Lula mentiu na Globo: "Mais Médicos" foi embuste da ditadura de Cuba e do governo Dilma

Em debate promovido ontem pela TV Globo, o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva  afirmou que o Programa Mais Médicos, instituído em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), é uma das iniciativas políticas mais celebradas no mundo. 

“Foi um dos programas mais exitosos da história deste país”, disse o petista. “Foi elogiado pelo Barack Obama e pelo George Bush.”

Reportagem publicada na Edição 111 da Revista Oeste mostra que ninguém foi tão favorecido pelo Mais Médicos quanto a casta política cubana.

Houve escravidão dos médicos cubanos.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa da Revista Oeste.

28 comentários:

Anônimo disse...

O MAIOR RACHADÃO DA HISTÓRIA. E O MPT QUIETNHO.

Anônimo disse...

Lula mentiu ?????
Puta novidade !!!!

Anônimo disse...

Aqui em Bragança Paulista-SP teve carreata PRO-Bolsonaro. No meio do caminho tinha um pinguço, figura conhecida (daqueles "flanelinhas" que riscam o carro se o motorista nao dá um trocado) gritando "lula ".
A carreata passou, o bebum ficou, intacto!
Se fosse o contrário, alguém gritando bolsonaro em carreata de jumentos, ctz que tinha acabado em tragédia e violência!

Anônimo disse...

É o maior mentiroso, falso, hipócrita, corrupto e sem caráter de todos os tempos.
E tem tolo que acredita.
Bom... tem tolo que acredita em Pedir MaisCedo, em Malafaia, em Valdemiro Santiago, em RR Soares em Agenor Duque, em padres, bispos, cardeais e papa... e em tantos outros vigários e vigaristas por ai...
- Há uma certa identidade subjetiva entre os que creem e os acreditados.

Anônimo disse...

Falha ao publicar o comentário
Falha ao publicar o comentário
Falha ao publicar o comentário

Óóóóóóóh... que horror.
Isso deve ser fake do Políbio.
Lula nunca mentiu na vida.
Nunca antes na história deste país houve um homem tão idôneo, honesto, sincero e probo como Lula.
Zé-zúis mi potreja.
Ashuáshuáshuáshuáshuá
Ashuáshuáshuáshuáshuá

Anônimo disse...


Falha ao publicar o comentário
Falha ao publicar o comentário
Falha ao publicar o comentário

Óóóóóóóh... que horror.
Isso deve ser fake do Políbio.
Lula nunca mentiu na vida.
Nunca antes na história deste país houve um homem tão idôneo, honesto, sincero e probo como Lula.
Zé-zúis mi potreja.
Ashuáshuáshuáshuáshuá
Ashuáshuáshuáshuáshuá

Anônimo disse...

LULA "não mente" disse que ASSENTOU 51.000.000 de hectares na reforma agrária durante seu governo!!!
Que área equivale a este "ASSENTAMENTO MONSTRO"????
O Rio Grande do Sul tem 28.000.000 de hectares!
Para se chegar a área de ASSENTAMENTOS LULÁTICOS precisaria do Estado do Rio Grande do Sul MAIS TODA Santa Catarina e um pedaço do Estado do Paraná!!!
Ou seja, vá MENTIR assim lá na CASA DO BARALHO, Lularápio!!!!

Anônimo disse...

Primeiro a profissão de médico no Brasil é a "única" que falta profissionais, isso permite aos médicos existentes "escolher" onde vão trabalhar e adivinhem onde eles escolhem para trabalhar? Resposta: Nos grande centros em grandes hospitais e clinicas particulares.

Resultado: Eles não querem trabalhar em Postos do SUS das grandes cidades e nas cidades pequenas nos Estados do Sul e Sudeste.

Nos Estados do Norte e Nordeste é pior ainda, os médicos brasileiros não querem trabalhar em lugares nos confins do nordeste ou do norte. O governo Dilma fez várias chamadas para tentar atrair os médicos brasileiros para trabalhar nesses lugares e não apareceram voluntários.

Restou ao governo contratar médicos cubanos, como já fizeram a França, Itália Portugal, Chile, Angola, etc. E foi o que foi feito, vieram da Cuba profissionais que não se importavam em trabalhar em trabalhar nos locais que os médicos brasileiros não quiseram. O povo pobre trabalhador das vilas e dos confins do Brasil quer ser atendido por médico, não importa a nacionalidade.

Anônimo disse...

Parece que não foi só o governo do PT que contratou médicos cubanos, o "inominável" também...................

Ministério da Saúde recontratou mais de 500 médicos cubanoshttps://veja.abril.com.br › brasil › ministerio-da-saude-r...
16 de jun. de 2020 — Em agosto do ano passado, ao lançar o projeto Médicos pelo Brasil, criado pelo governo Bolsonaro para substituir o Mais Médicos lançado pelo ...

Anônimo disse...

O "Mais Médico" do PT era trabalho escravo.

Anônimo disse...

SIGA O DINHEIRO => VARIG => AERUS => BANCOOP => CELSO DANIEL => LULA => PETROBRAS => CAMPANHAS... => DROGAS => CV => PCC => G.SOROS-PSDB => PASSADENA => URUGUAY => ((( X )))

Anônimo disse...

Todos se refestelaram com nosso dinheiro! Menos os médicos e nós mesmos.
Da cintura pra cima receitaram Melhoral e da cintura pra baixo receitaram Sonrisal.

Anônimo disse...

Não foi embuste a contratação de médicos Cubanos, ele vieram ao Brasil para suprir uma lacuna onde os médicos Brasileiros não queriam trabalhar.

Só que para eles virem trabalhar no Brasil, assim como outros países tinha se submeter ao contrato do governo Cubano, ou seja, o pagamento era feito ao governo que por sua vez pagava ao profissional que ficava com a maior parte do dinheiro.

Na época, cerca de 10 anos atrás, o governo cubano repassava em torno de 3 mil reais e os municípios bancavam os alugueis de casas ou apartamento dos médicos, com isso diminuindo os gastos que os profissionais tinham, longe de ser trabalho escravo, tanto é verdade que em 2020 o governo bozo também contratou médicos cubanos.

Anônimo disse...

todo mentiroso É L.A.D.R.Ã.O !

quem SÓ VIVE MENTINDO, SÓ VIVE ROUBANDO !

Anônimo disse...

Mais Médicos: Cubanos que ficaram no Brasil após fim do programa relatam dificuldades:

23 março 2019 - BBC

'Quando Bolsonaro venceu, sabia que Cuba iria nos levar de volta, mas não imaginei que seria assim', lembra Surizaday Fernández sobre o choque ao saber da ruptura no Mais Médicos

"Antigamente, nos viam como deuses, hoje nos veem como um nada." É assim que a médica cubana Yulia Molina Hernandez resume a reviravolta que viveu no Brasil, onde chegou há cinco anos como parte do Mais Médicos, programa lançado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT) com o objetivo de ampliar o acesso à saúde básica em áreas carentes e remotas do país.

Em novembro passado, Cuba anunciou sua retirada do programa devido a críticas feitas pelo novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL). Suas declarações colocaram em questão a formação dos profissionais cubanos e os termos do acordo entre os países mesmo antes da sua vitória, quando ainda era candidato.

A decisão deixou mais de 8 mil médicos cubanos diante do dilema de voltar à ilha ou ficar no Brasil - e, neste caso, ser considerado desertor pelo governo de seu país.

Mais de 2,5 mil optaram por permanecer aqui e, agora, dizem estar em uma situação precária: não podem praticar medicina nem conseguem outro tipo de emprego.

A médica Surizaday Fernández também não quis retornar a Cuba. "Já vinha pensando há muito tempo em romper com Cuba. Não sou uma desertora, porque nunca me interessei em ser militar e nunca fui", conta ela à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Cerca de 8 mil médicos cubanos tiveram de decidir: ficar no Brasil ou voltar para a ilha?

"Você se cansa de ser explorada: você perde anos de vida, perde tempo com a família, perde muitas coisas."

Apesar disso, Fernandez, de 31 anos, ficou estupefata ao saber que Cuba estava se retirando do Mais Médicos. "Quando Bolsonaro venceu, eu sabia que Cuba ia nos levar de volta, mas não imaginei que seria assim."

Fernández vivia então em Cunha Porã, um pequeno município de Santa Catarina. Ela já se mudou em busca de um novo emprego. Era o começo de uma odisseia, semelhante à de muitos dos seus colegas.

'Todas as portas se fecham para nós', diz médica cubana

Após o anúncio da retirada de Cuba do programa, Bolsonaro disse que os médicos cubanos que desejassem permanecer no país receberiam asilo e poderiam trabalhar se revalidassem seus diplomas. No entanto, a realidade está sendo muito mais complicada, como relata o médico Joan Rodríguez.

"Cheguei ao Brasil em junho de 2017 e estava trabalhando normalmente até o cancelamento da parceria. Aguentei dois meses com o que tinha economizado."

No final de dezembro, o governo brasileiro criou um edital para cobrir as 8,5 mil vagas que o governo cubano havia deixado em aberto.

"Nós, cubanos, pudemos nos inscrever. Mas, na véspera, nosso direito de candidatura foi eliminado e nos disseram para ir à Polícia Federal em cada Estado para pedir refúgio", diz o médico.

Ele conta ter seguido as instruções e, uma vez com o pedido de refúgio em mãos, procurado o Ministério do Trabalho para pedir uma carteira de trabalho. Mas o documento não teve muita serventia até agora.

Joan Rodríguez relata dificuldade para arcar com moradia e necessidades básicas de vida

"Quando percebem que somos cubanos e que fomos do Mais Médicos, todas as portas se fecham para nós", lamenta.

"Muitas pessoas, quando descobrem nossa profissão, nos dizem que não podem nos contratar, porque os empregos não estariam à altura de um médico. Éramos médicos, sim, mas hoje não somos nada. Somos como qualquer um que precisa de um trabalho para sobreviver.

Anônimo disse...

O mais médico só foi bom para os governantes de Cuba e provavelmente do Brasil e da OPAS.Vejam os vídeos, no YouTube, dos Cubanos que fugiram para o Brasil, como Nayi Mora ou Lisandra Cubanita entre outros.

Anônimo disse...

E os mais de 2.500 médicos Cubanos "incentivados" pelo "inominável" para ficar no Brasil e fugir do "regime cubano" foram tratados como bichos pelo governo, né?

No governo Dilma eram tratados como médicos e trados como heróis pelo povo trabalhador pobres da periferia e dos mais longínquos grotões do norte e nordeste. recebiam menos que o médico brasileiros, mais comparativamente o que receberiam em Cuba era um fortuna e ainda não pagavam aluguel.

Com o "inominável" fugiram do regime, mas não foram recontratados com salário de "mercado" já que se desvincularam com o governo de Cuba...



Anônimo disse...

Entenda o Mais Médicos e o buraco deixado pelos 8 mil cubanos que saem do país:

Brasil perde mais de 8 mil profissionais que atuavam em áreas periféricas e em cidades com pouca infraestrutura

27 Nov 2018 - Brasil de Fato

Na noite desta segunda-feira (26), deixaram o estado de São Paulo os últimos médicos cubanos que integravam o Mais Médicos no estado. O governo de Cuba anunciou a saída no dia 14 de novembro. A decisão foi tomada após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciar que faria alterações nos acordados firmados desde o início do programa.

Em nota, o governo cubano destacou que, perto da data de expiração do contrato em 2016, o país continuaria a participar no acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a aplicação do Programa Mais Médicos “desde que mantidas as garantias oferecidas pelas autoridades locais ".

Dessa forma, segundo o Ministério da Saúde Pública de Cuba, as mudanças no contrato, iniciado em 2013 e ratificado em 2017, aliadas as declarações depreciativas feitas por Bolsonaro aos médicos do país, foram determinantes para a saída dos profissionais do programa.

A maior parte dos médicos cubanos atuou em áreas periféricas das grandes cidades e municípios menores com pouca infraestrutura. Os profissionais ocuparam as vagas que foram anteriormente ofertadas a médicos brasileiros e a estrangeiros de outras nacionalidades.

“A medicina cubana está baseada na humanidade. O povo brasileiro estava um pouco carente por parte da saúde e a gente veio trazer o melhor que a gente sabe fazer que é a saúde”, afirmou a médica cubana Valia Oliveira Bitencourt. Ela trabalhou no Brasil por um ano e três meses em Itaquaquecetuba, em São Paulo.

Segundo levantamento feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), estes profissionais estiveram em mais de 2.800 cidades e nos 34 distritos de saúde indígenas......

Anônimo disse...

"Ninguém vem de lá enganado", diz médico cubano que trabalha no RS:

Richel Collazo Cruz, 36 anos, está desde 2014 em Chapada e foi convidado para ser secretário de Saúde para permanecer no município

16/11/2018 - GZH

O médico cubano Richel Collazo Cruz, de 36 anos, foi surpreendido com a decisão do governo de Cuba de encerrar o convênio com o Brasil no programa Mais Médicos. Ele atende à população desde 2014 em um posto de saúde no município de Chapada, no norte do RS.

— Pra mim, foi uma notícia muito ruim. Eu ainda estou processando tudo isso. Bateu de frente com todos os planos que nós tínhamos construído.

Assim que soube do fim do convênio e da iminência de perder o profissional, o prefeito de Chapada, Carlos Catto (PDT), convidou o médico para ser secretário de Saúde. Cruz ainda não deu uma resposta ao prefeito, mas disse que pretende aceitar o convite.

— Se eu não conseguir ficar como médico, vou aceitar.

Cruz classificou a proposta do prefeito como "uma grande oferta de trabalho", mas ainda tem esperança de seguir como médico. Ele quer buscar informações para saber se será possível continuar no programa, mesmo com o fim do convênio entre os países.

Segundo o médico, o seu salário em Cuba como profissional do sistema de saúde pública é o equivalente a R$ 300.

— 70% do salário que a gente recebe é investido em saúde, educação, segurança. E uma grande parte vai para a economia de Cuba — afirmou. Cruz diz que os médicos cubanos estão entre as maiores fontes de arrecadação do país — atualmente, a maior é o turismo. Comércio e serviços respondem por 74,2% do PIB cubano (dados de 2017).

Perguntado se considerava justo esse repasse de 70% ao governo cubano, Cruz afirmou que todos que saem do país sabem das condições de trabalho definidas pelo convênio.

— Ninguém vem de Cuba para cá enganado. Todo mundo sabe o que vai ganhar e a parte com a qual o governo vai ficar. Quando você chega aqui, vem com a mente de que é isso. Quando a gente vê essa diferença, de R$ 300 para R$ 3 mil, é uma grande diferença. Esses R$ 3 mil correspondem a um grande salário lá em Cuba.

Em razão dos benefícios de alimentação, transporte, moradia, água, luz e internet bancados pela prefeitura, o médico ainda consegue guardar dinheiro e enviar uma parte aos familiares que ficaram em Cuba. O seu salário de R$ 300, como médico do sistema cubano, fica com a sua família.

As conversas com o governo cubano
Segundo Cruz, o governo de Cuba prometeu não realizar qualquer retaliação aos cubanos que quiserem permanecer por conta própria no país. Alguns profissionais levaram a família para os locais de trabalho.

— O governo entrou em contato conosco e falou que, no caso de pessoas como nós, que estamos com família aqui, podemos ficar sem problema nenhum. (O governo) não tomaria nenhuma medida contra nós e nos libera por completo do sistema de saúde pública de Cuba.....

Anônimo disse...

ninguém jamais imaginaria que o l.u.l.a.d.r.ã.o
chegaria tão cedo ao fundo da fossa,
desvairado, apoplético e insano,
chafurdando na merd., como está hoje.
.
a realidade É triste e cruel !

Anônimo disse...

Enquanto isso "#bozoaboartita"..................................


Vídeo de Bolsonaro defendendo pílula do aborto em plenário viraliza após menção de Lula em debate da Globo:

"Nós temos que adotar urgentemente uma política de controle da natalidade em nosso país", disse Bolsonaro no plenário da Câmara em 1992

29 out 2022

247 - Após o ex-presidente Lula (PT) ter mencionado, durante o debate da Globo desta sexta-feira (28), uma declaração de 1992 em que Jair Bolsonaro (PL) defendia o uso da pílula do aborto para controle da natalidade, internautas recuperaram o registro da fala do então deputado federal e viralizaram o momento nas redes sociais. Confira o vídeo abaixo:

(...)

"Quem quiser traduzir a palavra controle para planejamento, fique à vontade. Eu falo controle da natalidade. Nós vemos a China como está, com 1.4 bilhão de habitantes, com controle rígido de natalidade, com a pílula do aborto funcionando, com aborto até de mães com oito meses de gravidez, e assim mesmo a China cresce a uma taxa de 20 milhões de habitantes por ano. Nós temos que adotar urgentemente uma política de controle da natalidade em nosso país", disse Bolsonaro na ocasião.

Anônimo disse...

Por falar em mentira, mas mentira mesmo na Fake News.............................


Bolsonaro mentiu sobre salário mínimo, ao prometer R$ 1,4 mil sem previsão orçamentária:

Jair Bolsonaro se notabilizou como um dos maiores propagadores de mentiras da história do País

29 out 2022

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o último debate antes do segundo turno para fazer uma promessa de aumento do salário mínimo após o vazamento de estudos que projetavam que seu governo poderia deixar de reajustar o valor, enquanto o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o candidato à reeleição por sua atuação na pandemia de Covid-19 e pela política pró-armas do governo.

Pressionado pelas notícias de que a equipe econômica estudava desindexar os aumentos do salário mínimo da inflação em caso de reeleição, Bolsonaro afirmou logo na abertura do debate realizado pela TV Globo na noite de sexta-feira que vai aumentar o valor para 1.400 reais por mês se vencer a eleição no domingo, apesar de o valor previsto no Orçamento ser menor.

"Tanto é verdade que acertamos a economia que eu posso anunciar que o novo salário mínimo será de 1.400 reais", disse o candidato à reeleição, que aparece entre cinco e seis pontos percentuais atrás de Lula nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de domingo.

O valor prometido por Bolsonaro, entretanto, não consta sequer da peça orçamentária de 2023, que prevê um mínimo de 1.302 reais. Neste ano, o salário mínimo está em 1.212 reais.....

Anônimo disse...

DIZIAM QUE BUSH ERA EMISSARIO DO DEMONIO E CHEIRAVA ENCHOFRE DO INFERNO...

AGORA CITAM BUS COMO "AUTORIDADE" PARA ELOGIAR O "MAIS MEDICOS"...

ESQUERDISTA MENTE PARA SI MESMO E O PIOR É QUE ACREDITA!

Anônimo disse...

Deputado federal eleito pelo DF compartilha panfleto falso de Lula:

Com informações falsas sobre Lula, o papel é compartilhado pelo deputado federal Alberto Fraga (PL) com a legenda "Leia e tome sua decisão!"

29/10/2022 - Metrópoles

O deputado federal eleito pelo DF Alberto Fraga (PL) compartilhou, na noite desta sexta-feira (28/10), um panfleto falso atribuído à campanha do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com diversas informações enganosas, o papel é compartilhado pelo futuro parlamentar com a legenda “Leia e tome sua decisão! Se vc [sic] não gosta do Bolsonaro, vote pelo seus filhos”.

Entre a lista de supostas propostas de Lula, estão listadas o “direito a liberdade do aborto”, a “liberação ordenada das drogas”, um “estado livre de movimentos cristãos” e a “descriminalização de pequenos delitos”.

O folheto, no entanto, tem uma foto não utilizada pela campanha do petista e uma estrela antiga do partido. Além disso, não há registro de gráfica, CNPJ da federação ou tiragem em qualquer canto do folheto.

Procurado, o coordenador de campanha do Lula no DF e deputado distrital Leandro Grass (PV) informou, por meio de nota, que o material é falso. “Está claro que esse material apócrifo – sem os dados da gráfica ou do autor, como determina a legislação eleitoral – foi feito para tentar enganar o eleitor com informações falsas sobre o presidente Lula. Quem dissemina esse tipo de fake news precisa responder legalmente sobre seus atos”.

O presidente do PT-DF Jacy Afonso, também respondeu a reportagem dizendo que o panfleto é falso.

Já Fraga, respondeu a reportagem da seguinte maneira: “Me diga vc qual o item desse panfleto é mentiroso? Ora, essa é a bandeira do PT! E se for mentira, o Instagram que apague!”.

Horas depois, no começo da tarde de sábado (29/10), o deputado resolveu apagar a publicação.

Fake news
Essa não é a primeira vez que Fraga compartilha informação falsa no perfil dele nas redes sociais. Em 19 de outubro, ele compartilhou uma montagem em que aparece um suposto áudio de Lula falando sobre a relação dele com ex-Ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

A própria rede social, antes de reproduzir o vídeo, informa aos usuários da plataforma que o vídeo não tem veracidade.

PS: Nova safra de cristão conservador. Os mentirosos... Esse Fraga é uma Praga.

Anônimo disse...

ISSO pra mim sempre foi claríssimo. Eram escravizados e mandavam o dinheiro pra Ilha. ESQUEMA do foro de São Paulo.

Anônimo disse...

ORA, LULA é feito de mentira em suas veias, um psicopata!

Renato disse...

se o mais medicos foi elogiado pelo o Obama e o Bush então era tão bom que eles não copiaram lá nos EUA,papo furado mas o problema não é este são as urnas; as urnas;;;;;;;;

Anônimo disse...

Se importavam ou eram obrigados a ganhar só um terço?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/