Lembrete para os conselheiros do Conselhão do Tarso

Lembrete para os conselheiros que irão ao convescote de hoje no Piratini com o governador Tarso Genro, nomomento em que for apresentada a criação de um novo imposto (taxa de inspeção veicular) e aumentado a alíquota de outro (taxa ambiental):

1. A Carga Tributária brasileira -2010- é distribuída, depois das transferências entre União, Estados e Municípios da seguinte forma: União 57,1%, Estados 24,6% e Municípios 18,3%. Obs.: A Constituinte de1988 havia estabelecido: 40%, 40% e 20%. Dessa forma, os Estados foram os mais afetados.

2. Os maiores tributos dentro da carga tributária global são: Prev.+ FGTS = 22,7% \ ICMS 20,4% \ I.Renda + CSLL: 19,6%.

3. Na Carga Tributária Global, as Contribuições participam com 47% e os Impostos com 49%. Apenas entre os Tributos da União, as Contribuições participam com 67% e os Impostos com 31%.

4. A Carga Tributária incide mais sobre os que ganham menos. Até 2 salários mínimos a carga tributária destes é de 53,9% \ Entre 2 e 3 SM, a carga é de 41,9% \ De 3 a 5 SM é de 37,4% \ Entre 15 e 20 SM a carga tributária cai para 31,3.

Dados - José Roberto Afonso em Panorama Tributário Brasileiro - 15 de abril)
* Publicação original: blog do ex-prefeito Cesar Maia, 3 de maio.

7 comentários:

Anônimo disse...

A turma que costuma viajar para Miami ou NY sabe, vamos comparar EUA com Brasil, o brasileiro é muito mais rico que o americano.Pagamos o dobro no preço da gasolina,telefonia, automóveis,eletrodomésticos,financiamneto bancario nos EUA é 4% ao ano.Ai os empresarios sonegam, depois fazem doação para as campanhas, e tudo fica numa boa entre governo empresarios e imprença.A mudança só vai acontecer quando o povo sair a rua e lutar, chega de amadorismo, palhaçada,corrupção,empreguismo,País da banania.

Anônimo disse...

Políbio Braga, por gentileza conheça a Constituição Federal e o Código Tributário. Taxa não é imposto. Tanto taxa, como contribuições e impostos são espécies de tributos. São impostos de competência dos Estados o ICMS, o ITCD e o IPVA. A sua ignorância tributária é de assustar.

Anônimo disse...

os zumbis dizem sim para tudo que vem do PT. A lavagem cerebral feita por elles foi perfeita. O que a fome faz...

Anônimo disse...

Bobão das 11:46h. Agora vou te dizer o mesmo que os sevidores públicos dizem: Não interessa a quem pertence o tributo o que interessa é QUE TEM QUE PAGAR.
Agora vamos ao que interessa. É importante observar que são poucos os empresários que desembolsam os 22,7% de contribuição previdenciária. Os optantes do Simples Nacional são privilegiados com renúncias previdenciárias -aquelas que são jogada esperta e covardemente pelo governo na conta da previdência e não no orçamento fiscal. A grandissíssima maioria das empresas do Brasil são micro, pequena, média e consequentemente optantes do Simples Nacional que possui tabelas diferenciadas - conforme atividade e faturamento - e as que declarão IR pelo Lucro, jogam isso como despesas o que deixará de ser 20% para se tornar 14%. Assim é preciso muita cautela ao falar sobre Previdência. Os empresários e metidos a escritores sobre o assunto fazem o bicho mais feio do que é. Quanto aos importos concordam que são de matar, afinal temos que sustentar estabilidade de servidores que trabalham pouco, o rombo da previdência do setor público, licenças para cuidar de doentes na família,aposentadorias estratosféricas, etc. Os impostos só serão reduzidos quando houver redução e melhor administração de pessoal e despesas em geral de custeio.
Lori SP

Anônimo disse...

Anônimo das 11:46, não é só tributária...

Anônimo disse...

tudo gente muito boa,,,,,,,,quando estão dormindo,,,,,,,principalmente no presídio. O RGSul, seu Povo, pode estar tranquilo que vai ser passado para trás por esta quadrilha escolhido pelo tarso, só em aceitar já diz tudo....

SERGIO OLIVEIRA disse...

Se as medidas preconizadas pelo Pacotarso fossem apresentadas por qualquer outro governante, Tarso e o PT seriam contra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/