Yeda colhe (inédita) quarta supersafra no RS.

Na manhã deste sábado, em Camaquã, Litoral Sul do RS, 80 Km de Porto Alegre, acontecerá a festa da abertura da colheita de arroz da safra atual do RS.

. É grão de verão.

. O RS colherá entre 7 milhões a 7,5 milhões de toneladas, 60% de toda a produção brasileira.

. O mau tempo prejudicou a safra, que no caso do RS sofre pouco com a chuva e a seca, porque as áreas de cultivo são todas irrigadas.

. A festa não ocorrerá apenas por causa do arroz.

. É que o RS terá pela quarta vez uma supersafra. O editor tem escrito que Yeda está com muita sorte. Ela avisou: “Não é sorte, porque a gente faz a sorte”. Seja como for, jamais, antes, neste Estado, foram registrados quatro safras recordes seguidas.

. A Conab informou esta semana que a safra de grãos do RS irá a 23,2 milhões de toneladas. O RS ficará atrás do Paraná, 29,4 milhões de toneladas, e Mato Grosso, 28,4 milhões de toneladas.

. O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, disse ao editor que a safra gaúcha poderá bater em 25 milhões de toneladas. Seria algo surpreendente.

. O Brasil colherá 142,8 milhões de toneladas.

. Melhor ainda: os preços estão bons – muito bons.

- Boas safras significam riqueza para a economia gaúcha, porque o complexo agribusiness corresponde a 45% do PIB do RS. É por isto que o governo projeta um PIB entre 5% a 6% maior em 2010.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa, Estado por Estado, com os números das safras 12008/2009 e 2009/2010.

3 comentários:

Oswald disse...

A pesar de todos os contratempos: MST,chuvas e má vontade do governo federal. O Tarso Ilich deve estar espumando de raiva!

ATENTO disse...

A SORTE AJUDA OS BONS!

ALGUÉM VAI QUERER "DESPEDIR" A BOA SORTE?

UMA BOA PEDIDA:
CONTINUAR COM COMPETÊNCIA

CONTINUAR COM A "BOA SORTE"

Anônimo disse...

Dá-lhe Yeda, tarso deve estar mordendo os beiços de raiva.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/