Artigo, Jerônimo Goergen - A polêmica sobre o arrendamento de terras em reserva indígenas

- O autor é deputado federal, PP do RS.

Dias atrás, a GaúchaZH trouxe uma reportagem que ilustra bem a falência do atual modelo de demarcações de terras indígenas. É uma prova inequívoca que o índio não precisa de mais terra para manter sua cultura. O que precisamos é de uma nova legislação que permita aos indígenas explorar suas terras de forma sustentável, inclusive com a permissão de produzir alimentos em larga escala ou arrendar para quem sabe produzir, levando emprego e renda para dentro das reservas. Hoje o arrendamento está errado perante à lei. Mas vocês acham certo colocar comida no lixo ? Equivocado está o pensamento de que o indígena precisa de mais áreas e que estas devam ser improdutivas. Terra é para produzir alimentos e ajustar isto é cuidar do Brasil.

 É preciso mudar a lei, para que os indígenas possam firmar parcerias legais com os agricultores brancos, de aluguel de máquinas em troca dos arrendamentos. Mas, antes disso, os plantadores se comprometerão a sair.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo.
Dessa maneira,os preocupados com terra,nos deixam (os atuais proprietários)em paz.
É certo irem encher o saco dos índios.
Afinal,eles não estão preocupados com nada mesmo.
A proposta transformará os índios em gigolôs dos arrendatários,e passarão seus dias deitados em redes preguiçosas,e se dedicarão à bebedeira,da mesma forma de como aconteceu nas Reduções Jesuíticas.

Anônimo disse...

A esquerda se acha tutora dos índios, na verdade usurpa a vontade e a liberdade deles poderem crescer e usufruir dos bens gerados pelo próprio trabalho deles. Criaram um apartheid e não querem permitir romper este muro.

ganhatudo disse...


Só com agricultores brancos? Negros, amarelos e outras etnias não?

Anônimo disse...

Índio quer apito...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/