Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Não é verdade que a dívida do RS com a União já está paga.

- Este artigo foi publicado hoje pelo Jornal do Comércio.

Um assunto em que há uma total desinformação é o acordo da dívida com a União em 1998.

No que tange a sua renegociação pelo Regime de Recuperação (RRF), as críticas quanto a suas exigências deste e imposições é plenamente compreensível, assim como o comprometimento da receita com as prestações, especialmente, entre 2031 e 2040. Mas, daí a dizer que a dívida já foi paga vai uma enorme diferença. Vejamos.

Num financiamento qualquer, as prestações devem ser pagas integralmente, caso contrário a parte não paga vai para o saldo devedor, incidindo novamente juros e correção. Com isso, a dívida nunca se acaba. É o que acontecia com os financiamentos do antigo BNH.

Quando do acordo com a União em 1998, para que as prestações ficassem menores, foi estabelecido um limite de pagamento de 13% da receita líquida real (RLR), um proxy da RCL.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Opinião abalizada, sensata e esclarecedora de tema complexo.
Não há outra saída senão a conjugação de reformas saneadoras das finanças estaduais com uma nova negociação, assessorado o governo estadual por um técnico da envergadura do economista Darcy F. C. dos Santos.

Anônimo disse...

È evidente que a divida já foi paga na verdade ela nunca existiu. O Rio Grande do Sul tem um regime não federativo de aplicação de recursos MUITO mais vai para o nordeste e nada retorna para o RS.
Proporcionalmente o RS e o estado que mais paga impostos federais acima de SP e RJ.
O RS sustenta a União com recursos não o contrário.

Anônimo disse...

Óbvio q não está paga. Mesmo Sartori e MAIS ainda o MIMOSO LACRADOR não vinham pagando as parcelas de 485 milhões mensais. A biba se refestelou com o dinheiro do calote mais o do covid. Daí fala das novas façanhas. Bando de jaguaras.

Anônimo disse...

Calcula quanto o cidadão já pagou com aposentadoria de ex governadores desde 1998...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/