Dica de história - Saiba como hasceu a Ucrânia e quais seus vínculos com a Rússia

O material a seguir é da BBC Brasil. O editor leu tudo e recomenda. 

Como outras nações vizinhas, os dois países têm tanto laços históricos e culturais que as unem quanto que as separam.

Essa herança em comum remonta ao século 9, quando Kiev, a atual capital ucraniana, era centro do primeiro Estado eslavo, criado por um povo que se autodenominava "rus".

Foi esse grande Estado medieval, que os historiadores chamam de Rus de Kiev, que deu origem à Ucrânia e à Rússia - cuja capital atual, Moscou, surgiu no século 12.

CLIQUE AQUI para ler mais e examinar ilustrações. Vale a pena. Perca alguns minutos e deixe de falar bobagens sobre a Guerra na Ucrânia.

5 comentários:

Anônimo disse...

polibio

não tem nada no clique para ler mais

Anônimo disse...

>>

O editor não consegue fazer um link.

Como nasceu a Ucrânia - e quais seus vínculos históricos com a Rússia

Redação
BBC News Mundo
27 fevereiro 2022


<<

Anônimo disse...

Rússia e China (Comunistas) são tão bons que nem o vizinhos deles aturam eles.

Coréia do Sul prevefiu se separar da Coréia do Norte e virar capitalista. Singapura, Malásia, Indonésia, Hong Kong, Japão e todos os Tigres Asiáticos desde a década de 80 preferiam ser capitalistas do que seguir o fracasso do comunismo Russo e Chinês.

Até a China a partir de 2000 resolveu virar um "capitalismo de estado". Capitalismo na economia e comunismo na política e no estado.

A Rússia que ainda vive sobre delírios nostágicos de um passado que fracassou e nunca mais irá voltar, espera-se. Perderam a Guerra Fria em 1989, perdeu o controle sobre os vizinhos em 1991 e há tem 30 anos que não conseguem mais voltar a explorar os povos e países vizinhos como antigamente.

O comunismo que criticava a exploração capitalista, mas promove a exploração ESTATAL de povos, países e inúmeros pobres mundo a fora há mais de 1 século. Faz PIOR que o capitalismo, por que não desenvolve nada e nunca assumem o fracasso que é o modelo que eles tanto pregaram ERRADO por mais de 1 século.

O século XXI o mundo não suporta mais ditaduras. Ou os países se modernizam e se atualizam, ou irão ficar para trás.

Até a Árábia Saudita acordou tarde e resolver modernizar o país de forma lenta, mas começaram a agir de forma tarde. Ainda falta muitos avanços, mas já começaram a agir. Muito graças a países como Qatar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein que se modernizaram rápido e colherem frutos disso cedo.

China demorou, mas de 2000 para cá resolver cair na real e se modernizou. Entrou na economia mundial tardiamente, mas pelo menos aceitou que o capitalismo funciona de alguma forma.

A Rússia que ainda acha que o poder do mundo é só o poder militar. Como os comunistas demozaram o capitalismo por 100 anos, estão atrazados culturalmente e e estruturalmente no mercado financeiro e na economia global. Tentaram acorda tarde mas pelo visto continuarão sem acordar.

Anônimo disse...

Sua presença aqui no blog é apenas para criticar, ou é reflexo de sua alimentação, que tem o VINAGRE como ingrediente preponderante?
Já que você se julga um "exxxperto", construa o seu próprio blog, pesquise por notícias e compartilhe os links, SEM ESQUECER QUALQUER UM.

Anônimo disse...















Interessante...
https://blog-adl.blogspot.com/2022/03/mais-de-700-visualizacoes-o-1-dia-do.html












https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/