WikiLeaks revela documentos que denunciam "corrupção generalizada" durante o governo Lula

- No ano passado, Lula defendeu ardentemente os serviços do WikiLeaks, que agora revela documentos que denunciam a "corrupção generalizada e persistente existente no seu governo".

A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era "generalizada e persistente" e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder. O documento foi revelado esta semana pelo WikiLeaks.

. Na carta, que servia como uma preparação para a visita de Holder ao Brasil, Shannon fez ainda um raio X da Justiça brasileira, acusando-a de "despreparada" e "disfuncional".

. Essa não é a primeira revelação sobre os comentários da diplomacia americana sobre a corrupção no Brasil. Documentos de 2004 e 2005 revelaram a mesma preocupação e mesmo o risco de os escândalos do mensalão acabarem imobilizando o governo. Mas o que fica claro é que, mesmo no último ano do governo Lula, a percepção americana não havia mudado sobre a presença da corrupção na administração.

* Com clipping do jornal Gazeta do Povo, Curitiba.

6 comentários:

Anônimo disse...

Liberdade de imprensa e democracia são coisas relativas. Hoje fiz um comentário no ClicRBS questionando Zero Hora e obviamente eles não publicaram. Você certamente apoiaria meu comentário porque ia de encontro aos seus ideias. Fiz também um comentário na sua coluna com uma pequena critica a sua sovinice e obviamente também não foi publicado! Nenhum dois dois foi ofensivo. Isto mostra que democracia só é bem vinda quando nossas ideias são ameaçados.

Anônimo disse...

E aí Daniel, é tudo mentira né?!?! Uxs Kumpanheiro$$$ são tudo boa gente. Quem rouba, mata e esfola são de outros partidos né...

Anônimo disse...

Ha bastante tempo , perdemos a capacidade de indignação . A novidade é que foi novamente afirmado que o nivel de corrupção era (é) bastante elevado ( 1° e 2° escalão tambem ), e ????????????

Anônimo disse...

Todo o mundo conheçe as falcatruas, corrupções e roubalheiras generalizada que acontece no Brasil. Somente o povo brasileiro não acredita nisso. Está cego e surdo, e ja perdemos a capacidade de indignação. Pobre País.....

Anônimo disse...

BOLSA FAMILIA, MISÉRIA, VAGABUNDAGEM, CEGA, CALA, ANESTESIA, AMORDAÇA, ETC ETC,
MAIOR PROGRAMA DE COMPRA DE VOTOS DO MUNDO, COM A CHANCELA DO TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
TODO MUNDO BEM PAGO PARA FICAR QUIETO E NÃO RECLAMAR.
O PROJETO DE PODER DO PT ESTÁ SACRAMENTADO.

Anônimo disse...

estes doutores não fizeram, o que um simples operário fez, palavras do tal lula.E ste canalha, Está vendendo o País, com estas empresas privadas financiadas pelo BNDE e Social................que coisa e Social, estes comunistas traem a mãe, não irão permanentemente trairem a Pátria Brasileira, e tem gente que acredita ainda neste canalha do lula, está a serviço das grandes empresas; tanto é que viajou a Bolívia e a Portugal , para vender o Patrimônio dos Brasileiros, e trazendo recursos em troca das riquezas naturais do Brasil, e tem gente que ainda acredita em lula, e em zé dirceu.Está aí o tal progresso do pt, vendendo o Brasil........ puta merda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/