Rodovias concedidas: Agergs diz que governo produziu desequilíbrio de R$ 270 milhões

Após encaminhar cópias para o Ministério dos Transportes, Governo do Estado e ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), a Agência Estadual de Regulação do Estado (AGERGS) divulgou em seu site (www.agergs.rs.gov.br) o estudo referente aos desequilíbrios econômico-financeiros ocorridos no Programa Estadual de Concessões de Rodoviárias (PECR). De acordo com o documento elaborado pela Agência, o valor total dos desequilíbrios contratuais até dezembro de 2008 corresponde a aproximadamente R$ 270 milhões em valores atualizados até aquela data. O estudo técnico da AGERGS levou em consideração fatores supervenientes ocorridos ao longo desses quase 11 anos de concessão, caracterizando quais aspectos seriam risco das concessionárias e quais seriam entendidos como passíveis de reequilíbrio econômico-financeiro. Dentre os diversos fatores analisados, a AGERGS considerou em seus estudos as rotas de fuga, as paralisações e isenções judicialmente concedidas, as intervenções unilaterais de contrato, as praças de pedágio não abertas e os investimentos realizados. Além do enfoque dado à questão dos desequilíbrios contratuais, o relatório disponibilizado no site da Agência contém uma detalhada análise histórica do programa gaúcho de concessões, abordando aspectos que variam desde o inicio do processo licitatório até as peculiaridades inerentes ao modelo estadual idealizado a partir de 1996. O trabalho também procurou expor os problemas inter-institucionais enfrentados pela AGERGS no desempenho de suas competências legais ao longo de seus 12 anos de existência, em especial no que se refere ao exercício pleno de sua autonomia e às limitações legais existentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma impressão favorável da Agergs. A começar pelo concurso público para preenchimento de vagas no seu primeiro ano de funcionamento. Não passei "por raspão", mas 4 questões foram reconhecidas pela pessoa responsável pelo concurso ( na FDRH) como corretas, apesar de constar como erradas pelos examinadores. Com essas 4 questões eu teria sido aprovado, e essa pessoa me orientou para buscar meus direitos no Judiciário. Não fiz porque não acredito na Justiça. Mas fica a dúvida: por que me reprovaram? Resposta certa quem responder: não é apadrinhado político,ô! No mesmo concurso,dizia-se que o filho do Presidente ou um Diretor do Banrisul foi aprovado. Dessa forma, Agergs é mais um órgão político e não técnico como deveria ser.

Anônimo disse...

Mas o prejuízo alegado pelas concessionárias,e admitido pelo governo Yeda Crusius,estaria muito além disso.É cerca de 5 vezes maior...Estranho, não?

Sandoval disse...

Sr. "anonimo", o fato de você não ter sido aprovado em um concurso não significa que o órgão pretendido não seja confiável, com todo respeito essa é uma afirmação no minimo leviana que vc está fazendo. Aconselho o amigo a estudar um pouco mais para os próximos concursos, ok?
Abraços
Sandoval

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/