Entrevista - Saiba como será a reforma política

José Otávio Germano, deputado Federal, PP

Quem, do RS, integra a comissão especial sobre a reforma política?
Eu e o Alceu Moreira, do PMDB, com certeza. Do PT, não vi os nomes. A comissão será instalada nesta terça e terá 50 dias para apresentar as propostas.

Mas o Senado também instalou uma comissão?
Sim. Ao final, vamos fusionar tudo.

Desta vez a reforma sairá?
Não tenha dúvida. O apoio é fortíssimo dentro do Congresso e por parte do novo governo. O vice Michel Temer está empenhadíssimo no assunto.

O que pode vir?
Por consenso: 1) só se elegem deputados mais votados e não haverá sobras para suplentes (fim do efeito Tiririca). 2) fidelidade partidária. O primeiro ponto é chamado de Distritão. O RS seria um único distrito.

E para debate maior?
A questão dos financiamentos de campanha, a extinção dos suplentes de senador e a unificação das datas para todas as eleições.

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, uma questão é unimidade entre colegas, parentes, amigos, etc.: a) financiamento público nem pensar. O cidadão já tem responsabiidades suficientes e sem retorno. Dizem que são apenas R$ 17,00 por habitante - isso é muito para quem tem político deixando o cidadão a mercê da própria sorte como foi o caso SM. Se R$ 15,00 é muito par os cofres públicos imagina para o bolso(somado a tudo que o governo leva de tributos mais o que temos que colocar porque o governo cobra e não fornece - saúde, educação, segurança). b) Outro item que não se pode deixar passar é a necessidade do voto distrital. O eleitor precisa estar perto para cobrar e exigir que o desejo da sociedade seja atendido e não os interesses pessoais como temos assistido. c) Acabar com todos os suplentes. Se um deputado for deslocado para algum ministério, adeus vaga, nada de por outro no lugar. Afinal foi eleito, se não ficou azar. Quem foi ao ar perdeu a vaga. Isso está ficando caro, gente demais e resultado de menos. O setor público precisa encolher. No judiciário/STF, só para teres uma ideia: são 569 analistas e o resto dos mais de 1.140 são comissionados e todos com remunerações de diretores de empresas do setor privado. Mais: exigem HE e durante 2 meses do ano tem horário especial, ou seja, que se faça banco de horas como ocorre no setor privado. A campanha que está se firmando em igualar os direitos trabalhistas e previdenciários do setor público e privado precisa tornar-se realidade ou a maioria dos brasileiros irão trabalhar para sustentar essa minoria de 20% privilegiados.

Anônimo disse...

O maioria já está sustentando a cambada de privilegiados a muito tempo. Profissionais de nível superior, medicos, dentistas, engenheiros, etc tem pisos de 5 a 10 SM. Só depois de muito trabalho, ou risco empreendedor, alcançam faixas de renda melhores.
.
Agora um juiz novo, um advogado recém formado, como pode ter um inicial de 30 SM ? Será que a hora trabalhada de um juiz vale 30 vezes mais do que a de um trabalhador básico ? Quem paga a conta ? De quantos trabalhadores tem que ser arrancada a "mais-valia" do seu trabalho para sustentar os privilegiados ?
.

Anônimo disse...

O voto distrital é imprescindível. E' necessário conhecer os políticos de perto, conhecer suas casas, seus carros, seus hábitos. Quanto mais expostos aos eleitores melhor será a qualidade dos eleitos.
E para isto os políticos tem que residir perto de seus eleitores, no mesmo distrito.
.
Fundamental tb. é se livrar dos bandidos que se elegem para fugir a lei. Já está encaminhado mas tem que funcionar. O processo deveria correr e a execução ficaria suspensa até o fim do mandato. Em caso de condenação, mesmo com a execução adiada, a reeleição não ocorreria.

Anônimo disse...

Olhando o resultado das eleições presidenciais vê-se que a educação dividiu o Brasil ao meio. O Norte se deixou levar pela lábia, mas o Sul não. Esta diferença é graças a educação melhor do Sul. Isto que a educação aquí no Sul é ruim, mas já é o suficiente para qualificar mais o voto.

Anônimo disse...

Distritão sempre foi, RGS, SC, PR....

"Balela", o melhor é voto distrital para diminuir os custos de campanha e agente saber na verdade em quem se está votando, sendo os candidatos estarem o mais próximo possível.

Mordaz disse...

Reforma política feita pelos que justamente envergonham a política é ilusão. Vão apenas legislar em causa própria, sem legitimidade. Veja o estelionato que Lula e Dilma fizeram se elegendo gerando uma herança maldita enorme.

Anônimo disse...

Fala liderança!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/