insatisfação popular cubana propaga-se na velocidade das redes sociais

A foto é de Ramon Espinoza, AP, e foi apanhada ontem, domingo. A cena é de um manifestante que protesta contra a ditadura comunista e é preso à força pelos esbirros policiais do regime.

 “Acabou o medo”, indicou Erika Guevara-Rosas, diretora da Anistia Internacional para as Américas, ao notificar, pelo Twitter, o “incrível e poderoso protesto espontâneo em Cuba”.

Em três anos no comando da ilha caribenha, Díaz-Canel abriu o acesso à internet, sem o qual o desenvolvimento não é mais possível. Agora, enfrenta seu teste mais desafiador -- o de conter a frustração popular que se propaga na velocidade das redes sociais.

O regime tem reprimido fortemente as ações de artistas e jornalistas, tachados de agentes a serviço dos EUA, com prisões arbitrárias e apagões da internet.

Neste domingo, os cubanos se multiplicaram nas ruas para desafiar mais um mantra em vigor há seis décadas.

23 comentários:

Anônimo disse...

Todo apoio ao povo cubano. Só vocês podem fazer a diferença. À luta!

Anônimo disse...

#CubaLivre!

Renato disse...

esquerda é morte Cuba Libre

Anônimo disse...

a imprensa brasileira nauseabunda faz de conta que nada disso acontece...

obvio que a imprensa precisa ser libertada desses grupos de midia que a comandam...

Anônimo disse...

Difícil dar palpite na vida dos outros. Acredito que Cuba tenha um pontencial, neste momento de sua História, para dar um salto imenso, tendo em vista ser a Princesa do Caribe. Os tempos mudam, talvez um hibridismo tipo China, ao menos, seja necessário neste momento. Cuba é o sonho de muita gente. Muitos querendo provar que é o melhor dos mundos, outros fazendo de tudo para provar que nunca deu certo. Ambos estão errados. É hora de colocar os pés no chão e abrir essa janela de oportunidades. Em dez anos, com o potencial que ali existe, bem provável que Cuba dê um grande salto. Que o Povo Cubano saiba escolher. Melhor, que possa ter o direito de escolha.

Anônimo disse...

Povo sem comida, fraco e desarmado, nas mãos dos leões de chácara dos comunistas, todos bem alimentados e bem armados. É exatamente o que fizeram na Venezuela, estão fazendo na Argentina e farão aqui se bonoro não se reeleger.

Anônimo disse...

Abaixo a ditadura, liberdade ao povo cubano. A população brasileira que tmb luta por liberdade, juntamente com o Presidente Bolsonaro apoia o povo cubano e protesta contra a opressão do povo cubano.
Um passarinho nos contou que o Raul Castro fugiu para a Venezuela, não se sabe ao certo se procede essa informação.

Anônimo disse...

Ué, não vi nada na "mídia"

Anônimo disse...

É o paraíso socialista finalmente caindo. Acabaram as últimas mesada de Brasil e Venezuela. AGORA o país da melhor medicina kkkkk vai à lona. Coitado do povo, com o qual nossos artistas/ intelectualidade nunca se importaram. Só atenção à ideologia podre. ADIOS.

Anônimo disse...

E a insatisfação do povo brasileiro contra Bolsonaro também vai rápido! Cuba livre é Brasil livre!

Anônimo disse...

Ué, Cuba não tem uma das melhores medicinas do mundo e porque não descobriu uma vacina para a covid-19?

Dani disse...

Que Deus proteja o povo cubano.

Anônimo disse...


essa ditadura criminosa de cuba, tão admirada pelos militantes do ladrão cachaceiro, tem 62 ANOS e é essa MERDA que eles querem para o Brasil.

fora esquerdopatas disse...


Daqui a pouco, o lula ladrão vai apoiar o governo do amiguinho de cachaça dele, dizendo que é tudo culpa dos imperialistas americanos. Aqui no estado. as picaretas Maria do Ossário, Fernanda cara suja Melchiona, Fernanda , monkey Genro, Karen , safada Santos e Pedro, senta cu, Ruas e Roberto, afetado Robaina, vão dizer que é culpa do Bolsonaro. Todos estes canalhas deveriam ser fuzilados. Viva a democracia, abaixo a ditadura de Cuba.

Anônimo disse...

AVANTE POVO CUBANO. UNAM- SE TODOS PEGUEM TODOS OS MANDANTES COMUNISTAS ENFORQUEM EM PRAÇA PUBLICA, CORTEM SUAS CABEÇAS E JOGUEM PARA O POVO JOGAR FUTEBOL.

Ariel disse...

....bem que gostaria de almejar a volta dosgrandes compositores cubanos; música linda e inconfundível....nem desejo a REVOLTA DE UM POVO DESGASTADO, POBRE, DESARMADO, AMENDRONTADO E, DIGAMOS, FAMINTO.....ardentemente desejo que CUBA VOLTE AO PASSADO COM SUA MÚSICA INCONFUNDÍVEL....povo algum merece viver sob tirania alguma!!!!!

Anônimo disse...

Anota aí editor....
Vai ter comentarista por aqui dizendo que as prisões são merecidas.

O ditador já disse que a culpa é dos americanos. Como assim?????
Culpa do Biden?

Anônimo disse...

Por onde anda o chico buarque de holanda....???o maior defensor da ditadura cubana. Hipócrita....

fora esquerdopatas disse...


Ouço agora que o movimento é por liberdade, mas também por vacina. As esquerdas narrativistas não vão chamar o veado presidente de CUba de genocida. Não, é claro é do mesmo grupo de assassinos da esquerda. Fuzilamento para os esquerdopatas.

Anônimo disse...

Tal qual na Venezuela, não vai dar em nada. A maioria tem medo ou concorda com o socialismo, preferem todos mais pobres e igualmente miseráveis, do que todos viverem melhor, mas com alguns vivendo melhor que os outros, mesmo que por mérito. Socialismo não se instala de graça numa nação.

Anônimo disse...

Que bobageira

José Corrêa disse...

Por que será que manjados frequentadores, tipo a #gaadoTukaneba-Isenteba Zapellina B e o #gaadoEsgotosfera-Tukaneba Joel Robinson, ambos covidiotas, não apareceram para comentar???

Estão aguardando orientações do Diretório Central???

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba-Eskerdeba covidiota Anônimo das 21:52 A-D-O-R-A uma ditadura!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/