Governo passa a investigar triangulação chinesa de calçados

O governo federal atendeu outra demanda dos industriais brasileiros do calçado e mandou investigar a origem dos calçados chineses exportados para o Brasil. Em menos de 10 dias, o governo retaliou os argentinos que restringem a entrada de calçados, suspendeu um seminário maluco promovido pela Apex  e privilegiou as fábricas locais nas compras do governo.

. A Abicalçados denunciou triangulação, porque os chineses querem escapar da sobretaxa de US$ 13,85 por par. Eles remetem o produto para Vietname e Indonésia e de lá sai a exportação.

. “A fraude é evidente em vários aspectos, mas em um apresenta-se de modo flagrante: em 2010 as estatísticas oficiais da China registram a exportação de 13 mil toneladas de calçados para o Brasil, mas as estatísticas brasileiras apontam o ingresso de apenas 3,2 mil toneladas de calçados de origem chinesa”, denunciou Milton Cardoso, presidente da Abicalçados. Ou seja, 29 milhões de pares mudaram de nacionalidade nos porões dos navios pelas mãos entrelaçadas dos importadores e dos exportadores.

- A investigação, que será realizada pelo Departamento de Defesa Comercial (Decom) irá analisar três práticas identificadas pela Abicalçados. A primeira é a importação de cabedais (parte de cima do calçado) e demais componentes de calçados vinda da China para serem industrializados no Brasil. A segunda é a importação de calçados fabricados no Vietnã, na Malásia e na Indonésia a partir de cabedais e demais componentes originários da China e, finalmente, a importação de calçados com pequenas modificações.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não vai acontecer nada... como são paises comunistas, vão abafar o caso;;;

Se fosse os EUA fazendo uma trambicagem desta, já tava Lula suado como um bêbado, Dilma, Mantega fazendo presepada na TV acusando de imperialismo... e aki ba província as bandeiras de Cuba estariam tremulando em passeatas e nos mastros do Piratini...

Anônimo disse...

Não são os chineses,apenas,que estão destruindo a nossa indústria calçadista, mas sim e principalmente os maus empresários, fraudadores, criminosos e ainda piores brasileiros,que agem,interagem e lucram fortunas, com o contrabando travestido de "importação"!
O "inimigo",na verdade,está dentro da nossa casa...

Anônimo disse...

Estas investigações do governo são patéticas. A solução é simples, todo e qualquer sapato importado será taxado em "x"% pronto, assunto encerrado. Agora, ficar com estas bobagens de investigação disto, daquilo, é só conversa para boi dormir.

Anônimo disse...

Deveriam verificar também a importação do Uruguay (Mercosul), onde nas zonas francas de lá importam da China e alteram a procedência do produto, exportando para o Brasil porteriormente.

Anônimo disse...

Parabéns para ABICALÇADOS.
Chineses são Predadores, usam de todos os métodos para ocuparem espaços, e venderem seus produtos, métodos LICITOS E ILICITOS.

Anônimo disse...

Aqui em brasília tem gente se batendo nos corredores, discutindo aumento salarial, melhores condições(?) de trabalho, redução de carga horária para maior tempo de convívio famíliar (na realidade trabalham menos de 40H semanais), etc. e só agora se dão conta e vão analisar a triangulação!
Brasília, o tapete que cobre sujeira!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/