Entrevista - A ampliação da pista do Salgado Filho é desnecessária. Saiba por que razão.

Daniel Kieling, presidente da Associação dos Moradores do Lindóia (bairro vizinho do Salgado Filho, Porto Alegre).

Vocês são contra a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho ?
Não é isto. O projeto não passa de pura transferência de dinheiro público para empresas de cargas aéreas.

Você tem prova disso ?
As operações da TAP, 4 vezes por semana, com voos diretos Porto Alegre Lisboa, provam que a atual pista comporta voos de longa distância, desde que sua utilização seja de passageiros.

Mas as cargas precisam voar.
O governo federal age de forma cega, inconseqüente e simplista, insistindo na ampliação do Salgado Filho, quando deveria privilegiar Caxias e o Vale do Sinos com aeroportos fora das áreas urbanas.

E-mail: associacaolindoia@gmail.com

19 comentários:

Anônimo disse...

Não seria mais interessante investir em ferrovias? Mandem de trem para Rio Grande, Curitiba ou São paulo. A Europa descobriu isto a mais de 100 anos, mas países do Leste Europeu com menos de 30 anos de idade já descobriram isto também. E aqui? O que falta? Boa vontade?

Anônimo disse...

Os vooos saem como meia carga e são completados em Curitiba ou Viracopos.

Até aviões de passageiros enfrentam dificuldades de pouso em POA.

O editor tem sido um árduo lobbista contra o aeroporto.

Unknown disse...

o problema em caxias é o tempo. é quase um cumbica.
já o vale dos sinos parece ser uma boa idéia.
grande abraço, polibio.

Anônimo disse...

Se diziam que precisavam ampliar a pista para Porto Alegre ter vôos diretos com a Europa, como é que a TAP anuncia que vai realizar 4 vôos diretos semanais nesta pista ? não entendi.

Anônimo disse...

é claro que existe outras opções.....................mas?

Anônimo disse...

Tem que aumentar a pista sim. O aeroporto sempre foi ali e os moradores acham que o Brasil deve ser prejudicado só porque eles não gostam de barulho? Votem em um presidente que trasnforme classe C em B (e não B em C e C em D!) e melhorem de vida para morar melhor...

Anônimo disse...

ese o daniel não morasse onde mora? ridículo daniel, coisa de gauchinho umbigo do mundo...

Fernandez disse...

Acho que se o Salgado Filho não for ampliado será sempre um aeroporto deficiente.
Uma pista de 2280m pode receber até um 747, mas sempre será sempre preciso restringir a carga combustível ou o número de passageiros.
No caso da TAP e seus A330, a pista do Salgado Filho é suficiente, mas, francamente, não sei se com carga máxima e margem de segurança nas manobras.

Fernandez disse...

Polibio
Acho que precisamos de uma opinião mais técnica sobre este assunto.
Aconselho uma entrevista com o Claudio Candiota. Ele está no Twitter.

Anônimo disse...

Os colonos aqui do rincão gostem de campo de pouso e não de aeroportos!!

Anônimo disse...

Basta colocar os moradores do Lindóia ao lado dos moradores da vila transferida.
Continuarão vizinhos.
Eu continuarei pagando estacionamento pra ver avião.

Luiz disse...

O Anônimo das 15,01 é um gênio. Deveria ser ministro. Ele construirá ferrovias para transportar cargas entre Brasil e Europa

Anônimo disse...

Políbio, este episódio será emblemático demonstrando se o Brasil vai ficar no potencial ou se efetivamente vai se tornar a potencia que pode (ou poderia) ser.

- democracia aceita bem choro paroquial como este.Faz parte do jogo. Choro de quintal é valido, mas aeroporto internacional é assunto de ambito internacional. Nao pode ser travado por associacao de moradores e vizinhos. Ou resolveram criar um conceito novo: aeroporto de bairro? tragam os teco-tecos de volta!

Se necessario, publique-se na zero hora e correio do povo informacao tecnica e economica sobre a mudança. Nao engenharia aeronautica apenas, mas analise economica e de desenvolvimento.

O que precisa mostrar para acabar com o choro:

A) peso máximo na decolagem permitida pelo campo de pouso do salgado filho

B)avioes que NAO podem decolar com carga total do aeroclube salgado filho

C) total de toneladas de carga que deixa de ser embarcada anualmente nos avioes que precisam partir com carga parcial.

d) total de toneladas de carga que deixa de ser embarcada anualmente nos avioes que nao podem pousar ou partir do aerocluble salgado filho(Boeing 747, Boeing 767, Boeing 777, A330, A340 e A380 por exemplo).

e) numero total de passageiros que deixam de embarcar anualmente

f) porte das cidades que conseguem embarcar o que deixamos de embarcar.Receita com exportacao. Imposto arrecadado, Empregos envolvidos, etc.

g) elementos usados nos projetos de viabilizacao economica e financeira destes projetos. Traga-se isto para a midia. Qualifique-se o debate. Eu nao tenho estes dados. Alguém tem e pode mostrar pq um aeroporto para voos intercontinentais é melhor do que um aeroporto de bairro. affff..

Agora, que isto é informacao chata e meio técnica é. Mas a idéia é levar o assunto a sério, nao?

Ou, de maneira simples: porque eles acham que existem pistas de 4km no mundo afora? Porque a pista de Frankfurt tinha 3km em 1957? porque tem tres pistas de 4km já há algumas decadas? ?

Este tipo de manifestação paroquial pode ser derrubada em 5 segundos com argumentos sólidos objetivos e concretos. Nao opinioes, mas estudo de demanda que podem ser trazidos à luz do sol, dados tecnicos sobre peso máximo na decolagem permitida pelo campo de pouso do salgado filho e por aí vai. Mas ao invés de dados e fatos o bate-boca publico é de poesia e lobby. Nao vai a lugar nenhum. Sem que os dados sejam colocados na mesa (sei la quem os tem), ficaremos na poesia...

Ou o contrário... deixa espernear e execute-se a obra, já que ela é importante. Mas faça-se. Só falta agora quererem voltar e sentar em cima do projeto.

O presidente de Portugal uma vez disse ao JK: o nosso problema é que temos poetas demais e engenheiros de menos.Nao sei se temos poetas demais (eles nunca sao demais),mas que faltam executores, ah faltam. Nao gosto da Dilma, de maneira geral. Mas gosto do lado 'fazedor' dela.

Anônimo disse...

O portoalegrense por via de regra tem uma mentalidade retrograda. Admira tudo o que os outros fazem, mas querem que aqui não se faça nada. Acho que é herança atávica... Contemplativo tomando o chimarrão a olhar pelas cochilhas.
Ora, convenhamos, para se ter AVANÇO sempre teremos que perder alguma coisa. O Aeroporto Salgado Filho, necessita de mais pista para atender a demanda por aeronaves maiores, mais pesadas, etc. É no mínimo ridículo querer travar o estado porque carroças são lindas e bucólicas. Xô pelegada a lá guasca do PT.

Anônimo disse...

Vôo semanalmente, passo por alguns aeroportos do país e é evidente que nossa pista deixa a desejar, assim como a estrutura em si. O estrangulamento em outros segmentos é visível. Na verdade os aeroportos não foram projetados para a demanda atual. Cada capital do país deveria possuir, no mínimo, dois aeroportos. Ficar "remendando" não resolve.

Anônimo disse...

Já devia ter sido ampliada faz tempo...

Anônimo das 15:01 disse...

Já o Luiz é um jumento igual a maioria dos brasileiros: consegue juntar as letras em um texto mas não sabe o que elas significam. Sugeri uma alternativa de transportes para não sermos dependentes 100% de um aeroporto e não uma alternativa a TAP! Ainda existe o MOBRAL? Recomendo então...

Surfista Prateado disse...

Para mim, o contribuinte é bem melhor aproveitar um aeroporto que só falta estender um pouco a pista do que fazer um novo só para transporte de cargas para não incomodar a dondoca contrariada da tal associação do Lindóia. Ele que se mude se não está satisfeito. O aeroporto está ali há bem mais tempo.

Anônimo disse...

Para o que quer dados técnicos, vamos lá, varios bairros da capital, não só o Lindóia, estão no que se chama área de ruido nivel II, ou seja, não é permitida a presença de habitações de moradia, pelos inumeros transtornos a saúde humana, segundo a própria OMS. Pois bem..se levassemos ao pé da letra, todas as restrições, o ministério público ja teria interditado o Salgado Filho, em países de primeiro mundo, que muitos aqui gostam de se referir, aeroportos que foram cercados pelas cidades, passaram a operar vôos regionais e novos e modernos aeroportos foram construidos fora dos grandes centros e suas áreas de entorno preservadas. A questão aqui é...vale apena investir no Salgado Filho ou é melhor construir um novo e moderno aeroporto na grande Porto Alegre? Observem congonhas cercado pela cidade, aeroportos impedem a cidade de crescer, agora mesmo, por questão de segurança o V Comar proibiu edificações a 4 Kms do aeroporto. Agora muitos estão berrando, estão querendo até que a aeronautica flexibilize normas técnicas, ora tenham a paciencia senhores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/