Entrevista, Miguel Reali Júnior - "O novo Código Penal é uma obscenidade"

* Clipping Consultor Jurídico Pedro Canário e Marcos de Vasconcellos.

De todas as atividades que Miguel Reale Júnior já desempenhou na vida, a que melhor o define, e que exerceu por mais tempo, é a de professor. É livre-docente da Universidade de São Paulo desde 1973 e professor titular desde 1988. Foi lá também que concluiu seu doutoramento, em 1971. Tudo na área do Direito Penal.Fora das salas de aula, foi ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo durante o governo de Franco Montoro (1983-1987), presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos desde sua criação até 2001 e presidente do PSDB. Mas é a versão "professor" que o jurista mais deixa aflorar nesta primeira parte da entrevista concedida à revista Consultor Jurídico no dia 21 de agosto.O texto do anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado por uma comissão de juristas nomeada pelo Senado, recém-enviado ao Congresso, é hoje o alvo preferido do penalista. “O projeto é uma obscenidade, é gravíssimo”, diz. Para ele, os juristas chefiados pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça, não estudaram o suficiente. “Não têm nenhum conhecimento técnico-científico”, dispara.Segundo o professor, faltou experiência à comissão. Tanto no manejo de termos técnicos e científicos quanto na elaboração de leis. Entre os erros citados, o mais grave, para Reale Júnior, foi a inclusão de doutrina e termos teóricos e a apropriação, segundo ele, indiscriminada, da lei esparsa no código. “Não tem conserto. Os erros são de tamanha gravidade, de tamanha profundidade, que não tem mais como consertar.”

Leia a primeira parte da entrevista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

E depois dizem que a USP está tomada de esquerdistas...

Anônimo disse...

Primeiro acabaram com o encino e agora vão acabar com o pouco das leis que restam, esse país irá a barbarie. edus

Anônimo disse...

Este código penal pelo jeito foi escrito a 9Dedos!

Anônimo disse...

Manda o jurista falar com o gaúcho, Ministro DIPP do STJ, Presidente da Comissão que está altrando o CP.

Anônimo disse...

Blog do Claudio Humberto:

O senador Pedro Taques (PDT-MT) classificou como “empáfia, falta de respeito, arrogância” as críticas do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. ao anteprojeto do Código Penal, elaborado por juristas do Senado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/