Artigo, Mateus Bandeira, Gazeta do Povo - Petrobrás, 68 anos depois

Parodiando uma brincadeira de criança, poderíamos dizer que um preço de combustível incomoda muita gente, dois preços de combustível incomodam muito mais.

Já em 1930, o Conselho Nacional do Petróleo, enquanto examinava as solicitações de pesquisa e exploração do óleo em nosso território, trabalhava no regramento de como deveria ser realizada, do ponto de vista legal e dos melhores interesses brasileiros, esta exploração. Após anos de intenso debate, foi criada a monopolista Petrobras, em 1953, pelas mãos do presidente Getúlio Vargas, coroando a exitosa campanha “o petróleo é nosso”.

De lá para cá, mesmo com todas as mudanças na legislação sobre a exploração, distribuição e governança do petróleo e seus derivados, as tentações de intervenção governamental na fixação dos preços dos combustíveis foram invencíveis. Todos os incomodados cederam ao cântico sedutor das sereias ou, simplesmente, não resistiram às múltiplas oportunidades de votos ou negócios, sempre com resultados catastróficos, pelo menos para o Brasil. Somente a política de preços da era Dilma custou R$ 100 bilhões aos bolsos de todos nós.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


8 comentários:

Anônimo disse...

Quem foi que escolheu a fotografia do Mateus Bandeira?

Anônimo disse...


a Petrobrás é nossa MAS a Petrobrás não reclamou quando foi tomada por Evo Morales, nem com Passadena, nem com o Petrolão e só é pública pra ESTABILIDADE pois o salário e mordomias da sua presidência e diretoria é bem maior que o teto previsto em lei.

Anônimo disse...

Fdp! Como todo neoliberal e liberal deve ser. Kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Desarmonia: Guedes chama Pontes de burro e Onyx chama Guedes de perturbado
Ministros do governo se engalfinham publicamente pelo Orçamento

aparecido disse...

Alguém me explique.. Se os custos da Petrobras não são em Dólares porque suas vendas tem que ser atreladas ao dólar ???? Uma parte dos custos da petrobras são dolarizados.. como todos os equipamentos importados e alugueis de navios e plataformas... mas o pessoal da petrobras recebe em reais...e mais.. é inconstitucional cobrar imposto de outro imposto...os governos cestaduais cobram ICMS dos impostos e taxas federais... O ICMS deveria ser cobrado do valor da refinaria sem os demais impostos...nA VERDADE ABASTECEMOS NOSSOS VEICULOS COM ICMS E NÃO COM GASOLINA... ESSA É A VERDADE...

Anônimo disse...

Perguntem ao Doria. Ele trancou todo mundo, faliu com empresas, escritórios, e comercios. Faliu com a economia.

Só um louco desavisado, mal informado poderia achar que isso não teria nenhum custo, nenhuma consequência. Lemrbam do caos da última greve dos caminhoneiros em 2018? Subiu tudo , não é?

Muita gente perdeu muito dinheiro e essa gente vai tentar recuperar agora. É assim o mecanismo.

No mundo, o barril de petróleo baixou para 10 dólares em 2020. Lembram da gasolina a R$ 3,50? Pois bem, agora eles vão recuperar as perdas.

Tal vez daqui a uns dois anos os preços voltem à normalidade!

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

QUANTO MAIS AVANÇAR A.MUDANÇA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS, TERRESTRES, MARÍTIMOS E AÉREOS, MAIS A PETROBRAS ZÉ DESVALORIZARÁ.

Anônimo disse...

Quem te falou que os custos não são em
Dolar? 90% é em dolar amigão. Toda parte de campo em mar, por exemplo, é dolarizada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/