Estudo - Tecnologia e logística em águas profundas (saiba mais sobre o Pré-Sal)

O jonal O estado de São Paulo deste domingo concedeu uma página inteira para o estudo que fez o jornalista Norman Gall para o caso da tecnologia e logística em águas profundas, justamente nas quais o Brasil pescará todo o seu petróleo na chamada camada Pré-Sal.  O desafio é enorme, as dúvidas sobre a tecnologia e a logística existentes são maiores ainda. Questões inquientantes ainda estão por resolver. Há uma enorme caixa preta sombreando as discussões. O editor leu, anotou e resolveu disponibilizar todo o estudo para consulta dos leitores.

CLIQUE AQUI para ler o aprofundado estudo feito por Norman Gall e publicado pelo Estadão neste domingo.

3 comentários:

Piscando a notícia disse...

Quem assistiu no Discovery Channel o documentário sobre o pré-sal,no último sábado verificou que existem numerosos problemas para serem resolvidos, a começar pela profundidade para extrair algo que está a 150ºC e após congelar em águas marinas abaixo de 5ºC. A retirada de petróleo somente será possivel segundo estimativa de experts em 2017, isso se forem contornados todos os obstáculos, caso contrário somente na década de 20, isso se o petróleo manter-se numa faixa acima de U$150/barril. Essa questão de logistica é algo que preocupa porque necessita de uma plataforma a 150 km do continente para manter mais de 5 mil pessoas a bordo e toda uma frota de helicópteros para levarestas pessoas para as plataformas de extração.

Anônimo disse...

"Conversa fiada" do pinguço, num dia de muita cachaça, delirou para a platéia hipnotizada. Ora ! Vejam nossos vizinhos exploram petroleo em terra para consumo próprio e exportam.

Anônimo disse...

Pois esta ai a realidade, o gamba quando se referia ao pre-sal estava so preocupado com aquela primeira salgada na picanha dele la no tempo da Granja do Torto, devidamente paga pelos cartoes de credito corporativo da Presidencia da Republica e debitados no bolso que quem trabalha mais d e05 meses no ano para para gar impostos! E olha as despeas com o cartao desta plebe e "sigilo, pois sao despesas que envolvem a seguranca nacional"!!!
O petroleo do Mollusco esta mais no fundo do que os proprios dinossauros que os originou!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/