Numa tabela que varia de 0 a 100, sendo que abaixo de 50 o cenário pode ser considerado ruim, todos os indicadores pesquisados em dezembro pela Fiergs, destinados à formação do seu índice da Pesquisa de Sondagem Industrial, registraram valores abaixo do número crítico.
. A pesquisa apontou que a grande indústria gaúcha está otimista, mas as pequenas e médias ainda tem alguma esperança de melhora.
. Eis o que inibe a produção industrial gaúcha, que pelo oitavo mês do ano trabalhou abaixo da sua capacidade instalada, que é de 75,7% do total de 100%:
1) A crise internacional.
2) A baixa competitividade (culpa dos encargos governamentais)
3) Importações descontroladas.
- No ano passado, a indústria gaúcha empurrou o PIB para baixo, que ainda assim cresceu 5,7%, graças ao excelente desempenho da agricultura. Ela trabalhou com menos 2,8%. Um péssimo resultado. Veja como cresceu o PIB do RS em 2011, por setores (entre parênteses, o peso de cada setor na formação do PIB):
- Agropecuária: 18,8% (9,4%)
- Serviços: 5,2% (61%)
- Produção industrial: 2,5% (29,6%)
5 comentários:
se a agricultura mantem a industria, a irrigação seria a lógica.......mas o pt........puff. e o RGSul perde de novo o trem da História. A seca, e o aproveitamento hidrigo devem entender esta ala burra da esquerda que invadiu o RGSul, é um programa que a própria natureza determina para esta Região. Agora com estas metas de vagabundos de intelectuais da "verdade" covarde perde de novo o nosso Estado. Onde está o programa e a secretaria da irrigação, por certo nos gabinetes da imbecilidade Cubana, da ala desta esquerda burra que pode servir para o Nordeste do Sarney, para o RGSul é a mesma coisa de querer liquidar com as possibilidades do nosso Estado.
Sr Polibio Braga:
O raciocínio dos GAÚCHOS POLITIZADOS é simples,PRODUZIR MAIS PARA QUE?A POLÍTICA RENDE MAIS.
Simples assim
Saudações
Por quê nao se fala em produtividade e competencia para administrar? Nao esqueçamos que em artigo recentemente veiculado nesta página foi realizada pesquisa indicando que mais de 80% das empresas fazem plano estratégico mas nao implantam.
O estado do RS a muito tempo tem o maior custo para se produzir.Num quesito somos imbativeis:Pedágio é muito alto, afasta as industrias pois nosso produto se torna mais caro.
E quando e que o Ministro da Agricultura "milagroso" o tal de Mendes Ribeiro vai derrubar o embargo Russo a carne suina que vai quebrando aos poucos os agonizantes frigorificos de suinos no estado??!!
Postar um comentário