Brasileiros têm menos de três meses para começar a usar energia solar sem taxas

A população tem até o dia 5 de janeiro para começar a consumir energia solar sem cobrança da chamada taxa solar. Sancionada em janeiro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.300/22 que institui o marco legal da micro e minigeração de energia, regulamenta a produção e fornecimento de energia a partir de fontes renováveis, como a fotovoltaica, a eólica e a de biomassa, entre outras. 

A lei permite às unidades consumidoras já existentes — e às que protocolarem solicitação de acesso na distribuidora até o dia 5 de janeiro de 2023 — a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios hoje concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). 

Quem protocolar o uso de energia limpa após o prazo definido pela lei, será taxado. De acordo com Mario Azambuja, diretor da Epcor Solar, a proximidade da data tem gerado um aumento de novos consumidores: “Quem protocolar o parecer de acesso até o dia 5 de janeiro de 2023 estará isento da taxa até 31 de dezembro de 2045. O consumidor tem 15 dias para receber a resposta da concessionária de energia e, no caso de aprovação, este tem mais quatro meses para instalar o sistema. Temos observado uma corrida dos consumidores para comprarem os seus sistemas com medo da taxação”.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro disse que não taxaria o sol.

Foi Lula quem sancionou esta lei ?

Anônimo disse...

Sacanagem

Anônimo disse...

‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡



ELEIÇÕES:
https://rs-360.blogspot.com/search?q=elei%C3%A7%C3%B5es



‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡

Anônimo disse...

Esse é meu presidente... Criando um impostinnho para os otários

Anônimo disse...

Incrível como a desinformação expõe algumas pessoas ao ridículo; o PR Bolsonaro NÃO TEM autoridade para interferir nas decisões da ANEEL, que é a agência reguladora responsável por essa taxação.
Lembrando que essa e as outras agências contrárias aos interesses do povo brasileiro foram instituídas no governo de FHC, melhor AMIGO de Lula.

Anônimo disse...

E vem aí outra sacagem de Brasília.

Mauro Moreira disse...

Quando começarão a taxar o ar que respiramos?

Anônimo disse...

Qual a diferença entre Lula e Bolsonaro mesmo?

Anônimo disse...

PESQUISA ELEITORAL É A VIZINHA FOFOQUEIRA!
NUMA RUA DE BAIRRO, A VIZINHA QUE FICA NO MURO O DIA TODO É UMA SÓ. MAS COMO ELA TEM CONTATO COM TODOS QUE POR ALI PASSAM, A SUA LÍNGUA TRABALHA O DIA TODO NO OUVIDO DE TODO MUNDO. TODOS FICAM SABENDO DA FOFOCA QUE ELA CONTA. ACREDITA NA FOFOCA QUEM QUER! A VIZINHA FOFOQUEIRA É ÚNICA E BARULHENTA. NÃO DÊ OUVIDOS À VIZINHA FOFOQUEIRA: SAIA DE CASA DIA 30 E SALVE O BRASIL! BOLSONARO 22.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/