Emendas ou “subornos com dinheiro público”?

Vale a pena ler esta nota enviada ao editor desde Leiden, Holanda, pelo político gaúcho Marcel van Hatten, que faz mestrado em ciência política pela Leiden University, Holanda/Netherlands:

- Ontem estava explicando para um amigo meu, holandês, o que são emendas parlamentares. Tim tim por tim tim, contei-lhe como o governo garante apoio aos seus projetos através do pagamento de porks, como é o termo em inglês para recursos orçamentários encaminhados ao nível local, através de emendas ao orçamento.Sua conclusão, singela, foi perturbadora e verdadeira: "Basically it's a form of government funded bribery", ou seja, "basicamente é uma forma de suborno financiada com recursos públicos". Nem mais, nem menos.

4 comentários:

Anônimo disse...

E precisa um holandês dizer isso... Que vergonha. Este Brasil jamais será um país sério.

Anônimo disse...

O cara lá na Holanda matou a charada na hora ! E nós aqui, firmes com a prática, é difícil !

Anônimo disse...

O "insight" do holandês foi de uma verdade cristalina e acachapante.

Mas, aterrador mesmo é ver que o país não se insurgiu contra o mensalão e contra o nefasto sistema implantado / aperfeiçoado por Lula, de compra explícita de apoio político, como quem compra sexo vulgar e barato nas esquinas mal iluminadas das cidades brasileiras.

Anônimo disse...

Depois que a Educação foi pelo ralo tudo é possível no país do carnaval e do álcool.
Do jeito que o zé povinho bebe nestes pagos não há SUS que resista. Ao menos fazem um controle demográfico mais consistente, por quê só os acidentes de trânsito e a criminalidade não são suficientes.