Carga tributária bate novo recorde e gastos crescem

A carga tributária no Brasil voltou a bater recorde no ano passado e chegou a 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB). O número representa alta de 1,08 ponto percentual sobre 2007, apesar do fim dos recursos da CPMF.

. O crescimento da economia em 2008 até setembro - antes do agravamento da crise mundial - garantiu o aumento da arrecadação, principalmente do Imposto de Renda, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas.

. A União foi o principal responsável pelo aumento da arrecadação no ano passado. A receita maior coincide com um período de aumento de gastos públicos, com pessoal e custeio.

Um comentário:

Mujahdin Cucaracha disse...

Em compensação, a contrapartida governamental à população pagante também mudou muito. Nossas estradas estão quase todas entregues à iniciativa privada para que paguemos, de novo, por sua manutenção; nossos doentes que não possuem plano de saúde privado morrem nas portas dos hospitais aguardando atendimento; a educação está quase se igualando a dos países considerados mais atrasados (ainda chegaremos lá); a segurança pública só existe para quem pode pagar segurança privada, guarda-costas, carros blindados, etc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/