Desindustrialização - O Brasil regride aos tempos do Brasil Colônia e à condição de exportador de matérias-primas.

Alguns analistas apontam há algum tempo que o Brasil é vítima de um processo de desindustrialização.

. No RS, a Fiergs vem batendo na tecla há alguns meses.

. A própria Associação do Aço do RS, adverte desde o ano passado que sobretudo as importações chinesas substituem produtos industrializados locais, destruindo cadeias produtivas inteiras.

. Os números sobre este cenário inaceitável são cada dia mais abundantes e não se referem apenas ao enorme volume de matérias-primas exportadas, substituindo uma pauta mais interessante, que é a de produtos industrializados, portanto de valor agregado maior.

. Nesta sexta-feira, o jornal Folha de São Paulo revelou dados que demonstram que a participação da produção industrial na formação do PIB caiu para níveis de 1956, quando JK começou a industrialização brasileira em larga escala. Eis os números sobre a fatia industrial na formação do PIB:
1956 – 13,8%
2011 – 14,6%

. O Brasil regride aos tempos do Brasil Colônia e à condição de exportador de matérias-primas.

. Nem sempre foi assim, porque a partir de 1956 o setor secundário avançou no bolo, chegando a deter fatia igual a 27,2% em 19785, quase o dobro do total de 2011. Em 1985, o presidente foi José Sarney, no seu primeiro ano de governo, substituindo o general João Batista Figueiredo.

. O professor Pierre Salama, da Universidade de Paris, e Gabriel Palma, de Cambridge - com a sensibilidade aguçada de quem examina as coisas com uma pespectiva de fora - foram os primeiros a levantar a hipótese da desindustrialização. Os economistas mais ligados às políticas econômicas do atual governo, bem como os dirigentes do BNDES,  ensaiam o coro de que tal hipótese seria exagerada. O artigo do Roberto Giannetti da Fonseca, retoma o debate e aponta para a existencia, no Brasil lulista e pós-lulista,  de uma preocupante desindustrialização precoce.

CLIQUE AQUI pra ler a reportagem da Folha, inclusive seus instrutivos gráficos.
CLIQUE AQUI para ler o artigo de Gianetti da Fonseca, referido nesta nota.



APROVEITE SEU CHOPE ARTESANAL
Bier Markt, Castro Alves 452, Porto Alegre -  1º lugar de Veja em 2010 e 2011 
- Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Ar condicionado forte, segurança, estacionamento fácil. WWW.biermarkt.com.br  

10 comentários:

Anônimo disse...

e adicione a essa nossa incrível pauta econômica a exportação de jegues (o animal mesmo) para a China...

eh muita modernidade, né não?

chegamos aonde os jegues vermelhos (nesse caso os petralhas) tanto queriam, ao atraso total e absoluto!

o pessoal do "outro mundo possível" deve estar delirando com o nosso atraso...

e os hippies das universidades idem...

próxima etapa: começar a falta comida e se instalar a fome no pais...

Anônimo disse...

Vender matérias primas e produtos agropecuários virou a salvação da economia brasileira, vocês acham que existe planejamento de país por parte do PT no que se refere a economia ? A última vez que isso ocorreu, certo ou errado, foi nos governos militares, as coisas eram feitas dentro de uma estratégia de desenvolvimento. Agora a preocupação é sempre política, nas próximas eleições, nunca no futuro do país.

Anônimo disse...

Para se dominar um povo não se pode deixá-lo progredir muito. É preciso desacelerar quando a população começa a ter lucro, conforto, pois pode ameaçar os detentores do poder. O lucro deve ser o suficiente para o povo pagar os impostos e enriquecer os governos.

Daniel disse...

O Brasil, caro jornaleiro, nao regrediu em nada. Sabe porque? Porque o Brasil nunca fez outra coisa senao exportar materias primas. Mas como a dita zelite esta como cachorro que caiu da mudanca, jornaleiros como vc, engajados, escrevem esta montoeira de bobagens.

Anônimo disse...

Desde que o PT assumiu o governo em 2003, o PIB triplicou, passando de 1,3 trilhões de reais para 4,3 trilhões de reais. Em tempos atuais, 2,7% é uma maravilha. Aos inimigos do governo só restou chorar o rebaixamento da Indústria na composição do PIB, mas isso é absolutamente normal, pois os Serviços cresceram muito no mundo inteiro. E aqui no Brasil a Agropecuária também deslanchou. Prefiro um pibinho com mais gente saindo da pobreza do que um pibão concentrado na mão da classe A.

Anônimo disse...

A intenção é transformar este país numa imensa CUBA. Já cantava o Chico Buarque há muito tempo...
"Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso canavial"

Anônimo disse...

Engana-se propositadamente o DANIEL, quer dizer que não conhece e nunca conheceu o Vale dos Sinos e Paranhanas! Ora, vá colher coquinhos!

O "pai" do Daniel sempre incentivou a exportação de couro, para que a produção de calçados fosse mais cara, até a desindustrialização couro/calçadista.

Anônimo disse...

A divida interna Brasileira passa dos 2 trilhoes de reais.
A carga tributaria nunca foi tao alta.
A previdencia Fudida.
Funcionalismo mordomias e estabilidade.
A transloucada da Dilma atirando not book dos ministros no châo...gritando com os funcionarios dos planalto...
Pib de segunda divisao...planejamento tabajara...
As grandes obras neste Brasil foram feitas pelos Milicos...
A transposicao do Rio sao francisco aquilo que era atribuicao do exercito ta pronto...aquilo que depende da companheirada do PT NÃO.
Sexta economia...rsrsrs q piada !!!
Tem trouxa que acredita!!!

Anônimo disse...

Para quem acha que é só desvalorizar o real que vai reverter essa situação, está enganado! A desindustrialização é uma série de ações, atuando contra o segmento: carga tributária excessiva, burocracia estatal (trabalhista, ambiental, fiscal,etc),infraestrutura calamitosa e falta de pessoas qualificadas. E o que é pior, esse índice baixo não fica por aí, vai mais embaixo!

Anônimo disse...

Estamos cometendo o mesmo erro dos Europeus. Muitas das industrias se mudaram ou investiram na China, a Italia por exemplo, pensando em vender mais barato nos outros paises da CE. Só que todos fizeram o mesmo dai se deram mal. Muitas empresas, inclusive do Vale do Sinos estão investindo e se associando com os chineses (temos muitos aqui em Novo Hamburgo).
É o apocalipse industrial brasileiro se não houver ação imediata.
Joel Robinson

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/