Entrevista, Veja, com Ayres Britto - O Mensalão será o julgamento do século

- A entrevista a seguir é da revista Veja deste final de semana. O presidente do STF, Ayres Britto, avisou que o julgamento do Mensalão sairá este ano e "será o julgamento do século". O Mensalão foi o mais odioso sistema de corrupção sistêmico de políticos e eleitores da história brasileira. Foi todo ele desenvolvido a partir de maquinações originadas dentro do Palácio do Planalto, pelas mãos do presidente Lula da Silva e seu chefe da Casa Civil, Zé Dirceu, com a execução estreita e íntima do PT. Leia a entrevista:

O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, parece atrair causas de grande repercussão. Foi dele o voto que abriu o debate sobre a necessidade de políticos terem ficha limpa para se candidatar — um marco de progresso no processo político brasileiro. Ele também relatou processos determinantes para a sociedade, que resultaram na proibição do nepotismo no serviço público e na liberação da união civil entre pessoas do mesmo sexo e de pesquisas com células-tronco. Sergipano de Propriá, poeta, vegetariano e praticante de meditação, Ayres Britto assume no próximo dia 19 a presidência do STF. Ficará no cargo até novembro, quando completa 70 anos, e terá no julgamento do mensalão, o maior escândalo de corrupção da história brasileira, a missão mais difícil e, certamente, a mais marcante de sua carreira.

O senhor terá apenas sete meses no comando do Supremo, mas deve presidir o julgamento mais complexo da corte, o mensalão. Como está se preparando para isso?
Eu já venho estudando o processo, como todos os demais ministros. Já tenho até uma minuta de voto. Tenho aqui um quadro separando, como fez o Ministério Público, os denunciados e os respectivos núcleos, o político, o financeiro e o publicitário. Todos os réus estão nesse quadro. Os ministros já estão estudando o processo. Tenho certeza de que cada um deles, sem exceção, está procurando cumprir seu dever com isenção. O meu papel, nesse caso, é duplo. Serei julgador, mas também presidente. Esse deverá mesmo ser o julgamento mais importante da história do Supremo em termos de direito penal.

Alguns ministros defendem a ideia de que o processo do mensalão comece a ser julgado já a partir do mês de maio. Para quando o senhor, como novo presidente da corte, pretende marcar o julgamento?

O que me cabe é marcar a data tão logo o processo seja liberado para pauta. Quem libera é o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. Estamos em ano eleitoral e, como a imprensa já anunciou com base em uma declaração do próprio ministro Lewandowski, há o risco de prescrição.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista.

6 comentários:

Gilrikardo-Blog disse...

--Caro senhor Políbio,

diante dos acontecimentos dos últimos dias, envolvendo corrupção e de quebra, o julgamento dos mensaleiros, procurei palavras para entender tal cenário. Traduzo-as abaixo, sob o título O Eleitor Otário:

--Sou parte da minoria das minorias que ao escolher candidato em pleito eleitoral terá o trabalho de acompanhar o comprimento e o cumprimento das promessas, além do desempenho frente às dificuldades surgidas no dia a dia.
.
Essa atividade até agora não me trouxe prazer algum, pelo contrário, só o desespero de confirmar o que muitas manchetes diariamente divulgam. A política em nosso país nada mais é que UM MEIO DE VIDA, UMA MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO, UM JEITINHO BRASILEIRO PARA ENRIQUECER... Por isso falo com todas as letras e GRITO ALTO PARA QUEM QUISER OUVIR.... É triste e é dolorido você ser ludibriado com as promessas... acreditar que o discurso é verídico... acreditar que aquilo que ELES dizem é verdade...
.
E quando a dor começa a sangrar, aí você percebe a VERDADE das mentiras em que acreditou. Não conheço nem ouvi falar de alguém ter entrado na política e ter ficado mais pobre, como é comum acontecer com milhares de empresários ou empreendedores desse país. NÃO, a turma dos corruptos não bota prá perder... e quem deveria ficar ligado ou fazer a diferença na hora do voto - QUE É A GRANDE MAIORIA - parece nem estar aí para a questão, ainda mais que o silêncio e a alienação são facilmente conquistados com bolsas disso e daquilo, além do canto da sereia do farto endividamento através dos crediários a perder de vista.
.
E em meio a isso tudo, A MINORIA DAS MINORIAS, através de cartas aos jornais, telefonemas às rádios, emails, blogs e redes sociais tenta manter a lucidez. Não dá para perdoá-los, pois ELES SABEM MUITO BEM O QUE FAZEM.
.
Assina GilRikardo
Eleitor Otário

Anônimo disse...

Cana pro Dirceu ! Que maravilha !

Anônimo disse...

Vai ser é a absolvição do século. COndenado mesmo é o otário do contribuinte !

Anônimo disse...

Estamos ansiosos por esses julgamento. Espera=se que seja honesto, pois quando o PT coloca a mão sempre da sujeira.

Anônimo disse...

FINALMENTE, NUNCA ANTES NA HISTÓRIA TIVEMOS ALGUM POLITICO PRESO.
ESTE JULGAMENTO, MOSTRARÁ AO MUNDO QUE O SARGENTO GARCIA PRENDEU O ZORRO. RSRSRSRSRSRSRSR

Mario Rangel disse...

Como diz o Mino Carta:

O "mensalão" ainda está por ser provado.

Com a Prisão do Cachoeira o que se pôde ver é que a gravação da propina nos Correios foi, de deu orígem a entrevista do Bob jeferson para se proteger das denúncias, foi arquitetada pela quadrilha para vingar Demóstenes, que pretendia ser lembrado por Lula na área da Segurança e não foi. Isso tudo em conluio com a Veja (onde Cachoeira plantava "escândalos") e outros jornalões e o resto da mídia.

Por outro lado, se for provado, ótimo. Condene-se os culpados.

Façam suas apostas...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/