Eliseu Santos não era um semeador de tempestades

O jornal Zero Hora é o principal jornal do RS e o jornalista Marcelo Rech, diretor-Geral de Produto do grupo RBS, ex-diretor de redação, é reconhecido pela enorme competência profissional, mas ambos se equivocaram drasticamente na cobertura que fizeram na edição deste sábado sobre o assassínio do ex-secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos.

. A cobertura é até desespeitosa, além de dramaticamente equivocada.

. O artigo principal das quatro páginas de reportagens é justamente de Marcelo Rech, intitulado “Os semadores de tempestades”. Ele armou a tese em cima de circunstâncias apressadas, elaborando um roteiro de conspirata política tosca, e a RBS toda foi atrás e não mudou até as 13h deste sábado. A hipótese mais provável é a mais comum: assalto e morte. Não é a que mais emociona e nem a que mais interfere na sucessão estadual. A tese da execução tem componentes políticos que ajudam Tarso Genro e prejudicam José Fogaça. Só não vê isto quem não quer ver nada. O jornal só faltou chamar o xerife (Gaspareto) para apurar o caso.

. A comparação com o Caso Daudt é consequência do equívico e é inapropriada. Mesmo que o caso fosse de execução, as duas situações são incomparáveis. Afinal de contas, Daudt construiu sua carreira jornalística e política em cima do confronto, da polêmica continuada e até de ataques pessoais, sem contar os aspectos ligados à sua homossexualidade.

. É até aceitável que o jornalista José Antonio Daudt seja tratado como um semeador de tempestade, mas este definitivamente não é o caso de Eliseu Santos. Os entreveros políticos dos quais participou, foram escassos, nunca resultaram de desforços pessoais e jamais tiveram qualquer componente sexual.

. No RS, somente políticos desfibrados não semeiam tempestades.

. O jornalista Marcelo Rech e o jornal Zero Hora, além disto, não deixam claro que semeadores de tempestades – reais ou imaginários – não podem ser abatidos a tiros pelos adversários contrariados.

. A análise fria do assassínio de Eliseu Santos é tão cínica quanto a declaração de Lula sobre a morte de Zapata:
- Zapata morreu porque fez greve de fome. Caso quisesse continuar vivo, bastaria não fazer greve de fome.

. No caso dos semeadores de tempestades, para continuarem vivos, bastaria não se envolverem em polêmicas.

. Para os familiares e amigos que conviveram estreitamente com Eliseu Santos, como é o caso do próprio editor, que não o conheceu apenas em arroubos de santas e justas indignações, a sua morte precisa ser bem apurada. A tese menos aceita pela RBS (os bandidos queriam o carro e tirotearam com o proprietário dele) é a que mais parece verdadeira, por duas razões elementares: 1) assassinos de aluguel não emboscam a vítima na frente de todo mundo. 2) Santos, ao atirar por sete ou dez vezes seguidas, obviamente só fez isto porque ainda estava vivo - atirou ao ser abordado ou no decorrer do tiroteio (assassinos de aluguel não dão chance de reação à sua vítima).

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo de Marcelo Rech, de Zero Hora.
- Clique logo a seguir, no espaço reservado aos comentários dos leitores (na linha que segue esta nota, um pouquinho abaixo) para acompanhar o que informam e analisam os leitores. O material é mediado na hora (on line).

15 comentários:

Anônimo disse...

"Os assassinos estão livres, nós estamos presos".
A polícia pega o bandido, as leis e o judiciário soltam.
Enquanto isso não mudar a criminalidade só crescerá "nestepaiz".

Anônimo disse...

Não é o caso da família de Eliseu Santos processar a Zero Hora por falsidade e até calúnia? A RBS adora entrar em frias nas quais tem que pagar indenizações, perderam o senso moral, vão ter que pagar um caminhão de dinheiro para a governadora e sua família.

Anônimo disse...

O advogado Leudo Costa, que defende Renato Mello, dono da empresa Reação, relata que um homem telefonou para o seu escritório e declarou: "Você está mexendo com um esquema de 30 anos na Saúde. Você vai acabar que nem o Becker". Depois disto Eliseu Santos revelou na Câmara Municipal que foi ameaçado por um motoqueiro entre as avenidas Nilo Peçanha e João Wallig. Na Câmara, a bancada do PT recolhe assinaturas para investigar denúncia de suposta cobrança de propina na pasta comandada por Eliseu. O fato que motivou o pedido foram relatos feitos pelo dono da empresa Reação que realizava a segurança nos postos de saúde da Capital. Renato Mello acusa o ex-assessor jurídico da Secretaria Municipal da Saúde Marco Antônio Bernardes de cobrar dinheiro em troca da prorrogação do contrato por mais um ano. Leudo prometeu relatar a ameaça à Secretaria de Segurança e à OAB.
Acho que o ocorrido ontem e a emrpesa de segurança tem relação.

Anônimo disse...

Se o temperamento de Eliseu Santos lhe rendeu 7 tiros, quantos tiros mereceria a Luciana Genro?

PS: eu acho que nenhum deles merece tiro algum.

Anônimo disse...

Eliseu Santos não foi assassinado por causa do seu temperamento, mas porque contrariou interesses de assaltantes do dinheiro público. Pode ir atrás.

Anônimo disse...

ZH disse hoje que Eliseu Santos era indisciplinado dentro do PTB. Que mentira ! Dou um exemplo: ele aceitou perder a vice de Fogaça e ainda ficou no governo como secretário. Isto não é coisa de quem não obedece o Partido.

Mriam Matos disse...

O que diz a Sonia Santos de tudo isso, é o que eu gostaria de saber. Sei que ela não tem nada com isto. É só curiosidade, porque ela foi mulher dele e é política - e do PTB. Miriam Matos, Porto ]Alegre, RS.

Anônimo disse...

Compararar o Eliseu com o Daudt é dose pra mamute. Nada contra o Daudt, mas não tem cabimento a comparação. Sequer as circunstâncias são parecidas.

Lauro BAstos disse...

Pô, Polibio, vais querer transformar o Eliseu no Santo Santos. Era só o que faltava. O cara tava todo enredado. Lauro Bastos, Porto Alegre, RS.

Anônimo disse...

Essa Zero Hora tá só dando furada. Essas matérias sobre a morte do Eliseu são totalmente desfocadas da realidade. Que coisa !

Kafka disse...

Isso para o povo aprender ou ficam quietos e não contrariam os "interesses" dos bandidos e corruptos ou morremos. Nós (a sociedade de bem) estamos pagando o preço dessa nossa inércia no combate eficaz a corrupção. A ZH deveria proteger os interesses da sociedade informando e esclarecendo, mas prefere é confundir e manter acuada essa sociedade com esse tipo de jornalismo que tem feito aqui no RS (sujo e imoral)

Anônimo disse...

RBS >>> abismo >>> Políbio

JVS9999 disse...

Isso é algo absurdo, pois esse veiculo, através dos seus funcionários que sempre distorcem as coisas para o caminho que melhor interessa aos PTistas.

Disparos, em numero de 7(sete) deixam claro que era para efetivar a morte, não poderia apenas imobilizar ou amedrondontar, era para ANIQUILAR mesmo, exterminio.

Grupo de homens, assaltante de carro nunca anda em bando, pois isso dificulta em demasia a fuga, sem é um ou no maximo dois, um em um veiculo de fuga e outro pratica o assalto.

Estacionamento de supermercado, é local de pessoas normais e por caracteristicas pacificas, seguranças de estacionamento não portam armas, ou seja, local foi escolhido, rotina foi acompanhada.

Semeador ou não de discussões, tempestades ou qualquer coisa, nunca justificaria um assassinato. Motiva um assassinato de tamanha brutalidade(sete tiros) na frente da familia, são interesses contrariados e AVISO a outros possiveis bloqueadores que venham ocupar a posição ou tenham posições similares que ficaram com muito medo de fazer algum movimento no sentido identico de contrariar os grupos ou grupo de interesse nos NEGOCIOS COM A PASTA DA SAUDE DA PREFEITURA.

As pergunta são:
Quem ameçaçou anteriormente?
Quem teve interesses contrariados na pasta da saude da prefeitura?
Quem teve corte de privilegios financeiros(disputas pessoais não justificariam um assassinato) na mesma pasta?

Então ZERO para reportagem e zero duplo ao reporter que tentou vender uma historia como uma coisa que os FATOS mostram ser outra.
Ele deveria tentar escrever livros de ficção ao invés de escrever sobre FATOS REAIS ocorridos ainda mais em uma questão que envolvem a VIDA DE UM HOMEM.

Anônimo disse...

O negócio desta empresa é o dinheiro, lasca-se o resto. Criar teses e polemizar é objetivo para vender mais e manter os seus "jornalista" no emprego. Não dou mais a mínima pra esta gente.

catarina disse...

Gente!!! Nunca vi tamanho desrespeito de um veículo de comunicação com a morte de uma pessoa como o que assisto agora, consternada, ao acompanhar a cobertura de todo o grupo RBS. O colunista André Machado é taxativo no Twitter ao afirmar que Eliseu foi executado. Rosane entra no mesmo barco irresponsável e navega à deriva. Repórter da TV faz ao vivo no hjornal do meio dia da AL com sorriso Garota Verão. E Marcelo Rech dá o tiro de misericórdia com a sensível e delicada nota Os semeadores de Tempestade. Além da falta de critério, responsabilidade, sensibilidade e fineza com a dor dos familiares, principalmente com a mulher e a filha de seis anos que viram eliseu ser morto, não posso deixar de pensar que a linha adotada pelo grupo para o caso é política. Ou alguém duvida que a tese de execução não favorece Tarso??? Políbio, sua avaliação além de perfeita me faz acreditar que neste país ainda existem jornalistas sérios, competentes e responsáveis. Um abração.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/