Christina Kirchner segue Chavez e reestatiza YPF

A principal notícia desta terça-feira na América Latina foi a informação de que a presidente Christina Kirchner enviou ao Congresso Argentino, contando com o apoio do teniente-coronel Chávez Frías, presidente da Venezuela, um “proyecto de ley” (Ley de Soberanía Hidrocarburífera) em que declara de interesse público nacional e estabelece a expropriação de 51% das ações da empresa Yacimientos Petrolíferos Fiscales, S.A. – YPF (YPF–REPSOL), de propriedade de empresa espanhola REPSOL que a adquiriu em 1999 em cujo processo de privatização a própria presidente fora ‘favorável’.

- O site WWW.polibiobraga.com.br  acompanhou as notícias durante todo o dia e recomenda consultas permanentes aos sites dos jornais Clarin (WWW.clarin.ar ) e El Pais (www.elpais.com ) de Buenos Aires e Madrid. A reação da Espanha e da União Européia foi de promessas de retaliação.

13 comentários:

ChorbaMatrix disse...

Esta certa a Presidente Christina. Afinal os Espanhóis são exploradores ou investidores?

O Editor pode se aprofundar e responder este FATO, pois ao publicar a nota deve ter certeza do que fala.

No Brasil alguns pedágios foram "arrematados" por Espanhóis e o que de novo é feito?

Dizia Colombo:
.
Colombo não descarta a possibilidade de os espanhóis serem considerados de "origem divina" pelos nativos, o que daria uma boa explicação para o medo inicial e seu desaparecimento diante do comportamento indubitavelmente humano dos conquistadores. Os espanhóis foram considerados deuses: os índios associaram-nos com a paruzia dos deuses (vinda dos deuses sobre a terra) e, por isso, aceitaram pacificamente a dominação dos espanhóis. Colombo assim se expressou ao se referir à religião do índio: "São crédulos, sabem que há um Deus no céu, e estão convencidos que viemos de lá....Um dos índios que vinham com o almirante falou com o Rei dizendo-lhe que os cristãos vinham do céu e andavam à procura de ouro". A
.
Afora os milhares de Índios eliminados, assassinados.
.
Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
(51)8248.7835

Mordaz disse...

Um absurdo de ilegalidade. invadiram a petrolífera sem mesmo a lei ter sido aprovada. Argentina nunca se livrou de verdade de seu passado fascista.

ChorbaMatrix disse...

Bem antes de o homem branco europeu chegar por estas terras, o índio tinha suas normas morais e seus ritos religiosos. Ele respeitava a si próprio e aos demais, à mãe Terra, à água, à Lua, às estrelas, ao Sol. Os espanhóis chegaram e impuseram a sua religião: em uma das mãos, a cruz do Cristo europeu, simbolizando o poder da Igreja, na outra, a espada para a conquista.

Anônimo disse...

O botox congelou os poucos neurônios de La Kirchner.

Anônimo disse...

Meu, que cara confuso o das 17:38. Por ele vamos todos reemigrar para a Europa e outros destinos. Quem não souber de onde veio que se afogue no oceano Atlântico. Esta tua fatura não me diz respeito. Manda pra outros idiotas como o autor.

Anônimo disse...

Não vá o Chorba agora me dizer que a Cristina é a representante e herdeira da história dos indigenas da America.
Claro ela é uma esquerdopata, então deve ser só por isto.
Isto é uma loucura.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Anônimo disse...

CRISTINA É LOIRA?,CRISTINA É BURRA!

Cristina não aprendeu com Lula,devia só falar antes da eleição e depois NÃO FAZER.Só vai piorar.
Investidores correm,fogem de caloteiros, arrogantes,vigaristas,descumpridores de contratos, e os argentinos não percebem.Vão se nivelar aos cubanos,só falta proibir os argentinos de sairem do país.
Provocando ingleses, espanhóis, ESTÃO CUTUCANDO ONÇA COM VARA CURTA!

DE NOVO! NÃO APRENDERAM!

A CRISTINA, ACHO QUE NÃO É LOIRA, MAS É BURRA!

ChorbaMatrix disse...

Anônimo das 19:37

Os Espanhóis pilharam o mundo afora e agora com nossas riquezas vem comprar tudo o que podem. Importante, visando explorar e não negociar. Basta ser bom para eles, o resto é resto. Viste algum investimento deles que trouxe alguma vantagem para nós e agora os Argentinos?
Ora pois, explorar as riquezas naturais da Argentina sem vantagem nenhuma para o povo Argentino.
Esta certa a Presidente.

Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
(51)8248.7835

Anônimo disse...

nossa, quanto ressentimento e frustração no comentario do nosso colega ai de cima, hein?

o cara ainda remói o que aconteceu ha 500 anos...

isso eh que eh ficar parado no tempo...

esse papinho de "mãe Terra" eh duro de aturar...

o cara deve ser algum discípulo daquele frei Boff, que consegue escrever os textos mais cômicos e incompreensíveis da internet...

Oswald disse...

Tem que fazer um cocar para o Chorba e mandar viver no mato. Para ser coerente nem deveria estar usando a internet, ao final de contas foi inventada nos EUA e estes mataram um monte de indios durante a colonização.
E certamente a Kirchner inspirou-se em todos estes nobres principios para reestatizar a YPF. Acorda Chorba e toma água.

Anônimo disse...

O chorbamatrix fala de coisas que desconhece, os indios que aqui habitaram não tinham nada de puros, eles eliminaram a população original que era de aborígines do tipo australiano, eles também se comiam entre si literalmente e até hoje faz parte da cultura deles o abuso infantil e a submissão das mulheres, então cara para de delírio... vai tentar justificar a canhalhice dos argentinos com argumentos melhores...

Edson
Caxias do Sul

Anônimo disse...

pois eh, eh a eterna mania de achar que índio eh algo sagrado e são todos puros e ingênuos...

não sei de onde que veio essa mania...

no México os espanhóis acabaram foi com aquela carnificina de sacrifícios que rolava solta la pelas bandas dos Maias...

ChorbaMatrix disse...

Legal!
A Europa é um paraíso.
Os Brasileiros que moram por la estão voltando e pedindo água no Brasil.
.
Os ricos da Europa vem explorar as riquezas dos Argentinos, Peruanos, Bolivianos, Brasileiros e ai vai. Não somos mais uma Colônia.
Se os Senhores tivessem ideia de como os Ingleses nos relegam a segundo plano, a uma nação de prostitutas não estariam a falar com tanto ódio.
.
Se observarem os grandes exploradores do Brasil Central verão que apenas um Húngaro/Americano George Soros comprou parte da Bahia e ai vai...
.
A IPF/Repsol é uma empresa de aventureiros, tanto que para salvar a pele estava vendendo a participação da YPF aos Chineses em negociações de mais de 5 anos.
.
Sem ressentimentos, mas chegou a hora da Argentina parar de ser explorada, quando não são os Espanhóis, são os Ingleses, um pais menor que o RS que domina o mundo, ou pensa que domina, ou nós imaginamos que domina?

Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
(51)8248.7835

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/