Opinião do editor - O STJ alinha-se ao STF na operação de desmonte da Lava Jato

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), aprofundou, ontem, o desmonte da Lava Jato, tudo ao anular a  condenações impostas pelo ex-juiz Sergio Moro ao ex-ministro petista Antonio Palocci, ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e a outras 11 pessoas. A lista de beneficiados pela decisão também inclui: Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras; Marcelo Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht; e os publicitários Monica Moura e João Santana. Na ocasião, Moro escreveu que estava diante de um caso de “macrocorrupção, envolvendo conta corrente geral de propinas entre o Grupo Odebrecht e agentes do Partido dos Trabalhadores, com cerca de R$ 200 milhões acertados, R$ 133 milhões repassados e um saldo de propina do remanescente”

A decisão foi tomada pelo ministro Jesuíno Rissato. Ele entendeu que as acusações diziam a respeito a crime eleitoral e que a Justiça Federal de Curitiba não tinha a prerrogativa para analisar os casos.

O julgamento terá que recomeçar do zero.

23 comentários:

Polistyca disse...

STF e STJ ambos estilo PT de ser.

Estilo PT de ser...

PT é a Escória Maldita. Vejamos:
E Camarão está junto.
O Brasil precisa ur-gen-te voltar a qualidade de sua educação.

E de sua literatura ou mesmo música.

Análise crítica.

Desde os governos com ministérios da cultura oba-oba e porralouca, em 13 anos nossa cultura musical piorou muito. Acabaram com o tradicional e a tradição.
O PT deu vazão para o péssimo Sertanejo Universitário, via gestão Gilberto Gil (PT).

PT venera a Indústria Cultural. Melhor para dominar.

Literatura e alta cultura é de que o Brasil necessita a tempo nas nossas escolas e na educação das curuminhas. E de música boa. Esteticamente boa. A frente de tudo a qualidade de 1ª. Estética. O Jogo de Cartas da Educação Infantil: Seria o bom gosto nas escolas. Tal qual Tarkovsky. Ou como o cinema antigo (de qualidade brasileiro). Eis: 1º lugar educação dos mais jovens, para se ter solidez no futuro próximo. Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins. Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve. O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto… O resto são frasinhas® poderosas: Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica: A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®? Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade. Aqui a superficialidade do PETISMO®: Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda.

Anônimo disse...

O judiciário brasileiro abriga na sua maioria, corporativistas, narcisistas, ideologizados de esquerda, lenientes com o crime, e semi-deuses que se consideram uma casta. Infelizmente a generalização produz injustiças, pelo que lamento. Há muito este segmento da sociedade organizada está reclamando por uma reforma estrutural, colocando-o novamente a serviço desta.

Anônimo disse...

TUDO CONTAMINADO PELO P.C.C. E FORO DE SP! TUDO COM MUITA VA$$$ELINA!

pantoniooliveira disse...

Ainda vamos ter de pedir PERDÃO aos LADRÕES de dinheiro público, e indenizar a todos. Esses ministrEs do STF e STJ não tem a mínima VERGONHA NA CARA. Perderam completamente a noção de PUDOR, HONRA, HONESTIDADE.

Anônimo disse...

E o candidato Moro não diz nada sobre isso. Candidato...

Anônimo disse...

Moro disse que estava frente a um caso de MACRO CORRUPÇÃO!! E agora como Moro classifica esta decisão "ANULA, LIBERA GERAL" do Ministro Jesuíno Rissato??? Classifica-a como "PRESENTES NATALINOS do JUDICIÁRIO", "PRESENTES DE AMIGO SECRETO do JESUÍNO"??? E em "amigos secretos" sempre tem as "retribuições"! E neste caso do Jesuíno?????????

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍBIO ! Ainda é tempo para que Sergio Moro coloque, a Lava -Jatos em pratos limpos, pois ele ainda conserva a responsabilidade de seus atos no desempenho da magistratura. Suas credenciais, para o exercício da política, serão uma decorrência de sua prestação de contas. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Moro diz que Bolsonaro “comemorou quando Lula foi solto”:

2 dez 2021 - DCM

Em entrevista à Jovem Pan do Paraná, nesta quinta-feira (2), o pré-candidato à Presidência Sergio Moro (Podemos) disse que o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) comemorou a soltura do ex-presidente Lula (PT) em 2019.

Após 580 dias na cadeia, Lula foi solto em novembro daquele ano após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que pôs fim à prisão em segunda instância. Ele havia sido preso por decisão de Moro, quando era o juiz da Operação Lava Jato.

“O presidente não fez nada [para reverter a decisão do STF]. E, na verdade, o que a gente sabia é que o Planalto, o presidente comemorou quando o Lula foi solto em 2019 porque ele entendia que aquilo beneficiava ele literalmente. Então, ele não trabalhou para manter a execução em segunda instância”, afirmou o marreco de Maringá, que era ministro da Justiça quando isso teria acontecido.

Ainda magoado com Bolsonaro, Moro disse na mesma entrevista que começou a ser “sabotado” pelo presidente, o que causou sua saída do governo. Segundo ele, Bolsonaro boicotou todas as suas ações no Ministério e não cumpriu com a sua palavra de que ninguém, mesmo membros do governo, seriam poupados de investigação e de fortalecer o combate à corrupção.

“Ele não fez nada disso. Ao contrário, começou a sabotar o que eu fazia. Até que chegou em um momento que eu simplesmente saio [da pasta]”, declarou.

Anônimo disse...

Moro representa a volta do estado de exceção e a Lava Jato como método de governo:

O jornalista Luis Nassif afirma que uma eventual vitória eleitoral do ex-juiz Sergio Moro, condenado por parcialidade nos processos contra o ex-presidente Lula, "significaria o golpe final na democracia” com "a volta do aparelhamento da Polícia Federal pelos delegados da Lava Jato"

2 dez 2021

247 - O jornalista Luis Nassif, do GGN, afirma que o apoio da direita à pré-candidatura de Sergio Moro, condenado por parcialidade nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “está sendo montado com o Partido Militar, mercado e grupos empresariais". Para ele, “uma eventual vitória de Moro significaria o golpe final na democracia” com "a volta do aparelhamento da Polícia Federal pelos delegados da Lava Jato".

“Ao contrário de Bolsonaro, Moro tem relações umbilicais com o Partido Militar. Bolsonaro era aceito de forma algo envergonhada pelos militares, ao preço de abrir 8 mil cargos no governo. Já Moro é apoiado desde a Lava Jato. Os modos discretos, a perversidade fria de Moro é mais adequada aos protocolos militares do que o histrionismo de Bolsonaro”, diz Nassif.

O jornalista relembra que “Moro foi o Ministro que perseguiu adversários recorrendo à Lei de Segurança Nacional; que tentou criar uma versão falsa da Vazajato para prender e expulsar do país o jornalista Glenn Greenwald. É o Ministro que colocou a Polícia Federal para intimidar um simples porteiro de condomínio que depôs sobre Bolsonaro no episódio da reunião prévia dos assassinos de Marielle Franco, no condomínio onde mora o presidente”.

“É o Ministro que organizou a Operação Garantia de Lei e Ordem no Ceará e estimulou o motim da Polícia Militar, episódio só contido pela coragem imprudente do senador Cid Gomes", completa. “Com Moro no poder, haveria a volta do aparelhamento da Polícia Federal pelos delegados da Lava Jato; um retorno dos abusos do Ministério Público Federal; a intimidação dos críticos com uso ampliado do poder de Estado, com funcionários cooptados do COAF, da Receita e a militância política extremada do Judiciário”, destaca Nassif no texto.

Anônimo disse...

Moro diz que Bolsonaro comemorou quando Lula foi solto:

02.12.21 - O Antagonista

Segundo o ex-ministro da Justiça, o presidente não fez nada para tentar reverter a decisão do STF sobre a prisão após segunda intância
Moro diz que Bolsonaro comemorou quando Lula foi solto

Sergio Moro afirmou nesta quinta-feira (2), em entrevista à Jovem Pan Paraná, que Jair Bolsonaro (foto) comemorou quando Lula foi solto em 2019.

A Justiça Federal determinou a soltura com base em uma mudança de entendimento do STF sobre a prisão após condenação em segunda instância. Segundo Moro, Bolsonaro não trabalhou para tentar reverter a decisão.

“O presidente não fez nada [para reverter a decisão]. E, na verdade, o que a gente sabia é que o Planalto, o presidente comemorou quando o Lula foi solto em 2019 porque ele entendia que aquilo beneficiava ele literalmente. Então, ele não trabalhou para manter a execução em segunda instância.”

Moro voltou a dizer que, enquanto esteve no Ministério da Justiça, o presidente sabotou seu trabalho e o combate à corrupção.

“Ele não fez nada disso. Ao contrário, começou a sabotar o que eu fazia. Até que chegou em um momento que eu simplesmente saio [da pasta].”

Anônimo disse...

MORO. E BOLSONARO E FARINHA DO MESMO SACO ! NUNCA VI UM JUIZ ARRUMAR PROVAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL OU SEJA ISSO ILEGAL E O BOLSONARO É UM IRRESPONSÁVEIS VEJA A CARESTIA NO BRASIL

Anônimo disse...

Prisão preventiva baseado em provas do MPF fajutas. Comemorou o início do fim da farsa da Lavajato

Anônimo disse...

E depois totalmente anuladas pelo STF . Lula jamais foi declarado culpado no trânsito em julgado. Já o marreco orelhudo foi declarado juiz suspeito kkkk

Anônimo disse...

Lava Jato, Moro fecharam os olhos para os crimes dos Bolsonaros porque queria o cargo no STF, prometido pelo sociopata. O juiz parcial quebrou a cara.

Anônimo disse...

O plano todo do minto era soltar Lula e tê-lo como adversário, para que a rejeição ao Capo garantisse a reeleição. Só que o governo Bolsonaro foi tão pavorosamente ruim, que corre o risco de não de reeleger e sequer ir ao segundo turno.

Anônimo disse...

Quem sempre se omitiu a até aplaudiu os desmandos do Stf foi a própria LJ na figura do Ex juiz ladrão Moro. Fala muito, acusa e cria ilações sem provas.

Anônimo disse...

Por falar em desmoralizar não a LJ mas a Justiça como um todo é o STJ fazer das tripas coração para livrar a cara de Flavio "rachadinha" Bolsonaro.

Carlos Alberto disse...

A escória maldita vence nas filigranas jurídicas.

Anônimo disse...

BRAZIU é o paraíso dos ladrões e corruptos. De caixa alta é claro. O judiciário bolivariano está aí pra isso. O medo sempre é do primeiro grau. Por ISSO o FHC criou o foro privilegiado. Daí tá como o diabo gosta.

Anônimo disse...

Fiquem antenados...: o Brasil com a volta do molusco, se tornará uma ditadura como a da venezuela e nicarágua ...não largarão o poder tão cedo.

A primeira atitude desse partido "honestíssimo e democrático " será fazer uma nova constituição, onde o presidente eleito, do PT é claro, poderá concorrer indefinidamente à presidência, tipo Maduro, Noriega, Putin, etc e outros ditadores. TRISTE PAÍS, TRISTE BRASIL...!!!!

Anônimo disse...

Nunes Marques indicado por Bozo e Augudto Aras indicado por Bozo são participantes dos desmonte. Assim como o traidor Judas Bolsonaro.

Anônimo disse...

ENTÃO NUNCA VAI MUDAR NADA MESMO AQUI NA ROUBOLÂNDIA !!!

A PORTA DE SAÍDA É SERVENTIA DA CASA !!!

Anônimo disse...

Anularam também as provas das rachadinhas do Flávio Bolsonaro.
Conclusão STF STJ de fato e definitivamente só servem pra defender poderosos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/