Câmara prepara nova derrota do governo. Desta vez, os deputados autorizarão compras de terras por estrangeiros.

- A jornalista Marta Salomon, no Estadão.com desta terça-feira, conta como será a próxima derrota do governo na Câmara dos Deputados. Desta vez, a Câmara aprovará um projeto que interessa muito ao RS, que é a matéria que trata da compra de terras por estrangeiros. No RS, empresas como Stora Enso e CMPC aguardam apenas isto para anunciar novos projetos de industrialização de celulose e papel. Leia:

Um acordo selado na comissão especial da Câmara que trata da compra de terras por estrangeiros é a próxima derrota anunciada do governo. Pelo acordo, deputados vão aprovar o fim de restrições a empresas brasileiras com maioria de capital estrangeiro, impostas por parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) em agosto de 2010. A votação está marcada para esta quarta-feira, 28.

O parecer foi editado depois de uma década de falta de controle sobre a compra de terras por empresas estrangeiras - e consequentemente sobre negócios com imóveis rurais fechados por estrangeiros.
A avaliação da AGU fazia parte de um movimento maior deflagrado no final do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir o avanço de estrangeiros sobre terras no País, motivado pela crise na produção de alimentos e a busca de lucros com a produção de etanol. Esse movimento foi contido, até aqui, por um forte lobby que une empresas do agronegócio e integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária.
São os ruralistas, mais uma vez, que ameaçam derrotar o governo Dilma Rousseff na Câmara, como aconteceu no projeto aprovado na semana passada para a criação de territórios indígenas, áreas quilombolas ou unidades de conservação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus!!!!

que os americanos comprem logo quase toda terra aqui do RS...

assim não teremos mais MST, via campesina, indios, nem esquerdiotas se promovendo com esses movimentos retrógrados...

e que finquem logo a bandeira americana neste estado.... pois é muito melhor vivermos sob o comando dos EEUU do que esses esquerdiotas que se adonaram deste estado...

Daniel disse...

Entao vc acredita que o derrotado é o Governo? Vc acha mesmo que estas compras, em escala gigantesca, como ocorre aqui pelo Norte do Pais, significam apenas investimentos? O Nelson Rodrigues continua mais atual do que nunca. Somos mesmo, um povo com a "alma de cachorro vira latas". Quando os estrangeiros atingirem a maioria das terras, aqui pelo Norte, vc, talvez, entenda que quem perdeu foi a sociedade tapuia.

Anônimo disse...

Inclua na lista os CHINESES.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/