Artigo, Alberto Hernández, 14ymedio - "En mis 53 años nunca he visto nada igual en Santiago, este es el principio del fin de la tiranía en Cuba"

O autor publica este artigo no site independente 14ymedio. Alberto Hernánde, escreve desde Santiago de Cuba: "En mis 53 años nunca he visto nada igual en Santiago, este es el principio del fin de la tiranía en Cuba. Gritos de "Cuba libre", "Patria y vida" y "mentirosos" resonaron a través de las calles más importantes de la ciudad"

La ola de manifestantes santiagueros la conformaban en su mayoría hombres, pero también mujeres y adolescentes, muchos descalzos por la ausencia de chancletas, y no solo gente a pie, sino también motoristas y bicicleteros. (14ymedio)

Al igual que otras muchas ciudades de la Isla, Santiago de Cuba se sacudió este domingo con una multitudinaria marcha. Los gritos de "Cuba libre", "Patria y vida", "Díaz-Canel singao" y "mentirosos" resonaron, entre otras muchas consignas, a través de las calles más importantes de la ciudad.

La cantidad de personas se multiplicó de inmediato.

CLIQUE AQUI para ler mais.

35 comentários:

Anônimo disse...

Vamos esperar para ver se a fome fará os cubanos mais corajosos.

Anônimo disse...

Os professores do PT e da esquerda comunista podem ir para Cuba salvar o regime, os padres e o papa negro também.

Renato disse...

Se os EUA quisessem invadir Cuba a hora é esta,povo descontente,governo desmoraliado, a ilha cairia em pouco tempo, é uma ilha não tem para onde correr, sem falar que os EUA j´tem uma base lá guantanamo. E reconstruir Cuba não seria problema,agora a Venezuela são outros 500,lá tem fronteira com a Colombia que é apinhada de narcoguerrilheiros,não seria facil estabilizar aquele pais infelizmente os venezuelanos vão continar sofrendo,mesmo que aja eleições o Chavismo criou um narco Estado podreoso que democracia não resolve só paredão para alguns.

Anônimo disse...

A culpa é do Bolsonaro que cortou as regalias da dinastia cubana e o povo ficou sem as migalhas.

Anônimo disse...

Cadê a Gleise Sachê que ainda não se manifestou, ainda não se partiu pra lá? Ah, é que a direita de lá, como se vê nas imagens, não é mansa como a daqui, né?

Anônimo disse...


essa é a ditadura criminosa que os militantes do ladrão/cachaceiro querem pro Brasil.

Anônimo disse...

Eita.......

Creio que o sr Alberto está com os dias contados............
Não se desafia a "permanente revolução cubana" impunemente...........

Anônimo disse...

Quanto mais tempo os "servos cubanos" disfarçados de militares demorarem a descobrir que já passou da hora de mudar de barco furado desta ditadura comunista, pior para eles, pois o sonho de liberdade e seus ventos tem uma força descomunal e irreversível, pois os seres humanos nascem para serem livres e assim o serão! A Romênia já passou por duradoura ditadura comunista de mais de vinte anos, que acabou de forma previsível para o ditador sanguinario Ceausescu e sua mulher Helena: fuzilados!! Falta em Cuba um minimo de raciocinio lógico dos militares para que lá a ditadura também tenha este desfecho previsto!

Anônimo disse...

Li num outro post deste blog que o sistema de saúde de Cuba entrou em colapso por conta da pandemia.

ACHO QUE É CALÚNIA DO EDITOR.

Como pode o melhor programa de saúde do mundo, exportador de médicos, que faz tratamentos em ditadores latinos ter entrado em colapso?
Conta outra Políbio......o povo deve estar só com TPM. Nada mais que isso.

Anônimo disse...

Os lacradores da mídia podre não vão falar que tem o ditador de Cuba é um genocida?

Anônimo disse...

E o "comunista" Joe Biden apoiando as manifestações.

Anônimo disse...

Um longo caminho para a democracia os cubanos terão pela frente. A milícia cubana vai reprimir violentamente. Já no Brasil Bolsonaro tenta criar sua própria SS e dar um golpe de Estado, porque não aceita que vai perder SEM FRAUDE

Anônimo disse...

Alvo de protestos muito maiores do que em Havana, Bolsonaro exalta manifestações em Cuba:

Pelo Twitter, Jair Bolsonaro, que sempre atacou o país caribenho que está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, disse desejar que a democracia “floresça” e traga "dias melhores" à população

12 jul 2021

247 - Jair Bolsonaro se manifestou nesta segunda-feira (12) sobre os protestos contra o governo de Cuba nesse fim de semana.

Pelo Twitter, Bolsonaro, que sempre atacou o país caribenho que está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, disse desejar que a democracia “floresça” e traga "dias melhores" à população.

"Todo apoio e solidariedade ao povo cubano, que hoje corajosamente pede o fim de uma ditadura cruel que por décadas massacra a sua liberdade enquanto vende pro mundo a ilusão do paraíso socialista. Que a democracia floresça em Cuba e traga dias melhores ao seu povo", escreveu Bolsonaro.

Apesar da declaração em defesa da democracia em Cuba, Jair Boslonaro já fez vários ataques à democracia brasileira e recentemente ameaçou cancelar a realização das eleições presidenciais de 2022, caso não seja reintroduzido o voto impresso no pleito.

Milhares de cubanos saíram às ruas no domingo (11) para protestar contra a falta de alimentos e remédios, enquanto o país passa por uma grave crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19 e pelas sanções dos Estados Unidos.

Os manifestantes reclamaram da falta de liberdade e da piora da situação socioeconômica. Muitos gritaram por "liberdade" e conclamaram o presidente Miguel Díaz-Canel a renunciar. Outros defenderam o atual governo e lembraram Fidel Castro, que governou o país de 1958 a 2008.

Anônimo disse...

Espero que os cubanos não retrocedam, acabem com esse martírio, nem que pra isso tenham que dar suas vidas. Liberdade não tem preço. #CubaLivre!

Anônimo disse...

Pois então, que Biden ouça os protestos dos cubanos e do mundo todo, exigindo o fim do embargo americano contra Cuba.

Anônimo disse...

O Mundo vai mudar para melhor, porém antes vai passar pela prova de fogo.

Anônimo disse...

Biden, que defende embargo contra Cuba, ataca governo cubano e elogia protestos:

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reagiu questionando Joe Biden: 'se queres fazer um gesto com Cuba, por que não têm coragem de abrir o bloqueio?'

12 jul 2021

247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, resolveu atacar o governo de Cuba depois que a população da ilha caribenha fez protestos contra o governo de Miguel Díaz-Canel nesse domingo (11). O país latino-americano acusou os americanos de estimularem manifestações contra o governo de Cuba.

No Twitter, Biden disse que está "ao lado do povo cubano e de seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que foi submetido pelo regime autoritário de Cuba".

"O povo cubano defende com bravura os direitos fundamentais e universais. Esses direitos, incluindo o direito de protesto pacífico e o direito de determinar livremente seu próprio futuro, devem ser respeitados. Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer", afirmou.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermudez fez na noite desse domingo um pronunciamento na TV contra o que ele classificou como "contrarrevolucionários" que estariam organizando os protestos.

"Se queres fazer um gesto com Cuba, se queres realmente preocupar-te com o povo, se queres resolver os problemas de Cuba: acabem com o bloqueio e vejamos como jogamos. Por que não o faz? Por que não têm coragem de abrir o bloqueio? Que fundamento legal e moral sustenta que um governo estrangeiro possa aplicar essa política a um país pequeno e em meio a situações tão adversas? Isso não é genocídio?", disse.

Para o ex-chanceler Celso Amorim, o governo dos Estados Unidos não têm “autoridade moral” para ‘palpitar’ sobre o que acontece no país da América Central enquanto defenderem o embargo que prejudica gravemente a situação econômica do país. “Os Estados Unidos, com o embargo, não têm autoridade moral para dizer nada. Se eles suspenderem o embargo, aí podem até dar algum palpite”, disse à TV 247.

Em junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) condenou, pela 29ª vez, o embargo dos americanos contra Cuba, imposto desde 1962. Foram 184 votos contra dois. Apenas Israel e EUA votaram contra. Brasil, contrariando o histórico de apoio a Cuba na ONU, Ucrânia e Colômbia se abstiveram.

Anônimo disse...

E.U. A terrotistas do planeta . Ultimamente acabaram com um Brasil rico (sexta economia do mundo), soberano e independente . .

Anônimo disse...

Lava-jato e manifestação de junho 2013 tem o dedo dos Estados Unidos.

Anônimo disse...

Biden dando uma de ignorante esquecendo-se que a Revolução Cubana somente existiu para acabar com dominância americana na ilha querendo liberdade pra fazer em Cuba tudo que não podiam fazer nos EUA. Eles podiam tudo e os cubanos tinham que servi-los e ponto final.
Cuba não é exceção e muitos das novas gerações não conhecem a própria história. O sistema educacional e a vida com certeza está precisando de melhorias na ilha e não retrocesso.

Os EUA precisam antes do jardim do vizinho, cuidar do seu próprio quintal e melhorá-lo para que policiais parem de matar negros só porque querem e podem!

Anônimo disse...

americanos do norte tirem o embargo economico de meio século de cuba, deixe eles serem soberanos e decidirem por si o que desejam ser.

Anônimo disse...

Biden, quer ajudar? termina com o bloqueio covarde e ja condenado pela ONU.

Anônimo disse...

Alvo de protestos muito maiores do que em Havana, Bolsonaro exalta manifestações em Cuba
Pelo Twitter, Jair Bolsonaro, que sempre atacou o país caribenho que está sob embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962, disse desejar que a democracia “floresça” e traga "dias melhores" à população/

Quero ver quando a petralhada sair nas ruas com o MST e toda a catrefa se vai ficar calado.

Anônimo disse...

KKkkkk!!!

Comunista é mentiroso?

Anônimo disse...

Meeeeeeeeee PTistinha Enrustido Detecteted.

Cuba pode transacionar com qualquer outro país do mundo. Cuba não tem NADA para vender. Só charuto e rum.

Os refugiados Cubanos enviam Dollares para Cuba.

Não existe CÁLCULO ECONÔMICO no Socialismo. Todos são iguais, nivelados pela miséria....

Anônimo disse...

Ditador cubano acusou os EUA pelos protestos.
A internet em Cuba é tão lenta que ainda não chegou a informação que Trump saiu do governo.

Anônimo disse...

Sorte aos cubanos que apoiaram a mentirosa revolução, mas nem na Venezuela conseguiram reverter...se o exército não apoiar...nada feito...

Anônimo disse...

Só espero o fim do embargo com o fim da escravidão comunista...

Anônimo disse...

É! E pensar que Castro morreu com medo de acabar como o Ghadaffi.

Anônimo disse...

Os vagabundos comunistas tem de pagar pelos seus crimes. Genocidas não permanecerão. O povo cubano fará justiça.

Carlos Alberto disse...

CUBA LIBRE.

Ariel disse...

SUGESTÃO: VERMELHOS DO BRASIL, MUDEM-SE PRA CUBA; LÁ É UM PARAÍSO!!!!

Anônimo disse...

Todo governo esquerdista culpa os outros por sua incapacidade de gerir e ter resultados. Nunca assume seus próprio erros!!!

José Corrêa disse...

Por que será que manjados frequentadores, tipo a #gaadoTukaneba-Isenteba Zapellina B e o #gaadoEsgotosfera-Tukaneba Joel Robinson, ambos covidiotas, não apareceram para comentar???

Estão aguardando orientações do Diretório Central???

rodrigo wadouski disse...

Como “raciocina” um comunista: O livre comércio e a praga da humanidade. Façamos a revolução contra os imperialistas americanos. Quando os imperialistas param de comerciar com Cuba: O embargo econômico é o culpado da miséria cubana. Resumindo: os EUA prejudicavam Cuba porque tinham comércio com a ilha antes da revolução. Fizeram a revolução para acabar com o livre comércio. Agora os EUA atrapalham porque não negociam mais com Cuba. Ora bolas, mas não foi por isso que fizeram a revolução??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/