Análise - A farsa de programas falsos de transferência de renda (Bolsa Família, no Brasil)

- A farsa do Bolsa Família, do modo como é administrado no Brasil (não há contrapartida para o dinheiro recebido de graça), é denunciada neste artigo a seguir e assinado por Júlio Maris Sanguineti, ex-presidente do Uruguai. A análise foi publicada pelo jornal El País, de Montevidéu, nesta quarta-feira. Para traduzir, use a ferramenta de busca desta página. A dica é do leitor Everton Marc.


Recorre América Latina -y nuestro país no es la excepción- un catálogo de frases hechas y seudoverdades que clasifican de un modo automático al ciudadano que ose pensar. En virtud de ese catecismo se es progresista o reaccionario, antiimperialista o vende patria, a juicio de núcleos que se siguen autodenominando de izquierda, pese a que la realidad les cambió el libreto en medio de las ruinas del llamado socialismo real, el único que existió, y cuyo invariable legado fue la pérdida de la libertad y la penuria económica.
Quien defienda hoy las llamadas "transferencias condicionadas" inmediatamente será un progresista. Esos programas, que bajo los más diversos nombres, "Planes Trabajar" o "Planes de Equidad", se han instalado en nuestros países, son la nueva panacea. Como el beneficiario recibe una cantidad de dinero salta inmediatamente de categoría y deja de ser "excluido" o víctima de la "pobreza extrema". Nada más confortable. Pero la realidad nos dice que se trata sólo de mejoría estadística, que esa persona no ha avanzado nada en su posibilidad de sustentarse, no se ha hecho más útil a sí mismo y a la sociedad, bastando que pierda la dádiva para que recaiga en su situación anterior.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análise.

10 comentários:

Surfista Prateado disse...

Ora, vejam só... E eu pensei que a América já tinha sido descoberta! Não, Sanguineti descobriu-a neste artigo!

Anônimo disse...

eh obvio que eh uma farsa...

dar dinheiro, dar casa e por ai vai...

o governo de SP andou entregando ai umas casas ou aptos, sei la, que já precisam de reformas, já que as construções parecem ter obedecido o "rigoroso" padrão de construção de obras publicas dessepaiz...

infiltrações, vazamentos, falta de água e por ai vai...

então, uma das beneficiadas com o imóvel disse o obvio, "a maioria não tem dinheiro para bancar uma reforma"...

ou seja, eh a velhíssima e manjadíssima historia do dar o peixe sem ensinar a pescar...

como essas pessoas irão manter os imoveis se nao tem renda, nao tem formação profissional e por ai vai?

Anônimo disse...

Os programas assistencialistas do governo colocam 120 milhões de eleitores dependendo do governante, ou seja : são votos vinculados, pois " comem " na mão do governo.

O pior disso é ver que o governo comemora o aumento dos cadastros, quando deveria promover a saída dos dependentes. Isso prova que o programa não funciona e também que não é esse o interesse do governo.

O objetivo mesmo é manter no brete os desvalidos, para garantir a perpetuação no poder. Como tem ocorrido no governo petista ...

A sociedade aceita isso ? Aceitamos pagar a conta de um projeto de poder equivocado e pernicioso como esse ? Pelo visto, sim. Lamentavelmente !

Anônimo disse...

Se fosse exigida contrapartida em trabalho comunitário, por exemplo, a aprovação do governo não seria tão boa. A ignorância é o mal que nada sente!!!!!!

Anônimo disse...

boa ideia do anonimo 12:54

as pessoas deveriam ao menos serem obrigadas a cuidar da sua rua, do seu bairro...

pobreza eh uma coisa, mas viver no meio do lixo que muitos deles proprios produzem ai ja passa do aceitavel...

algumas fotos daquelas favelas cariocas ocupadas pelas tais UPPs mostravam amontoados de lixo jogados em encostas, morros e no meio da rua...

por favor, são todos tao pobres que não conseguem se organizar ao menos para recolher o lixo em um único lugar?

o brasileiro, que tem essa tal fama de ser criativo, não consegue nem ao menos bolar um esquema comunitário para que o lixo produzido possa ser acondicionado em local mais ou menos decente?

eh preciso jogar sacos e mais sacos de lixo morro abaixo?

todos ficam esperando pelo governo, ninguém toma nenhuma iniciativa na sua rua para tentar transformar a sua imediata realidade, já que não eh possível consertar a cidade toda...

mas com cada um cuidando da sua rua, os bairros se tornam melhores e por consequente as cidades também...

Anônimo disse...

Ora, 6ª potência???? Será que uma "potência" dá dinheiro, cria o vagabundo, não ensina a pescar? Que se ajude quem precisa tudo bem, mas, que se perpetue a pobreza, NÃO, deem educação, emprego, condições do cidadão crescer sócio e economicamente bem, com cultura, conhecimento, formando um cidadão, não um parasita que uns tem que trabalhar para sustentá-lo, isso não desenvolve uma nação, nem aqui nem em qualquer outro lugar...

Anônimo disse...

esteve no Brasil e presenciou a farsa, iria dizer o quê?

eunice oliveira disse...

ISTO NÃO É JUSTO... MAS O QUE NÃO É JUSTO MESMO, É AS NOSSAS AUTORIDADES QUE FORAM DEMOCRÁTICAMENTE CONSTITUIDAS E PAGAS COM O NOSSO SUOR,E TRABALHO. TODOS DE BRAÇOS CRUZADOS. NÃO TEM UMA AUTORIDADE QUE IMPEÇA ESSE GOVERNO DE COMPRAR VOTOS COM O DINHEIRO DE QUEM TRABALHA. ATÉ QUANDO??????

Anônimo disse...

Prezado Polibio

Parabéns pela postagem. É necessário que um uruguaio fale as verdades para os brasileiros que não querem ver nossa dura realidade. Nosso país tá um lixão e só não vê quem não quer.

Sds

José Anibal - Taubaté

Anônimo disse...

Para entender o que está por trás dos valores que estão em jogo aqui, devemos assistir à aula de política que o Mensaleiro da Silva deu no 60 Minutes. Procurem no http://www.Scroogle.org/cgi-bin/scraper.htm.

A entrevista em http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/dica-de-leitura/baderneiros-e-mimados/#more-165531 também tem conteúdo que ajuda a entender o que ocorre no Brasil.

Mas o que realmente está por trás de tudo é a completa FALTA DE PRINCÍPIOS.

Aqui temos alguns: http://www.youtube.com/watch?v=d7fiagHwNJY

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/