Está desde esta sexta-feira em Rio Grande, o diretor da empresa holandesa Boskalis, Miguel Pires, que tem projeto para fazer a ligação por túnel entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte. O túnel teria 1.750 metros.
. A Boskalis, que tem escritórios no Brasil, atua com dragagem e obras subaquáticas.
- Rio Grande, maior porto marítimo do RS (é o 2º maior porto de containeres do Brasil), está ligado a São José do Norte somente pela Lagoa dos Patos. São José do Norte também possui porto que permite acesso franco ao mar e que é objeto de projetos que exigirão pesados investimentos, mas além disto é o ponto extremo da BR-101 no trecho que começa em Porto Alegre e vai depois por Viamão, Capivari, Palmares e Tavares. Ambos integram o polígono do Pólo Naval, que inclui também Pelotas, cuja ligação se dá com a lagoa e com o mar através do Canal de São Gonçalo.
6 comentários:
Como morador de Rio Grande, uma obra que conseguisse ligar RG a SJN seja por ponte ou por túnel, seria um grande fator de desenvolvimento e bem estar a região de SJN, Tavares, Mostardas, Bojuru e outras, que vivem praticamente isoladas do Brasil. Uma obra dessas não é cara, mas é uma lástima que nossos governantes preferem gastar dinheiro em salário para funcionalismo público e esquecem dos investimentos tão necessários à população. Nem túnel privado te garanto que o governo deixará construir. Anotem aí!
pessoas que pensam pequeno nunca farão este túnel, ficam envolvidas em suas ruminações ideológicas e progresso que é bom, só quando pararem de andar de 4 patas.
ue, por que nao foram buscar tecnologia cubana para fazer o tunel?
vao se render aos imperialistas europeus?
Este tunel nunca acontecerá. Haverá deputado que propora plebiscito. Outro, fará projeto proibindo a construção ou proibindo a cobrança de tarifa. A CUT dirá que estarão privatizando a Lagoa dos Patos. E continuaremos nos orgulhando de sermos "politizados'.
É mais fácil o mundo acabar primeiro do que uma obra deste tipo sair na terra dos botocudos adoradores de carroça.
Esquceram do Polemica, do Conversas Cruzadas e outros. Os holandeses vão ver como se age nos Estado dos Caranguejos do Sul.
Joel Robinson
Postar um comentário