Cada brasileiro comprou 4 pares de sapatos no ano passado. Começou a Couromoda.

Ao abrir nesta segunda-feira suas portas em São Paulo, a 38ª Couromoda, a mais importante feira brasileira internacional de calçados, divulgou um número que não parece crível: no ano passado, foram fabricados 858 milhões de pares de calçados no Brasil, 744 milhões dos quais foram vendidos no Brasil.

 . Isto significa que cada brasileiro comprou no ano passado o equivalente a quatro pares de sapatos.

 . O número é surpreendente e inédito.

 . A Couromoda apresenta a próxima coleção de outono/inverno.

 . Os fabricantes querem continuar vendendo bem no mercado doméstico (mais 5,3% em 2010), mas prosseguem de olho bem aberto para o mercado externo (venda de 143 milhões de pares, 12,9% mais, em 2010).

 - O governador Tarso Genro esteve na abertura da mostra, em São Paulo. Seu discurso mostrou domínio dos desafios do setor (a forte concorrência chinesa).

4 comentários:

Anônimo disse...

Estive no Uruguai este ano e aproveitei para adquirir alguns sapatos e bolsas. A Pasqualini tem um belo estoque de bolsas e calçados, esses muito confortáveis, cores discretas e bons preços. Parece que o setor calçadista brasileiro não tem preocupações com o conforto dos pés femininos (muita plataforma, saltos altíssimos, com bico fino, etc). Quanto as cores, que horror. Decididamente, se depender de mim, os calçados brasileiros ficaram nas prateleiras.

Anônimo disse...

E os donos das fábricas de sapato só reclamam. Não coheço um pobre. Um que não tenha um "caro" impostado para ostentar..

Anônimo disse...

Polibio, o setor de Calcados e seus componentes do vale do sinos tem presença Centenaria, depois da construçâo Civil é a industria do Sapato a maior empregadora do Pais.

Anônimo disse...

Alguém comprou os meus pares. Devolva já...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/