Estas são as condições degradantes do trabalho nas fábricas de calçados da India. A Vulcabrás acaba de ir para lá.

As informações veiculadas na semana passada no site WWW.polibiobraga.com.br sobre as condições de trabalho nas indústrias de calçados da India jamais saíram a público antes. O editor não quis divulgar o nome da empresa que produziu o dossiê, porque queria preservá-la.

. Alguns clientes, fornecedores e amigos da Shutz, que foi quem produziu o trabalho para uso interno, claro que conheciam o relatório há mais tempo. Tudo acabou sendo publicado no site, porque a circulação do material tornou-se recorrente entre diretores, gerentes e chefias do setor calçadista brasileiro.

. As votos do link são de lojas de Bombaim. Elas apresentam um contraste tremendo com as fotos dos interiores das fábricas de calçados. Nestas, o regime de trabalho é pouco melhor do que o regime de escravidão. Nas bancadas improvisadas, trabalhadores acotovelam-se uns sobre os outros para produzir. 

. O que ocorre é que o editor checou todas as fotos e informações, constatando que o cenário não mudou nada.

- É para esse País de enormes contrastes e sem legislação trabalhista moderna que se dirigem muitos industriais brasileiros do calçado, em busca de mão-de-obra abundante, baratíssima, e também de benefícios fiscais e financeiros inéditos. Em função destas vantagens, o custo de produção de calçados na India chega a ser 60% menores do que no Brasil.

CLIQUE AQUI para examinar  a nota original, o relatório e  as foto (arquivo do MS- Powerpoint).

9 comentários:

Anônimo disse...

Já vi as fotos na semana passada, como também já vi coisa semelhante ou até pior aqui no Vale do Sinos, há alguns anos. Hoje por aqui a coisa já mudou, mas ainda há algumas fabriquetas de fundo de quintal que têm condições iguais. Em relação à ida da Azaleia para Índia, a empresa está corretíssima. Aqui no Brasil não há condições de se produzir com eficiência e competir no mercado global. Não concordo em condenar a Azaleia enquanto não sabemos como será a sua a fábrica na Índia. Acredito que não será igual a das fotos.

R. Stella disse...

As fabricas de sapato do vale do Paranhana não são muito diferente. os donos reclamam, estão sempre desfilando de carrões e viagens internacionais, e os empregados na miséria.

Anônimo disse...

O Brasil com seus fiscalismos, normas, portarias, onde todo e qualquer empresário é tratado como bandido e sonegador, resta procurar outros lugaremos para produção, a industria não interessa ao Governo do PT.
Então vamos embora.

Anônimo disse...

Os empresários estão buscando a sobrevivência do negócio e o lucro, já que aqui na Banania o maior sócio que é o governo só tem atrapalhado, ou busca outros mercados pra produzir ou fecha as portas.
Para produtos com grande utilização de mão de obra China e Índia sempre vão levar vantagem. Temos memória curta os fabricantes de calçados aqui da Banania também destruíram nos anos 90 com as industrias da Europa.

Tá ruim mas tá bom.

Antonio

Anônimo disse...

Quando olhamos o que indianos e chineses fazem com seus trabalhadores ficamos estarrecidos, mas o empresário brasileiro está 'doidinho' de vontade fazer o mesmo, sem lembrar, é claro, que assim estará também matando o consumidor. Empresários são assim: tudo custa muito quando o assunto é empregados, mas não faz o que deveria: pressionar o setor público para acabar com remunerações, benefícios e aposentadorias icompatíveis com a realidade do setor privado. Se querem redução do custo Brasil e sobreviver que sejam 'machos' e coloquem o dedo na 'ferida' exigindo que o governo corte despesas, redução da folha de pagamento, diárias, viagens, etc. Sempre descontar nos empregados é covardia, pois esses são os únicos que te ajudam. Algum servidor já te ajudou? A mim ainda não e olha que pago uma montanha de impostos/tributos.

Anônimo disse...

Estado de bem estar social (bolsa esmola e afins) só funciona na cabeça de palanqueiros baratos.

Surfista Prateado disse...

Você devia mostras as fotos das mesmas pessoas ANTES de ter um trabalho, mesmo que em condições ruins. MORRIAM DE FOME. O Capitalismo as está salvando, no presente momento, da MORTE. Querer que as condições lá fossem iguais a de países mais desenvolvidos é malandragem, porque se forem as próprias casas destes trabalhadores HOJE, apresentam condições bem piores que a fábrica oferece. Para o azar dos brasileiros, eles não são estúpidos e sabem que estão avançando, e que com o passar dos anos, as condições nas fábricas, e principalmente em suas próprias casas, irão melhorar.

Anônimo disse...

Não sabia que o ambiente de trabalho no RS permanecia como se fosse no século XIX. Quer saber o que dá pra pensar pelos comentários - é conversa fiada de quem não gosta do sistema econômico e explica tudo pelo coitadismo - patrão explorador, empregado explorado. Contem outra, meu.

Anônimo disse...

Se acabassem com a Industria da reclamatoria trabalhista ja seria um comeco.
40 % de multa na demissao sobre o saldo do fgts, isso vai tudo pros precos das mercadorias, so os tontos não enxergam isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/