exportações, é isso.

O Brasil tem um taxa de desemprego baixa, inflação controlada, juros de 7,5% (lembra do tempo do FHC... chegou a mais de 30%, apagão, FMI, etc.), que dizer, estamos indo razoavelmente bem, dada a conjuntura.

Agora, otário é quem vem aqui, sem argumentos, falar qualquer bobagem, desde que seja contra o governo e o PT, não é mesmo seu anônimo das 9:22?

Já pensou como vai ficar este otário com uma comunista governado Porto Alegre?

Marcos Villa disse...

Pô Mario, não esfacela os números... De onde tu tirou esta mentira braba ??

"O Brasil tem um taxa de desemprego baixa, inflação controlada, juros de 7,5% (lembra do tempo do FHC... chegou a mais de 30%, apagão, FMI, etc.), que dizer, estamos indo razoavelmente bem, dada a conjuntura."

Eu lembro sim do tempo do FHC, inflação controlada e baixa, lembra dos apagões do Lula com a dilmalandra controlando tudo ?
FMI ??? Mas não é que o Lularápio disse que pagou a dívida e ela continua existindo e maior do que antes ???
Cara, vai te informar antes de mentir, não pega bem...

Anônimo disse...

O Capitalismo chines não passa por crise, sr. rangel!

Ora! Provocar um fanatico é o mesmo que chamar pra briga judeus e islamitas. Tô fora!

Deixem o Mario no armário!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/