Osmar Terra diz que John Deere demite porque irá embora do RS com suas colheitadeiras. Ele acha que os governos do Brasil e do RS renderam-se à Argentina.

O deputado Osmar Terra, PMDB do RS, que tem base eleitoral na região, enumerou para o editor, neste domingo, alguns fatos que provam que a John Deere está de saída de Horizontina:
1) a diretoria da empresa, que residia na cidade, mudou-se para Porto Alegre e será transferida para São Paulo;
2) a fábrica de tratores de Horizontina foi fechada e transferida para Montenegro;
3) a fábrica de colheitadeira reduz drasticamente sua produção e deve ser levada, a curto prazo, para a Argentina:

- Quem conhece rudimentos de economia sabe que uma multinacional não vai instalar duas unidades semelhantes perto de outra. É o caso da John Deere, que está de saída da região Noroeste do Rio Grande do Sul.

. A unidade da John Deere em Horizontina, fábrica de tratores, colheitadeiras e máquinas agrícolas demitiu 40 trabalhadores no dia 3 de abril, agravando o problema social na cidade e região Noroeste do Rio Grande do Sul. No ano passado, outros 300 funcionários foram dispensados, por causa da falta de mercado para seus produtos.

Terra critica a política do governo federal “que permite que a Argentina pressione e ganhe uma planta industrial da John Deere”. Observa que a fábrica a ser ampliada está distante cerca de mil quilômetros de Horizontina:
- Isso prova que o investimento cede às pressões do governo argentino, afetando diretamente os interesses brasileiros nesse mercado. Fica cada vez mais claro que o mercado argentino não importará mais máquinas da fábrica de Horizontina para montar as máquinas por lá. Os argentinos já se organizaram para ter seus próprios fornecedores. E isto também demonstra que eles não querem saber de equipamentos brasileiros para montar as máquinas .

. Osmar Terra acusa o governo brasileiro e o governo gaúcho de passividade diante das ações do país vizinho e propõe uma mobilização dos setores produtivos e parlamentares gaúchos para exigir providências. Os argentinos tiram empresas e empregos do RS. E isto não se resume à John Deere e nem é questão recente. O Mercosul prejudicou o Estado, que nunca foi compensado pelos ganhos de escala obtidos pelas indústrias de SP e da Argentina, sobretudo a automotiva, a mais privilegiada. 

. A John Deere de Horizontina é a maior fabrica de colheitadeiras do Brasil, herdeira da SLC, tem planta de 12 hectares de área coberta. Juntas a Unidade da John Deere de Horizontina e a unidade da AGCO/Massey, de Santa Rosa, produzem 70 % das colheitadeiras brasileiras. As duas indústrias estão localizadas no Noroeste gaúcho, região que diminuiu a população no ultimo censo (2010). Terra adverte:
- Se, mesmo com tais indústrias, e outras como os frigoríficos, a região diminuiu sua população, imagine se perder a John Deere.

21 comentários:

Anônimo disse...

RS já era ! O último apague a luz !

Anônimo disse...

RS já era ! O último apague a luz !

Anônimo disse...

Penso que o RGS deveria repensar o que está acontecendo com o estado, devido a uma predominância política de partidos de esquerda, que só fazem instigar uma luta de classes entre empresários e trabalhadores, cada dia fica mais difícil manter empresas no RGS,o desemprego não para de aumentar por consequência a violência não para de crescer. Há anos atrás nosso estado era modelo de desenvolvimento e de excelentes cidades para morar no interior do estado, o que vemos agora são imensas favelas rodeando Pelotas, Caxias, Passo Fundo, entre outras. Chega de radicalismos, pois é através do capitalismo que as pessoas acabam por receber seus salários.

Anônimo disse...

Em 2014, é só eleger o Olívio Dutra governador, que elle expulsará o restante das empresas do estado.

Anônimo disse...

MAndem a empresa para a Korea e aí peçam dinheiro, área de terras e isençôes fiscais para se instalerem de novo no RS!!

Sò forasteiro leva vantagem aqui !,

Anônimo disse...

Pessoal de Horizontina ajudou eleger Lula, Dilma e Tarso, portanto, vão reclamar para estes seus eleitos e para os seu sindicato pelego.

Anônimo disse...

Lamentável o fato, que aliás já era conhecido desde meados do ano passado. A perda de uma empresa com a reputação da John Deere não é só danosa para o RS, mas para o Brasil todo. O país caminha a passos largos para um novo período colonial, tornando-se exportador de matérias-primas e importador de produtos industrialiados. Dia spós dia vejo o trabalho individual e o atividade industrial serem criminalizados e penalizados, com restrições, regulamentos, leis absurdas, impostos, taxas e contribuições cada vez maiores. Combinado isso com a farra atual com o dinheiro público, está claro que isso não pode durar muito tempo, a fatura pode ser cobrada antes do que se imagina.

Anônimo disse...

e esperem que vai ficar pior...

vem ai a comunista de shopping center na Prefeitura...

mais alguns anos com essa turma no poder e a principal atividade econômica do RS sera a de enrolar charutos, como acontece em Cuba...

famílias inteiras trabalhando artesanalmente em locais insalubres para ganhar uma merreca por mês produzindo tudo da forma mais tosca e primitiva possível...

Anônimo disse...

A grande verdade é que a John Deere irá embora do RS porque bateu de frente com os comunistas - nenhuma empresa séria sobrevive ao ambiente - Isso, gaúchos... continuem votando nesses fdp's do pt, pc do B e outros... Esse é o social que vocês já começam a colher!!!

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
MAndem a empresa para a Korea e aí peçam dinheiro, área de terras e isençôes fiscais para se instalerem de novo no RS!!

Sò forasteiro leva vantagem aqui !,

8 de abril de 2012 22:52

*E por acaso a John Deere é o quê, amigo? uma empresa nacional? Fala sério...

Anônimo disse...

O RGS esta liquidado gente. Tem puder que se arranque dai enquanto e tempo. Com o Governo comuna do Tarso no Estado e a potencial eleicao da outra comuna a tal de Manuela em P.Alegre vai ser um deus nos acuda em termos de desinvestimento e quebradeira!
O ultimo que sair que apague a luz.....!!!!

Werner disse...

Que é do ramo sabe que as vendas de colheitadeiras estão alicerçadas no FINAME, linha de crédito do BNDES que exige 60% de conteúdo local. Máquina produzida na Argentina não é credenciável ao FINAME, portanto quem quer vender no Brasil vai continuar produzindo aqui.

O que aconteçe é que a Argentina ao rever sua política industrial, exige nivelamento da balança comercial dos fabricantes (imp x exp), portanto parte da produção brasileira está migrando para lá.

Isto é política de governo, os fabricantes estão se adaptando para continuar no mercado.

A pergunta é o que o Gov. Dilma fez contra a Argentina que rompeu o acordo automotivo Mercosul?

Anônimo disse...

Quem canta de galo no Mercosul é a
Argentina.

Anônimo disse...

O OSMAR TERRA E DA BASE, ESTA RECLAMANDO DE QUEM? CARA, ESTE TERRA E MESMO CARA DE PAU....

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=DMM7OJ_Kj9I&feature=related

Anônimo disse...

Osmar Terra está muito mal informado e está informando mal ao jornalista...
Já faz algum tempo que a John Deere não produz tratores em Horizontina.
Ela construiu uma fábrica em Montenegro especialmente para os tratores, pois a área fabril em Horizontina não comportava mais a produção de tantos produtos.
Agora em Horizontina produzem colheitadeiras e plantadeiras...
Deveria o deputado se informar sobre o projeto em andamento chamado ANDRÔMEDA e ver como está projetado o futuro da JDeere em Horizontina...
Ver que máquina enorme é essa que será fabricada em Hza a partir de 2016 e que no momento está em faze de desenvolvimento de fornecedores...
Outra coisa: 40 demissões não é nada em uma empresa de 2400 funcionários e ainda mais os inúmeros terceirizados que trabalham dentro da empresa... Fora as pequenas fabricas que produzem peças e componentes na cidade.
E mais: a produção de colheitadeiras é sazonal. Sempre houveram períodos de baixa. Explicado?

Anônimo disse...

Anonimo vc esta coberto de razão. O deputado deveria fechar a boca em vez de abrir pra dizer besteira.

Anônimo disse...

Relendo essse post, notei mais uma asneira dita pelo deputado(você que conhece a JDeere, sabe!): a diretoria, sim,já foi para SP. Porém é a diretoria que comanda TODAS as unidades do Brasil.Ou seja: até agora, não havia uma sede própria, somente para essa diretoria, chamada ESCRITÓRIO REGIONAL.
Os funcionários desta diretoria, até então, estavam locados e divididos por todas as unidades do Brasil e, agora sim, passarão a trabalhar em um único espaço, sendo que em cada unidade permanecem os seus diretores e gerentes.
Sabe... matriz e filiais?
É isso aí....
Deslocaram-se para Indaiatuba SP também pessoas que trabalhavam na unidade Montenegro, na unidade Catalão e assim sucessivamente.....
É lá que está agora o comando geral.
OK?

Anônimo disse...

TOTALMENTE SEM FUNDAMENTO essa declaração do Deputado que não tem noção do que realmente acontece na John Deere.
Por favor deputado retrate-se pois Horizontina não merece essa MERDA sua no ventilador.

Anônimo disse...

Por favor vá se informar das informações e não faça isso com a Região Noroeste e principalmente com Horizontina.
LAMENSTÁVEL essa infeliz e infundada declaração.

Anônimo disse...

Essa história que a john deere vai totalmente pera a argentina é balela, não é verdade...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/