Veja: para a indústria gaúcha, a China fica no Brasil

A diversificada indústria gaúcha tem perdido espaço na economia brasileira nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Rio Grande do Sul cresceu 16% nos últimos nove anos*. O número é bastante inferior ao apurado no Paraná, que teve alta de 69%; em Goiás, de 62%; e no Espírito Santo, de 57%. Comparado a estados historicamente industrializados, numa tentativa de reduzir o efeito da base de comparação, o Rio Grande do Sul ainda assim fica atrás. A produção da indústria paulista, por exemplo, aumentou 38% no período, enquanto a mineira teve elevação de 35%. O mau desempenho do setor industrial gaúcho guarda relação direta com a perda de competitividade local não apenas ante os importados, mas também em relação aos de outros estados brasileiros.

CLIQUE na imagem acima para ler a matéria completa no site da revista Veja desta semana.

CLIQUE aqui para ler sobre as mazelas do Rio Grande do Sul, um estado que não investe.

6 comentários:

Anônimo disse...

A revista VEJA fez uma enorme reportagem para tentar entender os motivos que o RS cresce que nem rabo de cavalo. Eu poderia expor inúmeros fatoress, assim como a revista o fez, mas vou simplificar as coisas assim: O RS não vai para frente por uma questão de cultura. O povo se "apequenou" o gaúcho por via de regra, pensa que tudo é caro. O gaúcho está mais preocupado com quanto o outro irá ganhar do que enxergar o seu próprio ganho. Assim, com este pensamento, primeiro ele destrói, depois ele lamenta e por fim só valoriza o que vem de fora. Este sentimento se reflete inclusive em nossa política. Até hoje, não vi um governador que procurasse primeiro encontrar nossos expoentes, mas cansei de vê-los em viagens ao exterior com penicos na mão oferecendo o pampa como moeda de troca. Enfim, o Brasil realmente só começa depois do Mampituba. Quanto aos grandes empresários de nossa terra, apontem 1, somente um, que seja deste milênio, que não tenha vindo com herança e, seja realmente bem-sucedido.

Anônimo disse...

Políbio, não sou entendido no assnto, mas sempre tive o RS como sendo tipicamente agrícola. Assim, esse 'descrescimento'industrial não parece tão importante, pois a agricultura vem crescendo, ou não?

Anônimo disse...

Mas o Estado mais politizado , com melhor educação , com melhor indice de analfabetismo ........., aqui tudo é melh, em comparação a nós mesmos !!!!!!! outros estados já nos passaram em varios indices , e a gauchada continua acreditando em papai noel e coelinho da pascoa . O ultimo foi que agora com o governo estadual e federal do mesmo partido ,o estado seria beneficiado ,rsrsrsrsrsrsrsr.

Anônimo disse...

Meu Deus!!! depois de eleger alceu colares, olivio dutra... estavam esperando oque! estamos colhendo o plantamos. e viva o povo mais politizado do Brasil.

Anônimo disse...

Não vamos nos diminuir:

Temos as calças mais largas do Brasil;

Somos os primeiros em litigar na Justiça;

Tivemos o maior numero de Presidentes, com todos dedos;

Temos o MP mais atuante do Brasil, nada funciona sem que eles autorizem;

Somos os que mais comem carnes;

Somos em numero maior do Brasil a se banhar nas águas Catarinenses e lá morar com as aposentadorias públicas Gauchas.

É muita mais coisas para enumerar, fico por aqui com meu chimarrão.

Anônimo disse...

RS rumo à bancarrota.. O último a ficar apague a luz. RS terra de decadência e estagnação econômica. É o novo Nordeste do Brasil. Agora NOrdeste é sinônimo de desenvolvimento, crescimento e pujança. RS significa pobreza, atraso, subdesenvolvimento. Culpa de Colares e principalmente Olívio, que conseguiu o que queria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/