Artigo, Jornal da USP - Atividade física pode intensificar e prolongar resposta de vacinas contra covid

- Este artigo está publicado no Jornal da USP.

Estudo conduzido por pesquisadores da USP e realizado com 748 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que atividade física feita de forma regular está associada ao aumento da resposta imunológica à vacina contra covid-19, que tende a diminuir com o passar do tempo. 

A pesquisa investigou a associação entre a prática e anticorpos anti-Sars-CoV-2 persistentes, seis meses após esquema de duas doses de Coronavac em pacientes com doenças reumáticas autoimunes (artrite reumatoide, lúpus, esclerose sistêmica, miopatias inflamatórias, entre outras).

Os dados foram divulgados dia 28 de dezembro na plataforma Research Square, em fase de pre-print, ainda sem revisão por cientistas externos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Exercício, em qualquer situação, fortalece o sistema imunológico, estúpido!

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkos cientistas da USP só descobriram depois de 2 anos da pandemia ou estudou o que o Mito Bolsonaro disse, lá no comecinho da Covid, dizia ele quem é atleta não precisa se preocupar e que era o caso do Presidente, até hoje não tomou a vachinas.

Anônimo disse...

Malandros da USP! Mandaram todo mundo ficar em casa pra perder imunidade e agora mandam sair pra tentar salvar a reputação das já desacreditadas vacinas!

Anônimo disse...

Sim claro. A prova está aí. tds os dias morre ou invalida algum atleta. Já sao uns 400 lesionados pra sempre fora os mortos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/