Chuvas no Rio já mataram 356 pessoas. PV do RS culpa governos federal e estadual.

Foi a maior catástrofe natural desde 1967 em um só dia no Brasil. Em poucas horas, um temporal na madrugada matou pelo menos 356 pessoas em três municípios da região serrana do Rio. Em Nova Friburgo, o número de vítimas já chega a 168. Segundo a prefeitura da cidade, 13 corpos foram encontrados na manhã desta quinta-feira. Em Petrópolis (36 mortes), os corpos de mais duas vítimas foram retirados dos escombros. Em Teresópolis, o número também subiu nesta manhã, passando de 130 para 152.

. Deslizamentos de toneladas de terra, quedas de pedras gigantescas e enxurradas de lama comparadas a tsunamis tomaram bairros inteiros e inundaram prédios em segundos, em um cenário semelhante ao provocado pelo furacão Katrina, que em 2005 devastou a cidade americana de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

. As prefeituras dos três municípios atingidos dizem que o número de vítimas pode subir, pois equipes de resgate têm dificuldade de chegar aos locais dos desmoronamentos. Faltam água, energia elétrica e telefone. Pelo menos três estradas que cortam a região precisaram ser interditadas parcialmente, o que atrapalhou ainda mais o trabalho de bombeiros e agentes da Defesa Civil. Famílias inteiras morreram com a força da enchente ou dos deslizamentos. Em alguns pontos, rios subiram até cinco metros e invadiram casas enquanto os moradores dormiam. Centenas de casas foram varridas pela terra que desceu as encostas, arrastando árvores e pedras.

OPINIÃO DO PV DO RS

A tecnologia toda deste mundo não evitar que estas vidas sejam perdidas como ocorrido nesta quarta-feira 12/01/2011. Não posso acreditar. Tu sabes que isso irá acontecer de novo em algum lugar. Os motivos também tu desconfia, não é? A ação de apoio na catástrofe do Rio de Janeiro é morosa e não devidamente preparada. Governo Federal e Estadual são incompetentes. Isso que penso. Qual o plano dos governos? Alerta?!!As perdas foram incalculáveis do ponto de vista econômico, mas nada que supere as vidas que perdemos.
O desespero das pessoas atingidas nos comove. É uma vergonha para nosso país. Agora os políticos incompetentes irão sobrevoar para ver a tragédia e hipocritamente liberar recursos aos ouvidos do povo.
Isso me indigna. Pois acredito que muitas destas vidas poderiámos ter evitado com políticas de prevenção a catástrofes e de atenção a Preservação Natureza entre outras políticas do gênero.
Marco Santos Mikonga
Sec. Comunicação PV RS

4 comentários:

Anônimo disse...

Se não estou enganado, no ano passado o RJ passou por tragédia semelhante. E duas figuras para lá de imbecis (Lula e Cabral) não fizeram absolutamente NADA. Lamento pelos fatos ocorridos, mas se existe algum culpado nesta história, além do tempo, são estes dois vigaristas. Primeiro porque só se locupletam, segundo porque não estão nem aí para os reais problemas de seu povo.

Anônimo disse...

Ué??? Mas isto deve ser culpa do PSDB né???
E aí petralhada??? Como é que fica agora ?

Anônimo disse...

falta plano diretor nas cidades brasiliras,falta plano diretor nas cidadesa brasileiras de novo falta......................nas cidades brasileiras etc.....a tenção senhores prefeitos e governadores,falta plano diretor nas cidades brasileiras.Atenção Senhoraes falta.....

Anônimo disse...

Discordo do Anônimo das 10:42. Político incompente de um povo inteligente, só erra uma vez. Oito anos fazendo merda e mesmo assim se reelegendo ou elegendo candidatos de sua quadrilha, aí a culpa é do povo que agora está pagando por seus erros. No tempo dos milicos os políticos nos eram enfiados guela abaixo. Agora nos os escolhemos. No rio 68% dos eleitores aprovaram Cabral e Lula. A verdade está nas manchetes e não vi nenhum "cumpanhero" jornalista questionando a relação entre os últimos 8 anos de governo e a situação da população em áreas de risco.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/