Tarso ataca (com razão) a Vulcabrás: "Eles foram irresponsáveis"

O govenador Tarso Genro atacou nesta terça-feira a tarde a direção do grupo Vulcabrás pela maneira cruel com que fechou as fábricas da Azaléia em Parobé e demitiu 800 trabalhadores.
- Eles foram irresponsáveis.

. O editor já tinha reclamado uma posição dura do governo estadual, que alegou sequer ter sido consultado pelo grupo de São Paulo.

- A posição dos controladores do grupo, os irmãos Grendene, que são gaúchos, foi a de empreendedores predadores e sem compromisso social algum com a comunidade com a qual trabalharam em parceria durante dezenas de anos.

OPINIÃO DO LEITOR
Com estes custos trabalhistas e encargos fiscais, todos morrerão na praia
Polibio,eu sei que deve ter havido incentivos fiscais no passado, mas de longa data,todavia a questão da Azaléia era morte anunciada,vários os fatores,anos atraz 10mil empr. hoje 2mil.Todavia não sei se houve alguma promessa não cumprida pelo governo que fez acelerar a descisão da Azaleia haja vista a doação de R$1milhão dos Grendene  para campanha do PT. Nisso não vi o Tarso reclamar. Eu li o seu post anterior sobre a forma como os funcionários foram demitidos, mas hoje eu vi Conversas Cruzadas e a Prefeitura já sabia e nada fez desde 2006. Sobre a tal responsabilidade social te recomendo a leitura da revista Exame desta semana uma matéria com uma das maiores pensadora sul-africana, a iniciativa privada é vítima de preconceito nos países em desenvolvimento, onde as empresas são tratadas como o "império do mal" Talvez seja porisso que o Brasil seja o pior dos Brics e a Africa vai nos deixar para traz, é que aqui temos uma visão muito, mais muito socializante, nos paises em que ja passaram por esse processo social democratico (Alemanhã, França) fizeram como deve ser o proposto um meio, aqui querem faze-lo como um fim, atingir o socialismo. É a América Latina Vermelha. Se quizermos avançar teremos que reformar a Constituição e retirar tantos direitos: 6 meses seguro desemprego, bolsa bandido, reforma criminal,trabalhista.

19 comentários:

Anônimo disse...

Tarso ataca (SEM razão), já que o resultado final foi a consequência da política de governo dos "companheiros" dele mesmo...

Como sempre, o discurso é uma tentativa de inverter, não o fato em si, mas o que levou a tal situação...

Anônimo disse...

Polibio, o direito e ir e vir está assegurado na constituiçäo, não hâ como impedir o ffechamento de uma empresa, mas bons modos educacao, sensibilidade não faz mal â ninguem.
Agora se eles encerram toda a operacao no Brasil ??
E entrada continuada de produtos chineses, isto alegrarâ o Governo, estadual e federal ????

Anônimo disse...

O molusco pediu a cabeça do Agnelli por demissões na Vale. Vai lá Tarso, pede as cabeças dos Grendene.

Gilmar Moschen disse...

Polibio,eu sei que deve ter havido incentivos fiscais no passado, mas de longa data,todavia a questão da Azaléia era morte anunciada,vários os fatores,anos atraz 10mil empr. hoje 2mil.Todavia não sei se houve alguma promessa não cumprida pelo governo que fez acelerar a descisão da Azaleia haja vista a doação de R$1milhão dos Grendene PF para campanha do PT. Nisso não vi o Tarso reclamar. Eu li o seu post anterior sobre a forma como os funcionários foram demitidos, mas hoje eu vi Conversas Cruzadas e a Prefeitura já sabia e nada fez desde 2006. Sobre a tal responsabilidade social te recomendo a leitura da revista exame desta semana uma matéria com uma das maiores pensadora sul-africana, a iniciativa privada é vítima de preconceito nos países em desenvolvimento, onde as empresas são tratadas como o "império do mal"
Talvez seja porisso que o Brasil seja o pior dos Brics e a Africa vai nos deixar para traz, é que aqui temos uma visão muito, mais muito socializante, nos paises em que ja passaram por esse processo social democratico (Alemanhã, França) fizeram como deve ser o proposto um meio, aqui querem faze-lo como um fim, atingir o socialismo. É a América Latina Vermelha. Se quizermos avançar teremos que reformar a Constituição e retirar tantos direitos: 6 meses seguro desemprego, bolsa bandido, reforma criminal,trabalhista, etc.etc,etc

Anônimo disse...

agora, eh um barato ver políticos, que exalam irresponsabilidade, acusar os outros de serem irresponsáveis...

pra politico, sempre eh fácil não demitir, eles não tem que correr atrás da grana, ela sempre entra no cofre sem que tenham que fazer muito esforço...

Anônimo disse...

Irresponsável são os Governos que ao não fazerem parte e não terem risco algum no negõcio continuam com a altíssima carga tributária, péssima infra-estrutura, sem dar contra-partida à população com os impostos arrecadados. Porquê uma empresa tem que manter 800 funcionários se, já no primeiro mês de Governo do Estado, foram contratados mais de 500 CC's?

Anônimo disse...

Na época do gov Britto, os carcamanos dos Grandene anoiteceram e não amanheceram com 7 ou 8 fábricas na serra gaúcha. São o pior tipo de empresário, apenas suga o que for possível e depois deixa os restos para as hienas.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Farroupilha-RS, inicio dos anos 90 a Grendene resolve se mudar de mala e cuia para o Ceará(Fortaleza e Sobral)o picareta do Ciro Gomes então Governador, deu terreno, construiu os prédios, treinamento mais incentivos fiscais.O municipio de Farroupilha quasi quebrou.A Azaléia foi e outras irão tambem,lembra da Ford e todos os sistemistas,levaram um pé na bunda antes de desembarcar.Cuidado povo gaúcho somente com agronegocio e serviços o RS se transformara numa Alagoas.

Anônimo disse...

sou a favor de insentivos para a atrair uma empresa, pois a voracidade do governo é grande demais ao tributar um empreendedor. Mas acho que deveria existir uma clausula impondo certas regras, para coibir a "malandragem". No governo Britto a empresa teve dividas de ICMS engavetadas e só caleu o que valeu aos Grandenes por não exisitirem mais estas dividas. Agora eles dão o troco para a população?

Anônimo disse...

Ficava admirado (negativamente) ao ver como os funcionários deles lutavam por arrancar cada centavo dos fornecedores para barganhar preços e juntar uns trocados pra aumentar o lucro dos donos;em contrapartida estes empresários torravam tudo em festas onde só havia o mais caro possível e imaginável. Os coitados dos fornecedores sempre saiam com margem negativa das negociações e ficavam mais revoltados ao ver que, apos isto, os donos gastavam de maneira perdulária e generosa, com festas, artistas, carros, corridas de automóveis etc... Um dia a casa cai pra eles tbm.

Guará Matos disse...

Esses são os empresário brasileiros que sempre receberam "incentivos" do Governo. bancaram eleições e locupletavam a seguir. Mas agora, apenas bancam, pois o PT é mais traidor que o diabo!
Entretanto, o pior é para as famílias dos desempregados que ficarão nas maiores dificuldades. Mas isso não é problema, daqui a pouco e com a intenção FDP de garantir votos para as eleições a seguir, os PeTralas acenarão com a bolsa miséria e fica tudo dominado.

Anônimo disse...

Isso ai é a HERANÇA MALDITA do Lula, que está vindo à tona.

O quê esperavam que ia acontecer com a INDUSTRIA NACIONAL , com a politicalha de cambio que eles tem imposto ?
.. e mais imposto ( só para rimar )

E a Dilma é Economista, ela não pode dizer que não sabia... como o ignorante pode dizer. E DISSE.

Argolas, tem que achar o fio da meada...

... e o embrólio é confuso, doído e completamente sem nexo.

Aliás, criado por eles mesmo.

.. que saudades do FHC.

Celso B disse...

Quem contrata 550 CCs sem concurso não tem direito de reclamar nada.Quem quer aumentar o desconto do IPE não tem direito de reclamar nada.Quem não quer pagar precatórios não tem direito de reclamar nada.

Anônimo disse...

Tá Perfeito o comentário do Leitor, a gente que tem oportunidade de viajar para exterior, percebe ações de Governos Pró-ativas, justificando os impostos arrecadados (Suiça, Suécia,Austria, Alemanha, Canada) para citar alguns.
A vida no Brasil, é extremamente Burocrática, o estado se mete em tudo, para tudo tem uma taxa, um imposto, isto é uma praga.
Pagamos impostos DEMAIS, o retorno destes impostos é uma vergonha.
O Governo do PT, vai liquidar a industria Nacional, e não é só de calçados, é também Moveleiro, Brinquedos, enfim tudo.
Todos os Países se protegem (os inteligentes), a única coisa que é globalizada é a informação e o capital especulativo.
Nós como País não temos estratégia de atuação no MERCOSUL, nosso quintal, como vamos enfrentar os Asiáticos ? Não é deste jeito hoje, o Governo não pensa a longo prazo, somente nas próximas eleições, é muita politicagem, muita conversa e quase nada de ações.
Ou a sociedade reage, ou seremos governados, por tontos, oportunistas partidários, eleitoreiros.
Estes partidos politicos que temos no Brasil, tudo umas porcarias, onde tá oposição ?? Comprada ??
incompetente ??
Para que servem os Partidos Politicos ??
Conchavos para ganhar a eleição, depois, conseguir uma "Boquinha" para mamar nas tetas da vaca e dai haja imposto novamente !!!

Anônimo disse...

É O MODELO de gestão defendido por todo o picareta neo liberal..pegam dinheiro do estado e por serem incompetentes na administração e predadores..vão embora..gostaria de saber onde andam os amiguinhos dessa gente que defendem essa sistemática de doação do dinheiro público pros amiguinhos?

Adao Patta disse...

É hora de pararmos de lamber as feridas e tomar atitudes a crise no setor de calçados se arrasta a anos.Os prefeitos tem que capacitar o cidadão,atrair novas empresas e parar com estes pensamentos bairristas de que nos fomos os maiores produtores disto e daquilo,vamos olhar pra frente e disputar o mercado com força e garra que isto nos gauchos temos de sobra.

Anônimo disse...

Os irmãos Grendene poderiam antes de fechar a fábrica da Azaléia e demitir 800 pais de família, desfazer-se de suas mordomias nababescas.

Jatinhos, boutique de luxo ( e de lavagem ) jantares em Paris ( e Ferraris lembra outro leitor ).

É deste tipo de empresário idiota que a livre iniciativa não precisa.

São os garotos-propaganda dos anti-liberais, da esquerda de bar, das passeatas estudantis e dos partidecos que estão no poder.

Será bandeira contra qualquer tipo privatização.

Se a intenção era esta, foram realmente brilhantes.

Anônimo disse...

Acho que está na hora de dar incentivo, se que é para dar, aos pequenos e médios empresários locais, que possuem uma história com a localidade. No caso da Azaléia há toda uma história de vinculo paternalista com os funcionários, e isto é que está pesando mais: a falta de consideração pela parte do trabalho que nenhuma remuneração paga, como já dizia Marx.
Bom que sirva de aprendizado porque é obvio que este tipo de empresário é como parasita dos filmes de alienigenas, vão trocando de localidade conforme o interesse se esgota. Se o governo troca favores com este tipo de gente, o eleitor que tome remédio para memória e não vote em governante vendido. O Tarso não tá nem aí para o RS, só está pensando no Planalto, é só observar a cara dele frente aos problemas que o Estado vem enfrentando: a mesma de sempre - PAISAGEM. É outro que passa pelos cargos conforme o sue interesse, então gente, temos os governantes e empresários que merecemos.

Surfista Prateado disse...

Que coisa mais absurda. Desde quando empresa privada tem que dar satisfação do seu negócio para governos, tendo ou não recebido algum incentivo? A não ser que esteja estabelecido em contrato que não pode sair durante um determinado tempo e sair, fora isso, o editor está completamente maluco. E "responsabilidade social" que qualquer empresa deve ter é única e exclusivamente vender produtos de qualidade e a um preço que mantenha o negócio funcionando e crescendo. O resto é conversa de comunista atrasado. Acha diferente? É livre para abrir uma empresa e fazer como acha melhor. Democracia e livre mercado é isso, o resto é conversa de incompetente comunista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/