Sindicato denuncia morte de trabalhador no metrô e diz que população corre risco

O Sidimetrô, que vem a ser o sindicato dos trabalhadores do metrô de Porto Alegre, tirou nota esta manhã para denunciar a possível ocorrência de estresse por assédio social no caso da morte do metroviário Álvaro Tomasetto, esta madrugada, quando ele trabalhava na manutenção de trilhos na subestação da estação São Luiz, Canoas, RS.

. O sindicato está aguardando os resultados da perícia técnica que indicarão quais foram às razões para a ocorrência desse acidente de trabalho.

. O Sindimetrô acha que pode ter havido estresse produzido por assédio social e neste caso responsabilizará a direção do Trensurb. Eis o que disse a nota: "Há de se frisar que havia um forte abalo emocional do profissional vitimado, assim como de vários outros metroviários, pela pressão sofrida observada a partir de demissões, trocas de escalas, terceirizações, coações, falta de efetivo.". O sindicato vem denunciando seguidos desmandos na administração do Trensurb. Houve forte apelo para intervenção da DRT e do Ministério Público do Trabalho.

- Os sindicalistas não deixaram claro, mas avisaram que há risco para os 180 mil usuários que o metrô transporta todos os dias.

6 comentários:

Anônimo disse...

Trabalho de 12 a 14 horas diárias, inclusive em fins de semana e feriado. Não tiro férias desde 1992, o dinheiro anda curto, as obrigações só aumentam, enfim, estou na panela de pressão...

Essa conversa fiada desse sindicato não cola. Creio que a maioria das pessoas vivem do fogo para a frigideira e vice-e-versa e nem por isso entram em depressão.

Isso é da vida!

Anônimo disse...

reclama para o Lula...

Anônimo disse...

Ainda existem pessoas que trabalham lá... São os da antiga na maioria, pois os novos também na maioria são petralhas... O assédio é muito grande no pessoal antigo..., pois são eles que ajudaram a corja fedida a se eleger... reflitam o presidente da camara dos dep. foi presidente da TRENSURB e colocou guela baixo muitas coisas (contratos sem licitação, pessoas sem conhecimento em cargos de chefia, quem não se curvou ele dobrou a espinha) ainda comanda o trem da alegria...Tem muita gente boa que sofre lá... Na verdade estão colhendo mais do que plantaram.

Unknown disse...

"A política de terceirizações da Trensurb está acabando com alguns setores [...] Há de se frisar que havia um forte abalo emocional do profissional vitimado, pois o mesmo foi demitido em fevereiro e só não efetivou a demissão pela atuação do Sindimetrô. Mas a troca de escalas e a proximidade de aposentadoria, que na Trensurb é pressuposto de demissão. Da mesma forma, vários outros metroviários sofrem pressão por ameaças de demissões, troca de escalas, turnos, terceirizações, coações, falta de efetivo..." SindmetrôRS 05/05/2011

Porque tantas demissões sem reposição de pessoal?
Porque demitir os funcionários perto da aposentadoria?
Porque tantas trocas de escalas e turnos com redução salarial?
Porque tantas terceirizações dos setores?
Porque tantas coações aos trabalhores?
Porque reduzir o efetivo?

Essa estratégia já não foi utilizada para privatizar o metrô do Rio de Janeiro?
Estará a Trensurb no mesmo caminho?

Porque os superintendentes, gerentes, assessores estão em silêncio e concordando com as decisões da empresa?
Porque os gerentes que eram os mais contestadores da Trensurb estão como cordeiros?
Porque o vice-presidente do sindicato está agora com uma FG dentro da empresa?
Será que houve algumas promessas de cargos na empresa que será privatizada?
Tanta promessa. Será que elas serão todas cumpridas?

Essa estratégia já não foi utilizada para privatizar o metrô do Rio de Janeiro?
Estará a Trensurb no mesmo caminho?

Será que a morte de Álvaro Tomasetto é um alerta para que haja uma reação contra essa estratégia?
Álvaro morre e alguns vendem as suas almas por aqui.

Dossiê Metrô Rio de Janeiro: http://anadut.blogspot.com/2010/02/dossie-metro-rio.html

Anônimo disse...

Esses PeTralhas são malandros ou o povo que é ingênuo mesmo? Sabiam que já funciona uma empresa (terceirizada a preço de ouro) para fazer contagem dos usuários e pesquisa de satisfação... Até os contratados já perceberam a malandragem deles... Pois estão usando contadores pra que se nas estações existem cancelas (roletas) ??? Fazem piada com a nossa grana... VIVA ao ProleTariado...

Anônimo disse...

Trabalhadores todos somos , mas nada justifica a perda de uma vida.A precariedade dos trenbsurbanos ja é uma constante.Há quantos anos se faz manutenção em trens sem nenhuma segurança de qual ou que material é utilizado ou mesmo os reparos são adequados?Estão acompanhados pela segurança no trabalho?Quem são os responsáveis pela segurança no trabalho do Trensurb?Perícia sim.Importante é saber como será conduzida esta investigação pois afinal servirá de parâmetro para enfatizar o valor da cidadania e da segurança coletiva.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/